Como retirar manchas de óleo das roupas. Confira estas dicas!

Para que nossas roupas sofram o mínimo possível e para que seja mais fácil eliminar o óleo, deveremos aplicar o produto escolhido o quanto antes e, se possível, com a mancha ainda fresca.
Como retirar manchas de óleo das roupas. Confira estas dicas!

Última atualização: 24 agosto, 2022

As manchas de óleo nas nossas roupas são muito frequentes. Infelizmente, também são as mais difíceis de remover. Elas podem ocorrer enquanto preparamos certos alimentos na cozinha ou quando acidentalmente derramamos óleo ao comer.

Um do segredos para eliminar as manchas de óleo das roupas é agir o quanto antes para que a gordura não tenha tempo de aderir por completo ao tecido. Além disso, é bom conhecer alguns truques de limpeza caseiros que facilitam essa tarefa sem afetar a qualidade da roupa. Você quer saber quais são?

Dicas para tirar as manchas de óleo das roupas

Sal

manchas de óleo

Acredita-se que o sal possa eliminar as manchas de óleo. No entanto, não existem evidências científicas que sustentem essa afirmação. De qualquer forma, você pode tentar:

  • A primeira medida de emergência que devemos tomar diante de uma mancha de óleo é pegar papel absorvente e esfregar a área afetada.
  • Em seguida, para evitar que o óleo penetre profundamente no tecido, devemos esfregar com bastante sal e deixar agir por alguns minutos.
  • Por fim, deixamos a peça de roupa de molho em água com detergente por 30 minutos e, depois, enxaguamos.

Álcool

O uso do álcool para remover manchas é falso. Na verdade, ele pode deixar a roupa em um estado pior do que estava antes.

Suco de limão

manchas de óleo

O ácido cítrico do limão é um dos agentes ativos dos produtos industrializados que eliminam a gordura das roupas. De fato, podemos aproveitá-lo de maneira direta quando alguma substância oleosa cair em nossa roupa favorita.

  • Basta esfregar uma rodela de limão sobre a mancha ou aplicar uma boa quantidade de suco sobre ela.
  • Em seguida, mergulhe a roupa em água quente, adicione sabão e lave da maneira habitual.

Vinagre branco

Considerado um dos melhores produtos de limpeza natural, o vinagre branco é um bom aliado para remover até as manchas de óleo mais fortes. Graças a seus ácidos naturais, ele elimina a substância gordurosa do tecido e deixa uma sensação de maciez.

  • Neste caso, aplicamos de forma direta sobre a mancha, esperamos aproximadamente 30 minutos e enxaguamos com água morna e sabão.

Talco em pó

manchas de óleo

Ainda que não seja conveniente usar talco em pó como parte da higiene corporal, isso não quer dizer que não possamos utilizar o produto de outras formas em casa. Um dos seus usos mais interessantes é como solução caseira para retirar a gordura que é absorvida pelas roupas e outras superfícies da casa.

  • Basta pegar uma boa quantidade do produto, espalhar sobre a área e, depois, esfregar com uma escova, com bastante força.

Amido de milho

O amido de milho (mais conhecido como maisena) é um bom produto para absorver a gordura das roupas. Não obstante, não existem evidências científicas que sustentem essa afirmação. Mas você pode conferir.

  • Seu uso é similar ao do talco, já que, depois de esfregar a roupa, temos que usar uma escova para remover o óleo.

Bicarbonato de sódio

manchas de óleo

Por seu poder adstringente e clareador, o bicarbonato de sódio é uma ótima opção para remover manchas difíceis, como as de tinta ou gordura. Suas propriedades eliminam a gordura e removem mesmo a sujeira mais aderida ao tecido.

  • Para isso, basta aplicá-lo diretamente sobre a área engordurada e, em seguida, acrescentar um pouco de vinagre antes de esfregar com a escova.

Detergente

O detergente, que serve para eliminar a gordura da louça, também serve para remover manchas de óleo das roupas.

  • Basta esfregar uma pequena quantidade sobre a área afetada e, em seguida, enxaguar com água quente.

Agora que você já conhece várias formas de remover o óleo da sua roupa, não hesite em salvar aquela peça da qual tanto gosta. Experimente um truque de cada vez para evitar efeitos indesejados no tecido.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.