Sofre de fibromialgia? Conheça estas 5 dicas simples

· 20 de junho de 2017
Os cítricos são um dos grupos de alimentos mais recomendados para as pessoas que sofrem com fibromialgia, já que trazem vitaminas e minerais que ajudam a controlar os processos inflamatórias e a reduzir a dor

Nos últimos anos, e graças ao avanço das técnicas de neuroimagem, pode-se descobrir muitos aspectos da fibromialgia.

Sabe-se, por exemplo, que existe certa disfunção patológica das respostas cerebrais do sistema nociceptivo. 

Isso explica o fato de que determinados estímulos podem chegar a ser dolorosos, e de que existam certos pontos do corpo onde se concentre uma maior sobrecarga de dor.

Sabe-se também que as pessoas que sofrem com fibromialgia têm uma maior proporção de fibras pequenas do tipo C (relacionadas com a neuropatia da dor) e menos fibras neurovegetativas ao redor dos pequenos vasos sanguíneos.

Tudo isso faz com que entendamos cada vez melhor esta doença que nada tem a ver com o estado de humor ou com qualquer transtorno psicológico.

Estamos ante uma condição que requer, acima de tudo, ajudar os hábitos de vida, estar em contato com os especialistas, cuidar dos desencadeantes e, por sua vez, observar a alimentação.

Por exemplo, evitar os alimentos que causam a inflamação ajudaria estes pacientes a controlar parte destes desencadeantes associados com a dor.

Por outro lado, é importante que a pessoa escolha bem os nutrientes.

Deve optar por aqueles que mais podem lhe ajudar a combater o sofrimento e a cuidar daqueles vasos sanguíneos que, muitas vezes, desencadeiam grande parte da dor desgastante e incapacitante.

Por nossa parte, propomos o seguinte: cuidar do café da manhã para poder começar o dia da melhor maneira possível.

1. Laranja com mel e canela

Laranja com mel e canela para pessoas com fibromialgia

Delicioso, natural e magnífico para toda pessoa que sofra com fibromialgia. Consumir cítricos de forma regular ao longo da semana pode reduzir de forma apreciável os sintomas da doença.

  • Essa dor que os persegue quase como uma “teia de aranha” pelo corpo todo, encontra na vitamina C um alívio graças a sua ação anti-inflamatória.
  • Por outro lado, algo tão simples como combinar uma laranja com um pouco de mel e canela completa uma opção para que o café da manhã seja ainda mais saudável e terapêutico.
  • A razão? O mel e a canela são também anti-inflamatórios e, também trazem uma grande energia para poder começar o dia da melhor maneira.

Lembre-se de que sempre será melhor comer a fruta inteira. Basta cortar a laranja em gomos e deixar cair uma colher de mel com um pouco de canela. É delicioso!

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2. Abacate com frutos vermelhos

Abacate com frutos vermelhos para pessoas com fibromialgia

Os abacates nos trazem um tipo de gordura saudável essencial para todos e também para os pacientes que sofrem com a fibromialgia.

  • A vitamina E contida no abacate permite combater as câimbras e os espasmos musculares.
  • Sua riqueza de vitamina B, C e K, minerais como o magnésio e o ferro, assim como seu teor de fibras, convertem o abacate em uma opção sensacional para começar o dia.

Você pode fazer um delicioso suco e adicionar frutas vermelhas. Os morangos, as cerejas e os mirtilos estão cheios de fabulosos antioxidantes, extremamente necessários para os pacientes com fibromialgia.

3. Suco de limão com sementes de chia

Já sabemos que os cítricos são ideais nesta doença, que graças as suas vitaminas e minerais controlamos os processos inflamatórios e que, por isso, reduzimos “um pouco” o impacto da dor.

  • Agora, um modo para aproveitar ainda mais os limões, é consumir seu suco natural combinado com uma colher de sementes de chia.
  • As sementes de chia são alimentos muito nutritivos que existem porque nos trazem proteínas, fibras, minerais e ácidos graxos ômega 3. 

Estes fabulosos nutrientes ajudarão as pessoas com fibromialgia a começar o dia com o máximo de energia.

4. Mamão com amêndoas

Mamão com amêndoas para pessoas com fibromialgia

Quase 70% das pessoas com fibromialgia sofrem também com cólon irritável. É necessário, então, cuidar da saúde intestinal e evitar alimentos que, no geral, tendem a inflamar o intestino.

Algo que fica claro é que cada pessoa é um mundo e que, para alguns faz bem, para outros não. No entanto, se existe um alimento que cai bem para todos é o mamão.

  • É nutritivo e digestivo. E se combinado com amêndoas, conseguimos um café da manhã nutritivo e muito saudável.

5. Panquecas de aveia para reduzir o impacto da fibromialgia

Panquecas de aveia para reduzir o impacto da fibromialgia

Você só vai precisar de um ovo e farinha de aveia. Algo tão original e nutritivo trará uma grande quantidade de proteínas para nos fazer bem e nos dar muita força.

  • Não tenha medo de consumir ovos duas ou três vezes por semana, são uma fonte natural de energia e proteína que não devemos rejeitar.
  • A aveia também é muito útil por sua ação depurativa, por trazer uma grande quantidade de aminoácidos e por nos ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Junto com esta panqueca adicione, se desejar, um pouco de fruta natural, como morangos, manga ou mesmo o melão. Você pode incluir um pouco de mel e conseguirá outra opção para seu café da manhã que será delicioso provar.

Para concluir, se você sofre com fibromialgia não deixe de testar várias terapias. Sempre terá alguma que se ajuste as suas características para melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, é imprescindível cuidar da dieta e que comece o dia do melhor modo com estas simples propostas.