Como remover o mofo da lavadora de forma natural?

Tanto para eliminar quanto para evitar a proliferação do mofo, é conveniente aplicar esta mistura caseira a cada duas semanas e tentar secar a borracha da lavadora.

A lavadora é um eletrodoméstico indispensável nos lares de hoje, e são muitos os fatores que influenciam a ampla necessidade de ter este artefato.

As ocupações, as responsabilidades, os filhos, o trabalho, a família… todas estas coisas merecem um tempo de qualidade, que pode ser economizado com o uso da lavadora.

Levando em conta a frequência excessiva com a qual a utilizamos, o passar do tempo começa a fazer estragos na máquina e a borracha encarregada de cobrir a lavadora pode acabar ficando cheia de mofo.

O que é o mofo?

mofo

Trata-se de um fungo que pode ser encontrado em vários lugares com ambientes úmidos e de pouca luminosidade; há fungos de vários tipos e em muitos casos eles são imperceptíveis para o olho humano.

Apesar de se proliferarem com a umidade, os fungos que compõem o mofo podem estar presentes no mais extremo ressecamento, ainda que não sejam capazes de se reproduzir neste caso.

Estes são os “amigos queridos” que se aglomeram na parte interna da lavadora; o único “ponto positivo” deste problema é o estético, já que não se vê o problema na parte de fora.

No entanto, por estar aderido no interior, há uma alta probabilidade de que as roupas fiquem contaminadas pelo mofo, ficando com um odor incômodo e até podendo causar infecções.

Como se forma o mofo na lavadora?

Já falamos sobre o que é o mofo e como ele pode surgir, no entanto, falando sobre a lavadora, o mofo aparece graças à água e ao sabão.

A mistura de ambos, somada à umidade do interior da máquina, formam o ambiente perfeito para o surgimento do mofo.

Ele é fácil de reconhecer, costuma apresentar uma cor verde-escura e uma textura viscosa.

Alternativas para limpar a lavadora

A limpeza do lar significa ter um grande número de produtos de limpeza; estes se caracterizam por seu alto teor de componentes químicos, além de serem caros.

Estes produtos podem nos afetar de diversas maneiras; em relação à saúde, seu conteúdo químico elevado tende a causar diversas doenças, além de deteriorar a lavadora.

Por outro lado, seu preço elevado afeta as finanças da casa. Não se trata de ser alguém mesquinho, mas se existem outras possibilidades mais amigas do bolso, melhor.

Alternativa natural

Se dentro das alternativas para realizar alguma atividade, neste caso a limpeza da lavadora, existem opções naturais, em nenhum momento deveríamos ignorá-las.

Elas são muito melhores do que os produtos industrializados, praticamente em todos os sentidos. Costumam ser mais econômicas, mais eficazes, e menos prejudiciais para a saúde.

Para limpar a lavadora, tanto por dentro quanto por fora, e remover o mofo por completo, iremos recorrer à seguinte alternativa natural.

Ingredientes

  • ¼ de xícara de suco de limão (62ml)
  • 3 litros de água
  • 1 xícara de água oxigenada (250ml)
  • Recipiente com spray

Preparação e aplicação

lavadora

  • Coloque todos os ingredientes em um balde e misture.
  • Despeje a mistura no recipiente com spray; tampe e agite (assegure-se de fechar bem).
  • Use luvas e máscara para evitar o contato com o mofo ou inalar seu aroma desagradável.
  • Aplique a mistura com a ajuda do spray sobre toda a superfície onde houver mofo aglomerado; não importa se é muito ou pouco.
  • Deixe agir durante alguns minutos e depois retire com um pano.
  • Reserve uma quantidade da mistura e coloque-a na sessão onde se deposita o detergente.
  • Programe a lavadora em um ciclo de água quente para que a limpeza seja mais profunda.

Como evitar a formação de mofo na lavadora?

retirar-mofo-lavadora

Para muitas pessoas esta será a primeira vez em que limpam o interior da lavadora com a finalidade de remover o mofo acumulado.

O ideal é começar a melhorar os esforços de limpeza para evitar o seu surgimento e, com isso, prevenir os maus odores e as infecções.

Periodicamente devemos chamar um técnico para a revisão, no entanto, enquanto isso não custa nada fazer a limpeza.

Estas são algumas recomendações para evitar a formação de mofo:

  • Deixar a lavadora aberta logo depois de utilizá-la.
  • Retirar a roupa molhada para evitar a umidade.
  • Secar a borracha.
  • Aplicar a mistura natural uma vez a cada duas semanas.
Categorias: Curiosidades Tags:
Recomendados para você