Receitas para tirar proveito do tamarindo em casa

· 21 de maio de 2018
A seguir, vamos dizer como você pode preparar o tamarindo de diferentes maneiras, a fim de apreciar seu sabor em várias apresentações. Vamos lá!

O tamarindo é uma fruta tropical nativa da África. Atualmente, seu cultivo se espalhou amplamente na Ásia e na América. Com a sua chegada e distribuição mais recente na Europa, mostraremos aqui uma receita para preparar o tamarindo em casa, de forma fácil e rápida.

O fruto é marrom e pertence à família das lentilhas e do grão-de-bico. Dentro de sua casca tem uma polpa ácida que pode ser ligeiramente doce de acordo com seu estado de maturação. Esta fruta é usada em muitas receitas em todo o mundo, principalmente em acompanhamentos e bebidas.

Propriedades nutricionais

Entre as principais propriedades nutricionais do tamarindo está o alto conteúdo de carboidratos. Além disso, contém proteínas vegetais compostas de vários aminoácidos, como o triptofano, metionina e lisina.

Água de tamarindo

Também fornece fibras solúveis, como a pectina, e vitaminas A, B3 e C. Quanto aos minerais benéficos presentes no tamarindo, podemos encontrar magnésio, cálcio, potássio, ferro e fósforo. Além disso, tem um baixo teor de gordura e serve como um laxante e antioxidante.

Receita para preparar a água de tamarindo

Esta bebida é muito comum na culinária mexicana e tem efeitos purificadores benéficos no corpo. É uma bebida deliciosa que tem um toque muito especial graças ao sabor ácido do tamarindo.

Além disso, o uso de açúcar ou estévia fornece um sabor doce que faz com que esta bebida interessante possa agradar a qualquer pessoa. Para preparar uma porção de dois litros de água de tamarindo, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 3/4 de xícara de açúcar mascavo (60 g).
  • 1 xícara de tamarindo seco (200 g)
  • 2 litros de água.

Em primeiro lugar, descascaremos as frutas para remover as crostas das vagens. Depois de descascadas, coloque as vagens do tamarindo em um litro de água fervente para que elas amoleçam e comecem a liberar a polpa.

Depois de manter os tamarindos na água fervente por 15 ou 20 minutos, remova os restos das vagens e deixe o suco extraído esfriar.

Enquanto esfria, coloque as vagens amolecidas em um almofariz e as esmague para terminar de extrair toda a polpa. Neste momento será fácil extrair as sementes do tamarindo, já que a polpa poderá ser facilmente removida. Depois que todas forem removidas, coloque a polpa na água e mexa bem.

Por fim, coloque a água com a polpa no liquidificador e adicione o açúcar e o restante do litro de água. Misture bem para obter um resultado homogêneo e bem integrado. Assim teremos a água de tamarindo pronta, que podemos servir em copos com muito gelo para deixá-la mais aguada ou adoçá-la a gosto.

Receita de molho de tamarindo

Outra receita interessante para preparar o tamarindo em casa é fazer um molho que pode ser excelente para um prato de lula ou frango. Sua preparação é muito simples e precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 1 dente de alho (2 g)
  • 1 pimenta chipotle (4 g).
  • 1/4 de cebola roxa (50 g).
  • 1 colher de açúcar (10 g).
  • 1 pitada de sal e pimenta.
  • 2 colheres de sopa de azeite (30 g).
  • 2 xícaras de polpa de tamarindo (200 g).

A polpa de tamarindo pode ser comprada embalada para facilitar o uso. No entanto, consegui-la de forma caseira sempre dá um toque mais especial para as receitas, então, para obter esta polpa dos tamarindos secos, basta seguir os mesmos passos da receita de água de tamarindo.

Comece descascando os tamarindos e jogando as vagens em água fervente. Remova as vagens amolecidas após cerca de 15 minutos, depois remova as sementes de dentro.

Em seguida, coloque o azeite para aquecer. Adicione o alho picado e a cebola juntamente com a polpa do tamarindo. Depois de permitir que a polpa continue a amolecer por alguns minutos, abaixe o fogo ao mínimo e adicione a pimenta chipotle ligeiramente picada, além de um toque de sal e pimenta.

Tamarindo

Uma vez que todos os ingredientes tenham amolecido o suficiente, coloque tudo no liquidificador. Para finalizar a receita, bata bem a mistura até obter um molho homogêneo. Deixe esfriar para que engrosse antes de você poder usá-lo.

Com isso, podemos fornecer um sabor muito interessante e típico da culinária mexicana para qualquer prato habitual de peixe ou frango, com o toque ácido do tamarindo e a ardência da pimenta.

Nós também podemos inventar nossa própria receita para preparar o tamarindo em casa, de acordo com nossas preferências e comodidades. Lembre-se de que a cozinha nos permite experimentar e sermos muito criativos na maior parte do tempo.