6 segredos para ter cabelos saudáveis ​​e sedosos

1 de julho de 2020
O cabelo é um dos atrativos físicos de toda mulher. Para ter cabelos saudáveis ​​e sedosos, é importante se dedicar ao cuidado dos fios. Saiba o que fazer a seguir.

Não existe uma fórmula mágica para reverter os danos capilares da noite para o dia. No entanto, existem vários truques que podem nos ajudar a ter cabelos saudáveis ​​e sedosos, sem a necessidade de investir em tratamentos caros. É sobre eles que falaremos a seguir.

Além da aplicação de produtos externos, como o xampu e o condicionador, o cabelo depende de muitos outros cuidados para que se mantenha em boas condições. Para crescer saudável e com vida, ele precisa obter certos nutrientes por meio da alimentação. 

Segredos para ter cabelos saudáveis ​​e sedosos

Existem muitos fatores que podem prejudicar a saúde do cabelo. A exposição direta ao sol, o uso de produtos químicos e os elementos de calor são alguns deles. Embora atualmente existam muitos tratamentos cosméticos para combatê-los, nem sempre é suficiente.

Por isso, é essencial manter um estilo de vida saudável, garantindo um suprimento adequado de nutrientes na dieta e outros tipos de cuidados. Ainda não sabe como manter o cabelo saudável e sedoso? Coloque essas dicas em prática:

1. Escolha os produtos certos

Segredos para ter cabelos saudáveis ​​e sedosos
Escolha produtos adequados ao seu tipo de cabelo para garantir que ele receba os cuidados necessários.

A escolha de um xampu e de tratamentos inadequados para o cabelo pode contribuir para a deterioração dos fios. Por esse motivo, ao escolhê-los é essencial optar por aqueles que são direcionados para cada tipo de cabelo: oleoso, misto ou seco.

Além disso, evite produtos que tenham componentes agressivos, como o lauril sulfato de sódio, pois são agressivos para o cabelo e o couro cabeludo. Lembre-se de que o custo dos mesmos nem sempre é sinônimo de boa qualidade.

Não deixe de ler: Xampu seco caseiro para controlar o excesso de oleosidade dos cabelos

2. Tome banhos frios

Embora pareça um conselho irrelevante, os banhos frios podem ser muito benéficos para manter o cabelo saudável e sedoso. A água quente abre as cutículas do cabelo e pode causar ressecamento e queda. A água fria produz o efeito oposto, protegendo os filamentos e ajudando a manter a hidratação.

3. Aumente a ingestão de proteínas

Fontes de proteína
As proteínas desempenham um papel essencial no desenvolvimento das fibras capilares.

Não se trata de basear a dieta em proteínas, mas de aumentar seu consumo para manter os cabelos fortes e livres de problemas, como a queda excessiva dos fios. Embora muitos  ignorem esse fato, o cabelo é composto principalmente por esse macronutriente, por isso é importante consumir pelo menos 45g por dia. Você pode obtê-la através de alimentos como:

  • Carnes magras
  • Aves de criação caseira
  • Peixes oleosos
  • Leguminosas
  • Laticínios com baixo teor de gordura
  • Ovos
  • Oleaginosas

4. Consumir fontes de ômega-3

A absorção adequada de ácidos graxos ômega-3 por meio dos alimentos é fundamental para estimular os folículos capilares e as glândulas sebáceas. Portanto, se você deseja manter seu cabelo saudável e sedoso, deve aumentar o consumo dos alimentos que o fornecem. Estes incluem:

  • Peixes de água fria, como o salmão, a sardinha ou o arenque.
  • Sementes e oleaginosas
  • Azeite extravirgem 
  • Abacate

Descubra outras dicas em: 12 alimentos para ter cabelos saudáveis e bonitos

5. Evite a lavagem excessiva para ter cabelos saudáveis ​​e sedosos

Lavar o cabelo todos os dias não é uma prática muito saudável. Embora proporcione uma sensação de limpeza, a longo prazo pode provocar uma alteração na produção natural de óleos. Inclusive, tende a causar um acúmulo de resíduos de xampu e outros produtos nos fios.

Você quer ter cabelos saudáveis ​​e sedosos? Então, lave-os a cada dois dias. Se o seu cabelo for muito oleoso, opte pela aplicação de um xampu seco ou de um tônico capilar adstringente

6. Limite o uso de pranchas e secadores

Mulher usando secador de cabelo
Os tratamentos físicos e químicos alteram a estrutura do cabelo, por isso use sempre produtos de proteção e reparação.

O uso excessivo de pranchas, secadores e outros elementos de calor é uma das principais causas de danos aos cabelos. Embora essas ferramentas ajudem a exibir visuais mais bonitos, danificam os fios e alteram os folículos.

Por isso, devem ser usadas ​​apenas ocasionalmente, sempre em conjunto com um tratamento termoprotetor. Além disso, depois de usá-las, é conveniente aplicar um produto hidratante ou reparador no cabelo.

Dicas finais para ter cabelos saudáveis ​​e sedosos

Para complementar o que já foi exposto, deixamos algumas outras dicas básicas que você pode ter em mente todos os dias para cuidar da saúde do seu cabelo:

  • Seque o cabelo envolvendo suavemente as mechas para absorver a água.
  • Evite escová-lo excessivamente.
  • Use chapéus e tratamentos para protegê-lo do sol.
  • Faça massagens usando a ponta dos dedos e óleos essenciais.
  • Aplique um tratamento caseiro pelo menos 2 vezes por semana.

Você tem notado que o seu cabelo está opaco e sem vida? Comece a aplicar todas essas dicas e você perceberá a diferença. Se tiver queda excessiva ou outro problema, consulte o seu médico ou dermatologista. Às vezes, os problemas capilares alertam para outras questões de saúde subjacentes.

  • Nikfar, S., & Jaberidoost, M. (2014). Hair. In Encyclopedia of Toxicology: Third Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-386454-3.00610-2
  • Patil, S., Singh, P., Sarasour, K., & Maibach, H. (1995). Quantification of sodium lauryl sulfate penetration into the skin and underlying tissues after topical application—pharmacological and toxicological implications. Journal of Pharmaceutical Sciences. https://doi.org/10.1002/jps.2600841018
  • Fitoussi, R., Vie, K., Mathieu, E., Gooris, E., & Hemmerle, J. (2012). TEM image analysis to investigate effects of topically applied sodium lauryl sulfate and emollient on stratum corneum at cellular level. International Journal of Cosmetic Science. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1111/j.1468-2494.2012.00720.x
  • Goldberg, L. J., & Lenzy, Y. (2010). Nutrition and hair. Clinics in Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2010.03.038
  • Harris, W. S. (2004). Omega-3 fatty acids. In Encyclopedia of Dietary Supplements. https://doi.org/10.1081/E-EDS-120022075