Você sabia que a água da casca de batata pode ajudar a fortalecer o cabelo?

23 Dezembro, 2019
O remédio de casca de batata fortalece e nutre o cabelo. Como tende a escurecer, não é recomendado para quem tem cabelos loiros.
 

Na busca de aliados para preservar uma cabeleira saudável e bonita, a sabedoria popular buscou várias opções. Uma delas é a água que é preparada com as cascas de batata. Este líquido pode ser usado como um tônico para fortalecer os cabelos; isto é, pode contribuir significativamente para a saúde do cabelo, a ponto de estimular o crescimento dos fios.

O uso de alimentos em preparações caseiras é muito comum e, no caso da água da batata, deve-se dizer que este é um remédio antigo que recuperou popularidade nas últimas décadas, com o surgimento das redes sociais.

Os preparados caseiros buscam a combinação de ingredientes que ajudam a nutrir e reparar os fios de cabelo a partir de suas raízes.

Descubra: 8 maus hábitos que afetam a saúde do cabelo

Propriedades da água da casca de batata

Batata

Como ocorre com quase todas as frutas e verduras, a casca de batata costuma ser a parte que vai parar no lixo, já que parece inútil devido ao seu sabor.

A verdade é que, ainda que na gastronomia ela possa não ter usos, pode ser aproveitada de outras maneiras para não ser desperdiçada.

Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição

 
  • Estima-se que 50% dela seja composta por polissacarídeos, conhecidos por ser um tipo de fibra dietética. Além disso, é uma fonte significativa de potássio, mineral que desempenha um papel muito importante no equilíbrio eletrolítico do corpo.
  • Em quantidades menores, também possui vitamina C solúvel em água, tiamina, riboflavina e niacina, cuja ação é muito boa para fortalecer os cabelos, porque os nutrem profundamente.
  • Também contém minerais como cálcio, manganês, zinco e ferro e vários fenóis e glicoalcaloides.

Quais são os benefícios da casca de batata para o cabelo?

Cabelo

Durante muito tempo este antigo remédio das avós aproveitou todas as qualidades nutricionais da casca de batata para fazer um tratamento de embelezamento capilar. Graças ao seu teor de amido, o uso da casca da batata sobre o couro cabeludo e o cabelo poderia ajudar a fortalecê-los para frear problemas como a queda e o ressecamento.

Além de mantê-lo brilhante e forte, seu uso regular pode ser perfeito para prevenir e atenuar os cabelos brancos que podem refletir a idade, mesmo quando a pessoa ainda é jovem. Embora não funcione de forma tão eficaz quanto uma tintura química, a verdade é que, ao aplicá-lo com frequência, ele vai escurecendo o cabelo.

 
  • Nota: por esta mesma razão, o seu uso não é aconselhado para cabelos loiros ou claros, já que poderia alterar a sua cor natural.

Como preparar água da casca de batata para o cabelo?

Batatas

Não existe uma receita específica para aproveitar as propriedades da casca de batata para o cuidado do cabelo. Em geral, basta ferver as cascas em uma quantidade suficiente de água para utilizar o líquido como remédio.

Descubra: 10 regras para aperfeiçoar um purê de batatas

Ingredientes

  • A casca de 5 batatas
  • Água (quantidade necessária)

Como preparar

  • Coloque as cascas de batata para ferver em uma panela com água.
  • Quando chegar à ebulição, abaixe o fogo e deixe ali durante 30 minutos adicionais para obter um líquido bem concentrado.
  • Quando estiver pronto, retire-o do fogo, deixe esfriar.
  • Coloque o líquido em um frasco usando um coador.

Como aplicar

  • Basta lavar o cabelo normalmente, mas utilizando a água da casca de batata para fazer um enxágue final.
  • Este tratamento pode ser repetido duas ou três vezes por semana para notar em pouco tempo uma cabeleira mais saudável.

Faça o teste

Para notar como este tratamento pode ser bom, basta experimentá-lo durante algumas semanas. Ainda que os resultados não sejam percebidos de forma imediata, a verdade é que com o seu uso regular você poderá notar a diferença em questão de dias.

 

A melhor parte de escolhê-lo é que ele não causa nenhum efeito secundário e pode ser utilizado como complemento para os demais produtos de beleza capilar que fazem parte da sua rotina diária.