Saquinhos de abobrinha: deliciosos e saudáveis

7 de fevereiro de 2019
Os saquinhos de abobrinha são deliciosos, leves e nutritivos. Além disso, também permitem diferentes combinações, dependendo de como e quando queremos servi-los: como entrada ou como guarnição.

Os saquinhos de abobrinha são uma receita que faz muito sucesso em muitas cozinhas graças ao seu preparo fácil e, acima de tudo, por ficarem prontos em pouco tempo. Trata-se de uma refeição pensada como entrada ou guarnição leve. Além disso, assim como receitas à base de crepes, farinha ou massa folhada, dentre outras, admite diversas combinações.

Para preparar os seguintes saquinhos de abobrinha, você não precisa ser um especialista na cozinha nem ter habilidades especiais. Com apenas um bom descascador, uma faca de cozinha e alguns ingredientes, é possível prepará-los com perfeição.

A receita vem a ser, na realidade, uma espécie de carpaccio vegetal com recheio, disposto em forma de cruz e envolvido de tal maneira que parece um pequeno saquinho.

Saquinhos de abobrinha e salmão

Saquinhos de abobrinha com salmão

Os saquinhos de abobrinha com carne podem ser preparados de maneiras bem variadas. Alguns são feitos com peixes e mariscos, como camarão, salmão, atum, merluza, etc. E outros com carnes vermelhas e brancas, como frango, peru, presunto serrano, etc).

Dependendo da nossa escolha, o saquinho será mais ou menos salgado. Portanto, terá de ser temperado de diferentes formas para conseguir fazer com que cada mistura de ingredientes tenha o sabor desejado.

Ingredientes (para uma ou duas pessoas)

  • Azeite de oliva
  • Salmão fresco (150 g)
  • 1 ovo
  • Uma xícara de farinha (150 g)
  • ½ xícara de farinha de rosca (75 g)
  • Duas abobrinhas grandes
  • Uma xícara de queijo de cabra (200 g)
  • Molho para untar (por exemplo, maionese)
  • Opcional: sal, pimenta-do-reino, ervas finas, suco de limão

Leia também: Receitas para preparar abobrinhas recheadas

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque uma frigideira para preaquecer em fogo baixo com um fio de azeite de oliva. Em seguida, descasque as abobrinhas em tiras longas de espessura fina. Reserve.

À parte, limpe e corte o salmão em tiras bem finas. Depois, tempere com sal, pimenta e bastante suco de limão; para isso serão necessários de 30 a 45 ml (2 a 3 colheres de sopa). Então, corte o queijo de cabra em rodelas pequenas, não muito grossas.

Depois disso, pegue duas tiras de abobrinha e coloque uma na horizontal e outra em cima, na vertical (para formar uma cruz).

Coloque uma rodela de queijo no centro da cruz. Sobre o queijo, coloque uma fatia de salmão e feche o saquinho. Atrevesse o centro com um palito de dente para prender todos os ingredientes.

Finalmente, em uma tigela, quebre o ovo e bata-o. Em outra tigela, misture a farinha e a farinha de rosca. Logo, molhe o saquinho no ovo e, em seguida, passe-o na mistura de farinha e pão. Para finalizar, frite o saquinho em bastante azeite até que doure por completo.

Saquinhos de abobrinha com presunto serrano

 

Receita espécie de carpaccio vegetal com recheio

Ingredientes (para uma ou duas pessoas)

  • Azeite de oliva
  • Presunto serrano (150 g)
  • 1 ovo
  • Uma xícara de farinha (150 g)
  • ½ xícara de farinha de rosca (75 g)
  • Duas abobrinhas grandes
  • Uma xícara de queijo de cabra (200 g)
  • Molho para untar (por exemplo, maionese)
  • Temperos, como sal, pimenta-do-reino, alho e salsa

Pode te interessar: O alho e suas incríveis propriedades emagrecedoras

Modo de preparo

Para preparar esses saquinhos de abobrinha, você primeiro precisa descascar os vegetais em várias tiras finas.

Depois, preaqueça uma frigideira em fogo médio, levemente untada com um pouco de azeite. Então, grelhe as tiras de abobrinha por alguns minutos. Depois apague o fogo e prossiga para formar os saquinhos, como mencionado na receita anterior.

À parte, amasse o alho fresco e adicione um pouco de azeite, pimenta-do-reino, sal e salsa. No centro da cruz, coloque uma rodela de queijo e uma fatia de presunto serrano e adicione um pouco do tempero preparado antes de fechar o saquinho.

Finalmente, antes de fritar, é recomendável passar no ovo e depois pela mistura de farinha e farinha de rosca.

Os saquinhos de abobrinha são uma receita que faz muito sucesso em muitas cozinhas graças ao seu preparo fácil e, acima de tudo, por ficarem prontos em pouco tempo

Os saquinhos de abobrinha são muito fáceis de preparar uma vez que se dispõe dos ingredientes corretos. Claro, o sucesso da receita também envolve as proporções; se rechearmos muito os saquinhos, corremos o risco de se desfazerem na hora de fritar. Nesse sentido, é necessário ser moderado.

No que diz respeito ao preparo das tiras de abobrinha, é importante observar que, em geral, não é preciso cozinhá-las. No entanto, se quiser prepará-las dessa maneira, grelhar é a melhor opção. Assim, elas ficam no ponto certo para que a abobrinha não fique nem muito dura e nem muito mole.

  • Greenlee, H., Gaffney, A. O., Aycinena, A. C., Koch, P., Contento, I., Karmally, W., … Hershman, D. L. (2016). Long-term diet and biomarker changes after a short-term intervention among Hispanic breast cancer survivors: The !Cocinar Para Su Salud! Randomized controlled trial. Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention. https://doi.org/10.1158/1055-9965.EPI-15-1334
  • NELDOR. (2016). Gastronomía. Portafolio.
  • Greenlee, H., Gaffney, A. O., Aycinena, A. C., Koch, P., Contento, I., Karmally, W., … Hershman, D. L. (2015). ¡Cocinar para su salud!: Randomized controlled trial of a culturally based dietary intervention among hispanic breast cancer survivors. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. https://doi.org/10.1016/j.jand.2014.11.002