Receitas de Brownie

9 de março de 2019
Seu nome é derivado do inglês e remete à sua coloração marrom (brown), e não é para menos; já que o Brownie foi criado nos Estados Unidos.

O Brownie é uma espécie de bolo, porém, diferente desse, o Brownie não cresce e contém mais chocolate do que um bolo normal.

Uma das teorias mais curiosas que tentam explicar a criação do Brownie é que ela se deu por acidente; quando um cozinheiro tentava fazer um bolo de chocolate e esqueceu-se de usar fermento. A partir daí o Brownie se tornou a sobremesa favorita dos americanos e conquistou o resto do mundo bem rápido.

Há uma infinidade de receitas para fazer esse delicioso “bolo” de chocolate. Geralmente é acompanhado de creme de leite ou sor,vete para tirar a sua densidade.

Atualmente, ele não é feito apenas nos Estados Unidos, mas também em casas de famílias ao redor do mundo, vendido em restaurantes como sobremesa ou lanche e, também, comercializado e pronto para esquentar.

Mas nada melhor que prepará-lo em casa, as receitas variam desde a mais simples à mais elaborada e podem ser usados muitos tipos de chocolate.

Apresentaremos agora duas opções de receitas, a do Brownie original e uma bem simples e rápida de preparar, que você poderá fazer a qualquer momento sem muito trabalho e que, sem dúvidas, te ajudará a surpreender seus convidados.

1. O Brownie original

Ingredientes

– 150 g de margarina

– 1 xícara de chá de açúcar

– 3 ovos

– ½ xícara de chá de farinha de trigo

– 200 g de chocolate meio amargo picado

– 250 g de nozes picadas

– Sorvete de creme ou chantili como acompanhamento

Modo de preparo

Primeiro aqueça o forno à 180ºC. Bata duas claras em neve e reserve. Bata a manteiga, o açúcar, as 2 gemas e 1 ovo inteiro; até que se forme um creme claro, posteriormente acrescente a farinha.

Derreta o chocolate meio amargo (no micro-ondas) em potência baixa e mecha-o a cada 30 segundos. Misture o chocolate derretido à massa e  continue batendo. Adicione as nozes e mexa com uma colher e, por fim, acrescente as claras em neve e mexa suavemente até incorporar à massa.

Forre uma forma retangular média com papel manteiga, coloque a massa e asse por 40 minutos. Deixe esfriar, corte em quadrados e sirva com sorvete ou chantili, ou com ambos.

Leia também: Aprenda a fazer a melhor torta de chocolate do mundo

brownie 2

2. Brownie na xícara ao micro-ondas

Ingredientes

– 1 ovo

– 4 colheres de sopa de farinha

– 4 colheres de sopa de açúcar

– 3 colheres de sopa de chocolate em pó

– 3 colheres de sopa de Nutella

– ¼ de uma colher de sopa de fermento em pó tipo Royal

– 6 colheres de sopa de leite

– 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Em um recipiente, colocamos todos os ingredientes e misturamos bem, não há uma ordem concreta para adicionar os ingredientes, mas é preferível adicionar sempre os ingredientes secos primeiro, misturar bem e em seguida adicionar os líquidos.

Pegue duas xícaras e reparta a massa entre ambas. Ponha uma xícara no micro-ondas, em potência máxima, durante 1 minuto e 45 segundos e comece a monitorar a textura do Brownie, repetindo o processo de cozimento de tempo em tempo; até que atinja a textura desejada.

Para acompanhar, nesse caso, podemos optar por uma bola de sorvete de baunilha ou creme de leite ou, ainda, pelos acompanhamentos da receita anterior.

Leia também: Receitas de sorvete de limão para surpreender aos seus filhos

chocolatepó

* Às vezes a xícara transborda, logo, é conveniente pôr um prato sob a xícara enquanto a mantém no micro-ondas, para não sujar tanto.

* O Brownie pode ser consumido na própria xícara, mas se preferir comer em um prato é melhor untar bem a xícara para que seja fácil desmontar o Brownie.

Então, pronto para comer?

Imagem oferecida por flickr, google.

 

Cia, G. (2008). El brownie y su origen. Gastronomia&Cia.