Como ensinar seu filho a fazer bom uso do tempo
O horário dos pais determina o dia a dia dos filhos. Quando ambos os pais trabalham fora de casa, ou quando há apenas um dos pais que cuida da casa, a vida da criança é frequentemente preenchida com atividades. O tempo parece estar completamente comprometido.
No entanto, fazer com que os filhos passem de uma atividade para outra não significa que eles saibam aproveitar o tempo. Provavelmente, como pais, também não saibamos muito bem como administrar o nosso próprio tempo. Mas, sem dúvida, é um aprendizado que precisa fazer parte da educação atual.
Aprender o valor do tempo
Nossos filhos frequentemente nos ouvem dizer “tempo é dinheiro” ou “eu não tenho tempo”. Certamente, se eles forem crianças pequenas, não vão entender sobre o que estamos falando. As crianças não têm ideia do tempo e de como isso influencia nossas vidas.
À medida que crescem, pouco a pouco eles entendem os conceitos como hoje ou amanhã, mais tarde ou depois. São categorias de tempo que são compreendidas à medida que eles amadurecem.
Ensiná-los a valorizar o tempo começa com o alvorecer do dia. Há um tempo para se levantar, se vestir, tomar café da manhã e ir para a escola. Os primeiros minutos do dia representam a primeira grande oportunidade que temos de ensinar a criança a aproveitar ao máximo o tempo.
Então, ao chegar da escola, ele precisa se organizar para fazer a lição de casa, participar de alguma atividade extracurricular e depois brincar. Nós podemos ensinar a criança que há um tempo para fazer cada atividade e que depois ela pode desfrutar de um tempo livre merecido.
Por outro lado, é um erro ocupar todo o tempo das crianças. E isso é precisamente o que mais fazemos; nós saturamos as crianças com atividades. Em vez disso, elas precisam aprender que, se forem responsáveis com suas obrigações, podem ter tempo livre e decidir como usá-lo. Essa é a maior recompensa.
Confira também: Como ensinar a criança a não procrastinar
Como ensinar a criança a fazer bom uso do tempo
Como em todas as questões relacionadas à parentalidade, o exemplo que damos aos nossos filhos é essencial. Se vivemos com pressa para levar a criança à escola, se chegamos tarde para buscá-la na escola ou nas atividades extracurriculares, não estamos damos o melhor exemplo para que a criança aproveite ao máximo o próprio tempo.
A organização diária de nossa própria agenda é algo básico para que nossos filhos, por menores que sejam, percebam que organizamos o tempo que dedicamos ao trabalho, ao lar e para compartilhar com eles.
Além disso, o tempo dedicado ao dever de casa e estudo deve ser organizado. O dever de casa não precisa ser feito no final do dia. Projetos que exigem dias de preparação ou a aula que requer uma prova também não podem ser deixados para o último momento.
Então, ajudar a criança a organizar suas responsabilidades é a melhor maneira de ensiná-la a aproveitar ao máximo seu tempo. Devemos também incutir na criança a ideia de que quanto mais eficaz ela é em cumprir suas tarefas e outras responsabilidades em casa, mais ela poderá aproveitar seu tempo livre.
Enquanto nossos filhos ainda são crianças, o mais importante é brincar. Então, devemos aproveitar esse interesse para valorizar a importância de se organizar bem.
Ajude-o a organizar o tempo
Ter tempo livre para brincar é a maior recompensa que uma criança que conseguiu administrar seu tempo pode receber. Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu tempo, vamos dar três recomendações importantes a seguir:
Estabeleça horários razoáveis
Seu filho deve ter um horário que ele aprenda a cumprir. O tempo gasto brincando, estudando, assistindo televisão, se exercitando ou conectado à internet deve estar incluído.
As crianças gostam de horários. No entanto, isso não significa perder a espontaneidade ou flexibilidade em qualquer circunstância.
Promova rotinas
- Ao sair da cama, as crianças devem saber o que preparar para ir à escola.
- Antes de brincar, ele precisa fazer a lição de casa.
- Ele precisa guardar os brinquedos antes de pegar outros.
- Antes de dormir, as crianças precisam deixar a mochila pronta para o dia seguinte e tomar um banho.
As rotinas são saudáveis para organizar o tempo e criar harmonia.
Distribua papéis e responsabilidades
Os papéis estimulam e motivam as crianças a cumprirem as suas responsabilidades. A criança deve saber que é a pessoa encarregada de fazer “alguma coisa” dentro da casa.
Da mesma forma, se você tiver dois ou mais filhos em casa, cada um deve receber papéis e responsabilidades. Por exemplo: um fica encarregado de levar um cachorro para passear e o outro de regar as plantas.
Não deixe de ler: Tempo com a família: por que é tão importante?
Reflexão final
Ensinar as crianças a serem eficazes no uso do próprio tempo proporciona grandes benefícios. Libera a tensão de ter muitas coisas para fazer.
Além disso, a gestão eficaz do tempo permite o cumprimento oportuno de cada uma das responsabilidades. Logo ele poderá aproveitar o merecido descanso e tempo de lazer para brincar e se entreter.
O horário dos pais determina o dia a dia dos filhos. Quando ambos os pais trabalham fora de casa, ou quando há apenas um dos pais que cuida da casa, a vida da criança é frequentemente preenchida com atividades. O tempo parece estar completamente comprometido.
No entanto, fazer com que os filhos passem de uma atividade para outra não significa que eles saibam aproveitar o tempo. Provavelmente, como pais, também não saibamos muito bem como administrar o nosso próprio tempo. Mas, sem dúvida, é um aprendizado que precisa fazer parte da educação atual.
Aprender o valor do tempo
Nossos filhos frequentemente nos ouvem dizer “tempo é dinheiro” ou “eu não tenho tempo”. Certamente, se eles forem crianças pequenas, não vão entender sobre o que estamos falando. As crianças não têm ideia do tempo e de como isso influencia nossas vidas.
À medida que crescem, pouco a pouco eles entendem os conceitos como hoje ou amanhã, mais tarde ou depois. São categorias de tempo que são compreendidas à medida que eles amadurecem.
Ensiná-los a valorizar o tempo começa com o alvorecer do dia. Há um tempo para se levantar, se vestir, tomar café da manhã e ir para a escola. Os primeiros minutos do dia representam a primeira grande oportunidade que temos de ensinar a criança a aproveitar ao máximo o tempo.
Então, ao chegar da escola, ele precisa se organizar para fazer a lição de casa, participar de alguma atividade extracurricular e depois brincar. Nós podemos ensinar a criança que há um tempo para fazer cada atividade e que depois ela pode desfrutar de um tempo livre merecido.
Por outro lado, é um erro ocupar todo o tempo das crianças. E isso é precisamente o que mais fazemos; nós saturamos as crianças com atividades. Em vez disso, elas precisam aprender que, se forem responsáveis com suas obrigações, podem ter tempo livre e decidir como usá-lo. Essa é a maior recompensa.
Confira também: Como ensinar a criança a não procrastinar
Como ensinar a criança a fazer bom uso do tempo
Como em todas as questões relacionadas à parentalidade, o exemplo que damos aos nossos filhos é essencial. Se vivemos com pressa para levar a criança à escola, se chegamos tarde para buscá-la na escola ou nas atividades extracurriculares, não estamos damos o melhor exemplo para que a criança aproveite ao máximo o próprio tempo.
A organização diária de nossa própria agenda é algo básico para que nossos filhos, por menores que sejam, percebam que organizamos o tempo que dedicamos ao trabalho, ao lar e para compartilhar com eles.
Além disso, o tempo dedicado ao dever de casa e estudo deve ser organizado. O dever de casa não precisa ser feito no final do dia. Projetos que exigem dias de preparação ou a aula que requer uma prova também não podem ser deixados para o último momento.
Então, ajudar a criança a organizar suas responsabilidades é a melhor maneira de ensiná-la a aproveitar ao máximo seu tempo. Devemos também incutir na criança a ideia de que quanto mais eficaz ela é em cumprir suas tarefas e outras responsabilidades em casa, mais ela poderá aproveitar seu tempo livre.
Enquanto nossos filhos ainda são crianças, o mais importante é brincar. Então, devemos aproveitar esse interesse para valorizar a importância de se organizar bem.
Ajude-o a organizar o tempo
Ter tempo livre para brincar é a maior recompensa que uma criança que conseguiu administrar seu tempo pode receber. Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu tempo, vamos dar três recomendações importantes a seguir:
Estabeleça horários razoáveis
Seu filho deve ter um horário que ele aprenda a cumprir. O tempo gasto brincando, estudando, assistindo televisão, se exercitando ou conectado à internet deve estar incluído.
As crianças gostam de horários. No entanto, isso não significa perder a espontaneidade ou flexibilidade em qualquer circunstância.
Promova rotinas
- Ao sair da cama, as crianças devem saber o que preparar para ir à escola.
- Antes de brincar, ele precisa fazer a lição de casa.
- Ele precisa guardar os brinquedos antes de pegar outros.
- Antes de dormir, as crianças precisam deixar a mochila pronta para o dia seguinte e tomar um banho.
As rotinas são saudáveis para organizar o tempo e criar harmonia.
Distribua papéis e responsabilidades
Os papéis estimulam e motivam as crianças a cumprirem as suas responsabilidades. A criança deve saber que é a pessoa encarregada de fazer “alguma coisa” dentro da casa.
Da mesma forma, se você tiver dois ou mais filhos em casa, cada um deve receber papéis e responsabilidades. Por exemplo: um fica encarregado de levar um cachorro para passear e o outro de regar as plantas.
Não deixe de ler: Tempo com a família: por que é tão importante?
Reflexão final
Ensinar as crianças a serem eficazes no uso do próprio tempo proporciona grandes benefícios. Libera a tensão de ter muitas coisas para fazer.
Além disso, a gestão eficaz do tempo permite o cumprimento oportuno de cada uma das responsabilidades. Logo ele poderá aproveitar o merecido descanso e tempo de lazer para brincar e se entreter.
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- Prieto Ruz, T., España, E., & Martín, C. (2012). Algunas cuestiones relevantes en la enseñanza de las ciencias desde una perspectiva Ciencia-Tecnología- Sociedad. Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de Las Ciencias.
- Escuela Nacional de Antropología e Historia (Mexico), C. L. (2003). Entre lo colectivo y lo individual: La experiencia de la escuela a través de relatos de vida. Nueva antropología.
- Murga, H. V. (2014). Tipo de familia y ansiedad y depresión. Revista Médica Herediana.
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