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Mindfulness infantil: técnicas de aprendizagem para crianças

4 minutos
As técnicas de mindfulness resultam em ideais para melhorar a concentração e a criatividade das crianças. Para obter excelentes resultados, é preciso praticar com paciência e constância.
Mindfulness infantil: técnicas de aprendizagem para crianças
Última atualização: 04 setembro, 2018

mindfulness infantil é uma ótima técnica para aplicar nas crianças. Ela serve para ajudar a desenvolver a atenção plena, contribuindo para fundamentar as bases da inteligência emocional.

Ela também ajuda a controlar os problemas de conduta, como o transtorno de déficit de atenção (TDA), ou a impulsividade. Assim, as crianças aprendem a refletir antes de agir, pensando nas possíveis consequências dos seus atos.

O termo “mindfulness” se firmou no inglês, por tradução direta da palavra sati, que em pali designa uma prática essencial do budismo. Geralmente, o anglicismo é adotado por se considerar que nas respectivas línguas não há um equivalente.

No entanto, muitos preferem usar “atenção plena” no lugar desse estrangeirismo.

Mindfulness infantil: técnicas de aprendizagem para crianças

Some figure

Com as técnicas do mindfulness infantil, a clareza emocional e mental é maior do que o que ajuda o desenvolvimento da inteligência emocional e cognitiva das crianças. A seguir, apresentamos algumas delas:

Atenção ao som

Essa atividade se realiza através de brinquedos, como uma caixa de música, que deve ser escondida em algum lugar para que a criança possa encontrá-la através do som emitido.

  • Peça para que ela escute atentamente e que levante as mãos quando o som tiver desaparecido por completo.
  • Nesse momento, ela deve ser capaz de identificar onde a caixa está escondida.

Essa técnica serve para desenvolver nas crianças a atenção auditiva e a identificação de sons, além de fazer com que ela tome consciência do momento que está vivendo.

O silêncio consciente 

Uma atividade perfeita para compartilhar com as crianças através de uma atitude presente, consciente e através do silêncio é resolver quebra-cabeças ou palavras-cruzadas. Isso permite que a criança preste atenção total à atividade que está desempenhando.

Além disso, a atividade também desenvolve habilidades cognitivas relacionadas com ela.

Respiração controlada

Para aplicar essa técnica, coloque a criança sentada em um local específico. Peça para que ela respire de maneira pausada e observe como seu abdômen se infla e se contrai. Depois que ela estiver mais calma, peça para que ela observe e descreva alguns dos objetos que estão ao seu redor.

Realize este exercício antes de comer e de dormir. Assim, você vai reforçar a atenção com disposição e ânimo para iniciar a atividade que será realizada.

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Desenvolva a introspecção

Em um lugar confortável, peça para que a criança feche os olhos por alguns minutos. Depois, peça para que ela descreva como se sente naquele momento e, qualquer que seja a resposta, diga que é normal.

Peça para a criança observar o ambiente e descrever o que vê. Se o sol está brilhando, de que cor são as nuvens, se parece que vai chover ou se há, talvez, uma tempestade. Lembre-se de que as respostas podem mudar ao longo do dia, mas são suficientes.

Explique que, assim como as coisas mudam ao longo do dia, o estado de espírito também muda e é preciso aceitar isso. Essa técnica vai ajudar você a aplicar a introspecção, para que as crianças identifiquem os estados de espírito que vão experimentar ao longo da vida.

Recomendações para o mindfulness infantil

Para que as práticas mencionadas funcionem bem, recomenda-se o seguinte:

Constância e paciência

Programe uma rotina fixa, com o mesmo horário todos os dias. Comece com sessões curtas de cinco minutos cada, dois a três dias por semana. Esse tempo será suficiente para crianças menores de cinco anos.

Seja constante e paciente, pois, no início, os resultados podem ficar aquém do esperado. Com a prática constante você verá os benefícios.

Escolha um bom lugar para praticar 

Escolha um ambiente tranquilo, livre de barulhos, onde não haja interrupções e que tenha uma temperatura confortável.

Depois de adquirir certa experiência, você poderá fazer os exercícios em espaços abertos.

Some figure

Atitude positiva no momento de realizar as práticas

Tanto os pais como os filhos devem estar em um clima lúdico, contentes e relaxados para criar um ambiente agradável. Se não estiverem nesse estado de espírito, é melhor adiar a atividade.

Aceitação dos resultados 

Valorize o esforço da criança com amor. Haverá dias em que a criança se sentirá muito disposta a colaborar, gerando bons resultados. Em outros dias, a criança estará distraída ou tensa e apresentará dificuldades. Nesses casos, continue dizendo à criança que ela está indo bem.

Aceite as coisas como elas são. É imprescindível manter uma atitude neutra. Não julgue, mas observe os resultados de maneira impessoal.

Alguns benefícios do mindfulness infantil

  • Melhora a concentração, a criatividade, a atenção e o aprendizado.
  • Aumenta o rendimento acadêmico.
  • Proporciona tranquilidade e equilíbrio quando a criança se sente aborrecida.
  • Fornece maior clareza em relação ao que está acontecendo ao redor e dentro de si.
  • Desenvolve capacidades, como a paciência e a empatia.
  • Melhora os sentimentos de compaixão e amabilidade.

Mindfulness: uma filosofia de vida 

Dentro das técnicas comprovadas usadas no mindfulness, existe uma filosofia de vida baseada no que se refere a viver o aqui e o agora. A atenção é completamente voltada ao que está acontecendo no momento. Assim, é possível se livrar de situações que causam bloqueios e a perda de controle.

Finalmente, considere a adoção de estratégias em relação às crianças para que elas dominem a atenção plena. Assim, elas irão desenvolver uma inteligência emocional positiva, de aceitação e aberta a mudanças.

mindfulness infantil é uma ótima técnica para aplicar nas crianças. Ela serve para ajudar a desenvolver a atenção plena, contribuindo para fundamentar as bases da inteligência emocional.

Ela também ajuda a controlar os problemas de conduta, como o transtorno de déficit de atenção (TDA), ou a impulsividade. Assim, as crianças aprendem a refletir antes de agir, pensando nas possíveis consequências dos seus atos.

O termo “mindfulness” se firmou no inglês, por tradução direta da palavra sati, que em pali designa uma prática essencial do budismo. Geralmente, o anglicismo é adotado por se considerar que nas respectivas línguas não há um equivalente.

No entanto, muitos preferem usar “atenção plena” no lugar desse estrangeirismo.

Mindfulness infantil: técnicas de aprendizagem para crianças

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Com as técnicas do mindfulness infantil, a clareza emocional e mental é maior do que o que ajuda o desenvolvimento da inteligência emocional e cognitiva das crianças. A seguir, apresentamos algumas delas:

Atenção ao som

Essa atividade se realiza através de brinquedos, como uma caixa de música, que deve ser escondida em algum lugar para que a criança possa encontrá-la através do som emitido.

  • Peça para que ela escute atentamente e que levante as mãos quando o som tiver desaparecido por completo.
  • Nesse momento, ela deve ser capaz de identificar onde a caixa está escondida.

Essa técnica serve para desenvolver nas crianças a atenção auditiva e a identificação de sons, além de fazer com que ela tome consciência do momento que está vivendo.

O silêncio consciente 

Uma atividade perfeita para compartilhar com as crianças através de uma atitude presente, consciente e através do silêncio é resolver quebra-cabeças ou palavras-cruzadas. Isso permite que a criança preste atenção total à atividade que está desempenhando.

Além disso, a atividade também desenvolve habilidades cognitivas relacionadas com ela.

Respiração controlada

Para aplicar essa técnica, coloque a criança sentada em um local específico. Peça para que ela respire de maneira pausada e observe como seu abdômen se infla e se contrai. Depois que ela estiver mais calma, peça para que ela observe e descreva alguns dos objetos que estão ao seu redor.

Realize este exercício antes de comer e de dormir. Assim, você vai reforçar a atenção com disposição e ânimo para iniciar a atividade que será realizada.

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Desenvolva a introspecção

Em um lugar confortável, peça para que a criança feche os olhos por alguns minutos. Depois, peça para que ela descreva como se sente naquele momento e, qualquer que seja a resposta, diga que é normal.

Peça para a criança observar o ambiente e descrever o que vê. Se o sol está brilhando, de que cor são as nuvens, se parece que vai chover ou se há, talvez, uma tempestade. Lembre-se de que as respostas podem mudar ao longo do dia, mas são suficientes.

Explique que, assim como as coisas mudam ao longo do dia, o estado de espírito também muda e é preciso aceitar isso. Essa técnica vai ajudar você a aplicar a introspecção, para que as crianças identifiquem os estados de espírito que vão experimentar ao longo da vida.

Recomendações para o mindfulness infantil

Para que as práticas mencionadas funcionem bem, recomenda-se o seguinte:

Constância e paciência

Programe uma rotina fixa, com o mesmo horário todos os dias. Comece com sessões curtas de cinco minutos cada, dois a três dias por semana. Esse tempo será suficiente para crianças menores de cinco anos.

Seja constante e paciente, pois, no início, os resultados podem ficar aquém do esperado. Com a prática constante você verá os benefícios.

Escolha um bom lugar para praticar 

Escolha um ambiente tranquilo, livre de barulhos, onde não haja interrupções e que tenha uma temperatura confortável.

Depois de adquirir certa experiência, você poderá fazer os exercícios em espaços abertos.

Some figure

Atitude positiva no momento de realizar as práticas

Tanto os pais como os filhos devem estar em um clima lúdico, contentes e relaxados para criar um ambiente agradável. Se não estiverem nesse estado de espírito, é melhor adiar a atividade.

Aceitação dos resultados 

Valorize o esforço da criança com amor. Haverá dias em que a criança se sentirá muito disposta a colaborar, gerando bons resultados. Em outros dias, a criança estará distraída ou tensa e apresentará dificuldades. Nesses casos, continue dizendo à criança que ela está indo bem.

Aceite as coisas como elas são. É imprescindível manter uma atitude neutra. Não julgue, mas observe os resultados de maneira impessoal.

Alguns benefícios do mindfulness infantil

  • Melhora a concentração, a criatividade, a atenção e o aprendizado.
  • Aumenta o rendimento acadêmico.
  • Proporciona tranquilidade e equilíbrio quando a criança se sente aborrecida.
  • Fornece maior clareza em relação ao que está acontecendo ao redor e dentro de si.
  • Desenvolve capacidades, como a paciência e a empatia.
  • Melhora os sentimentos de compaixão e amabilidade.

Mindfulness: uma filosofia de vida 

Dentro das técnicas comprovadas usadas no mindfulness, existe uma filosofia de vida baseada no que se refere a viver o aqui e o agora. A atenção é completamente voltada ao que está acontecendo no momento. Assim, é possível se livrar de situações que causam bloqueios e a perda de controle.

Finalmente, considere a adoção de estratégias em relação às crianças para que elas dominem a atenção plena. Assim, elas irão desenvolver uma inteligência emocional positiva, de aceitação e aberta a mudanças.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Calvete, E., & Royuela-Colomer, E. (2016). Measurement of dispositional mindfulness in children and adolescents: A review of available self-report measures in Spanish. Mindfulness & Compassion. https://doi.org/10.1016/j.mincom.2016.11.001
  • Ruiz Lázaro, P. J. (2016). Taller: Mindfulness en niños y adolescentes. In Curso Actualización Pediatría 2016. .
  • Snel, E. (2008). Tranquilos y atentos como una rana. Animal Genetics. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
  • Ruiz Lázaro, P. J., Rodríguez Gómez, T., Martínez Prádanos, A., & Núñez Marín, E. (2014). Mindfulness en pediatría: El proyecto “creciendo con atención y consciencia plena.” Pediatria de Atencion Primaria. https://doi.org/10.4321/S1139-76322014000300011

 


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