Truques para ser feliz e saudável durante a menopausa

Para desfrutar de uma melhor saúde durante a menopausa, devemos combinar uma dieta saudável com o tratamento adequado das emoções e da atividade física de acordo com nossas possibilidades

A menopausa é um estágio na vida de uma mulher que varia de acordo com cada pessoa, pois pode se apresentar com sintomas desagradáveis antes e durante sua chegada.

Saber que está enfrentando esta nova etapa hormonal muitas vezes não é uma notícia fácil, porque a depressão está presente entre outros problemas motivacionais que se referem à idade.

Assim como há problemas psicológicos durante esta fase, muitos riscos de doenças também estão presentes. No entanto, com o cuidado adequado, você pode evitá-los, juntamente com todas as suas complicações.

Lembre-se de que a qualidade de vida deve ser mantida ao longo do tempo, em qualquer idade, em qualquer situação e, acima de tudo, em qualquer estágio hormonal.

Quais são os sintomas irritantes que você pode enfrentar durante a menopausa?

Mulher sofrendo dos calores da menopausa

  • Ondas de calor
  • Irritabilidade com o seu ambiente
  • Depressão
  • Pele seca
  • Diminuição da libido sexual

Truques para ser feliz e saudável durante a menopausa

Atividade física

Realizar exercícios é uma forma de receber a menopausa nas melhores condições, porque, além de lhe dar energia, mantém os seus ossos fortalecidos apesar da idade e das mudanças hormonais que esta fase condiciona.

A melhor coisa é fazer um treino de acordo com sua idade e sua resistência física para aumentar a sua energia, melhorar a flexibilidade e fazer com que os sintomas da menopausa sejam percebidos em doses mínimas.

Com o início da terceira idade, o tônus muscular começa a degenerar, sendo outra razão de grande peso para paliar os efeitos durante a menopausa e manter as condições físicas de uma pessoa mais jovem.

Relaxe

Mulher na menopausa feliz

Para relaxar do estresse vivido no dia a dia, nada melhor do que realizar diferentes métodos que a ajudem.

Existem várias opções em relação aos exercícios de relaxamento. Estes são os únicos que proporcionam um resultado positivo tanto para a mente como para o corpo, principalmente na chegada da menopausa.

Você pode realizar exercícios consistentes para este propósito, como ioga ou Pilates. Eles funcionam reduzindo o estresse e a pressão arterial, assim como episódios característicos de ansiedade entre os sintomas da menopausa.

Abandone os maus hábitos

Ter hábitos tóxicos para o seu corpo só fará os sintomas da menopausa piorarem.

Comece abandonando o cigarro e as bebidas alcoólicas e você verá como a reação do seu corpo à nova fase hormonal será melhor, o que impedirá que você se sinta tão mal.

Ao abandonar os hábitos tóxicos que você carregou ao longo dos anos, você dará maior proteção ao seu coração e à qualidade dos seus ossos.

Não podemos esquecer de que, a partir de agora, você precisará mais do que nunca fazer isso devido ao alto risco de osteoporose que ocorre devido à falta de estrogênio.

Boa alimentação

A alimentação equilibrada é um dos truques mais eficazes se você quiser que os desconfortos durante a menopausa não a atinjam e tornem alguns dias ou meses impossíveis enquanto o corpo se adapta.

Com a chegada desta fase hormonal, há uma tendência associada ao excesso de peso, acumulando-se principalmente na área abdominal.

Portanto, é recomendado cobrir os requisitos de energia do dia, que seriam 1.800 calorias.

Desta forma, podemos evitar atingir à obesidade neste momento na vida de uma mulher, onde é necessário mais saúde e menos condições desfavoráveis.

Tonifique os músculos do assoalho pélvico

Mulher desfrutando da menopausa sentada

Tonificar os músculos do assoalho pélvico é importante para reduzir as chances de sofrer de incontinência urinária como resultado da perda de força de apoio que ocorre após a menopausa.

No entanto, a pergunta de ouro é: como faço para exercitar estes músculos? A resposta é simples: através dos exercícios de Kegel.

Como realizar os exercícios Kegel?

  • Levante-se e fique em uma posição como se estivesse sentada.
  • Contraia os músculos do assoalho pélvico por 5 segundos, como se estivesse segurando a vontade de urinar.
  • Relaxe os músculos por 3 segundos e contraia novamente.
  • Faça 3 séries de 10 repetições e vá aumentando as repetições a cada semana
  • Se parecer um exercício difícil, você pode recorrer às bolas chinesas, o que fará com que você realize os exercícios com mais facilidade, mas com o mesmo esforço.

Cuidar de si mesma de forma integral é essencial para observar que as alterações da menopausa não atingem seu corpo com a mesma intensidade do que em outras mulheres.

Já que você tem os truques, use-os a seu favor!

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