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5 coisas que você pode fazer para aumentar seu desempenho no trabalho

4 minutos
Melhorar o rendimento no trabalho depende de uma série de fatores que você pode modificar para otimizar os resultados e melhorar seu bem-estar tanto a nível pessoal como profissional.
5 coisas que você pode fazer para aumentar seu desempenho no trabalho
Última atualização: 30 setembro, 2018

Muitas vezes, o desempenho no trabalho pode diminuir por diversos fatores. A desmotivação pode ser a maior causa de um mau desempenho laboral e é mais comum do que pensamos.

A motivação é o impulso que temos para alcançar o que desejamos e ela exerce uma grande influência dentro do desempenho no trabalho, sendo intrínseca ou extrínseca. Um funcionário com bom desempenho é um funcionário motivado, criativo, sociável e eficiente.

Se os seus pilares são o equilíbrio e a abertura, você poderá conseguir tudo que quiser. Da mesma forma, a desmotivação pode se originar de causas internas ou externas. No entanto, estar desmotivado não é o fim do mundo.

A seguir, vamos revelar cinco formas de aumentar a motivação e, consequentemente, seu desempenho no trabalho.

5 coisas que você pode fazer para aumentar seu desempenho no trabalho

1. Estabeleça metas realistas

Um bom desempenho se mede através das metas alcançadas. No entanto, muitas vezes exigimos mais do que nossa capacidade aguenta. Por isso, estabelecer metas realistas em tempos adequados com as nossas possibilidades é essencial para ter um desempenho melhor.

Também é importante organizar seu tempo da melhor forma. Tenha uma agenda, estabeleça horários e imponha limites ao que você geralmente faz. Caso siga esses paços, você poderá conquistar tudo o que deseja de uma maneira mais eficaz.

As metas laborais cumpridas não só fazem com que o seu desempenho aumente no quesito quantitativo, mas também faz com que você seja reconhecido pelos seus superiores. Assim, com o tempo, você poderá crescer profissionalmente.

Recomendamos ler também: Ir para o trabalho de bicicleta reduz o estresse ocupacional

2. Tente ser criativo

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Uma forma de aumentar o desempenho é se sentir entusiasmado com o que você faz. Por isso, tentar inovar pode fazer com que você tenha resultados melhores diariamente. Por isso, a criatividade é necessária para que você goste mais do que faz.

A monotonia pode trazer muita angústia para quem trabalha. Uma forma de eliminá-la é buscar novas formas de fazer o mesmo de sempre ou trocar as coisas de lugar no seu escritório.

3. Desenvolva a sua inteligência emocional

É importante desenvolver um vocabulário emocional. Isso vai permitir que você seja capaz de identificar como se sentem as outras pessoas e como você se sente também. Quando começamos a modificar as coisas que falamos diariamente e damos mais importância aos outros, a energia do local muda.

inteligência emocional é um bom identificador das possíveis realizações, já que nos faz administrar melhor nossos recursos pessoais e aproveitá-los. Ao mesmo tempo, as emoções positivas são bem importantes na hora de lidar com situações difíceis.

A psicologia positiva se encarrega disso e nos mostra uma forma de evitar conflitos.

Ao desenvolver a sua inteligência emocional e as emoções positivas, além de aumentar o seu desempenho, você também evitará problemas futuros com seus colegas de trabalho e chefes, criando um melhor ambiente laboral.

4. Socialize com seus colegas de trabalho

Se você se isolar no trabalho, não se sentirá confortável. Sendo assim, criar vínculos com os seus colegas é uma forma de se sentir mais motivado. No entanto, é importante se lembrar de interagir sempre com consciência e limites, para não se distrair.

Existem lugares e momentos específicos para socializar. Recomendamos sempre agir com diplomacia e sinceridade com todas as pessoas no ambiente de trabalho

A socialização eficiente implica no que mencionamos anteriormente — um controle maior das emoções aliado ao conhecimento e gestão das situações que podem ocorrer no local de trabalho.

Confira os Alimentos que você precisa se tem um trabalho sedentário

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5. Evite interrupções

As interrupções no trabalho são bastante comuns, por isso, é bom evitar agrupamentos grandes de pessoas no trabalho.

Os limites são necessários para poder evitar cair na rotina da empresa e, ao mesmo tempo, enfatizar o respeito ao espaço pessoal. Não permita que outras pessoas interrompam as suas funções ou ultrapassem os limites da amizade no trabalho.

Esperamos que esses cinco conselhos tenham sido úteis e possam melhorar seu desempenho no trabalho. Lembre-se de que o mais importante é como você se sente. Por isso, avalie suas oportunidades, seu ambiente e busque a melhor forma de crescer pessoal e profissionalmente.

Com esses conselhos, é bem provável que você comece a se sentir melhor.

Muitas vezes, o desempenho no trabalho pode diminuir por diversos fatores. A desmotivação pode ser a maior causa de um mau desempenho laboral e é mais comum do que pensamos.

A motivação é o impulso que temos para alcançar o que desejamos e ela exerce uma grande influência dentro do desempenho no trabalho, sendo intrínseca ou extrínseca. Um funcionário com bom desempenho é um funcionário motivado, criativo, sociável e eficiente.

Se os seus pilares são o equilíbrio e a abertura, você poderá conseguir tudo que quiser. Da mesma forma, a desmotivação pode se originar de causas internas ou externas. No entanto, estar desmotivado não é o fim do mundo.

A seguir, vamos revelar cinco formas de aumentar a motivação e, consequentemente, seu desempenho no trabalho.

5 coisas que você pode fazer para aumentar seu desempenho no trabalho

1. Estabeleça metas realistas

Um bom desempenho se mede através das metas alcançadas. No entanto, muitas vezes exigimos mais do que nossa capacidade aguenta. Por isso, estabelecer metas realistas em tempos adequados com as nossas possibilidades é essencial para ter um desempenho melhor.

Também é importante organizar seu tempo da melhor forma. Tenha uma agenda, estabeleça horários e imponha limites ao que você geralmente faz. Caso siga esses paços, você poderá conquistar tudo o que deseja de uma maneira mais eficaz.

As metas laborais cumpridas não só fazem com que o seu desempenho aumente no quesito quantitativo, mas também faz com que você seja reconhecido pelos seus superiores. Assim, com o tempo, você poderá crescer profissionalmente.

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2. Tente ser criativo

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Uma forma de aumentar o desempenho é se sentir entusiasmado com o que você faz. Por isso, tentar inovar pode fazer com que você tenha resultados melhores diariamente. Por isso, a criatividade é necessária para que você goste mais do que faz.

A monotonia pode trazer muita angústia para quem trabalha. Uma forma de eliminá-la é buscar novas formas de fazer o mesmo de sempre ou trocar as coisas de lugar no seu escritório.

3. Desenvolva a sua inteligência emocional

É importante desenvolver um vocabulário emocional. Isso vai permitir que você seja capaz de identificar como se sentem as outras pessoas e como você se sente também. Quando começamos a modificar as coisas que falamos diariamente e damos mais importância aos outros, a energia do local muda.

inteligência emocional é um bom identificador das possíveis realizações, já que nos faz administrar melhor nossos recursos pessoais e aproveitá-los. Ao mesmo tempo, as emoções positivas são bem importantes na hora de lidar com situações difíceis.

A psicologia positiva se encarrega disso e nos mostra uma forma de evitar conflitos.

Ao desenvolver a sua inteligência emocional e as emoções positivas, além de aumentar o seu desempenho, você também evitará problemas futuros com seus colegas de trabalho e chefes, criando um melhor ambiente laboral.

4. Socialize com seus colegas de trabalho

Se você se isolar no trabalho, não se sentirá confortável. Sendo assim, criar vínculos com os seus colegas é uma forma de se sentir mais motivado. No entanto, é importante se lembrar de interagir sempre com consciência e limites, para não se distrair.

Existem lugares e momentos específicos para socializar. Recomendamos sempre agir com diplomacia e sinceridade com todas as pessoas no ambiente de trabalho

A socialização eficiente implica no que mencionamos anteriormente — um controle maior das emoções aliado ao conhecimento e gestão das situações que podem ocorrer no local de trabalho.

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5. Evite interrupções

As interrupções no trabalho são bastante comuns, por isso, é bom evitar agrupamentos grandes de pessoas no trabalho.

Os limites são necessários para poder evitar cair na rotina da empresa e, ao mesmo tempo, enfatizar o respeito ao espaço pessoal. Não permita que outras pessoas interrompam as suas funções ou ultrapassem os limites da amizade no trabalho.

Esperamos que esses cinco conselhos tenham sido úteis e possam melhorar seu desempenho no trabalho. Lembre-se de que o mais importante é como você se sente. Por isso, avalie suas oportunidades, seu ambiente e busque a melhor forma de crescer pessoal e profissionalmente.

Com esses conselhos, é bem provável que você comece a se sentir melhor.


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  • Puerta, E. (2009). Psicopedagogía de las emociones. Revista de La Asociación de Inspectores de Educación de España PSICOPEDAGOGÍA. https://doi.org/10.1177/205684601261

  • Carbelo, B., & Jáuregui, E. (2006). Emociones positivas: humor positivo. Redalyc. https://doi.org/http://www.papelesdelpsicologo.es/pdf/1281.pdf

  • Cano-Vindel, A., & Miguel-Tobal, J. J. (2001). Emociones y salud. Ansiedad y Estrés. https://doi.org/10.1007/978-0-387-77242-4


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