Receita de chá de rosas e seus maravilhosos benefícios

· 15 de janeiro de 2014
Para absorver o ferro e favorecer a saúde da pele e dos ossos, usaremos as pétalas mais frescas, já que no processo de secagem elas perdem mais de 40% da vitamina C.

Uma doçura deliciosa defumada pelo acetinado frescor das rosas. Neste artigo, falaremos sobre uma receita de chá de rosas e seus maravilhosos benefícios.

É uma bebida quente que não irá deliciar apenas os amantes de chá, mas que também nos beneficiará das inúmeras propriedades desta simples receita, tão arraigada na cultura oriental, e que, sem dúvidas, seria recomendável adotar de modo habitual em nossa dieta.

O paladar e a saúde vão nos agradecer.

Maravilhosas propriedades do chá de rosas

Consumir regulamente chá de rosas vai nos permitir, primeiramente, depurar nosso organismo.

Ele atua no fígado e na vesícula, limpando-os e ativando os demais mecanismos diuréticos, com os quais podemos regular perfeitamente nossa retenção de líquidos.

No entanto, temos que deixar claro que não obteremos tal resultado apenas com a primeira xícara de chá. É necessário um consumo regular para começar a notar os benefícios.

Que tal se passarmos a tarde com uma xícara bem quente junto a uma boa companhia e uma boa conversa?”

As pétalas de rosa possuem em si importantes benefícios para a saúde. Dentre eles, cabe destacar a importante presença de vitamina C.

Leia também: Chá de menta, um dos melhores aliados da dieta

Segundo a “Food and Drug Administration”, foi demonstrado que os botões, o caule e as pétalas de rosa têm altos níveis de vitamina C, especialmente em sua forma crua. Contudo, podem perder entre 45 e 60% de seu conteúdo de vitamina com o processo de secagem.

Portanto, é recomendável fazer nossa simples receita com as pétalas mais frescas, para aproveitar o máximo a vitamina C, que é tão importante para o nosso sistema imune.

Promove a saúde da pele, dos ossos e ajuda também o corpo a absorver o ferro.

Outros benefícios do chá de rosas

O chá de rosas contém outra interessante propriedade que devemos levar em conta: seus níveis de antioxidantes, em especial catequina polifenóis.

Recordemos que os antioxidantes são substâncias que protegem nosso corpo do dano dos radicais livres, os quais podem nos causar câncer.

Tais componentes podem, além de prevenir o dano dos radicais livres, também matar as células cancerígenas sem prejudicar as células saudáveis circundantes.

O chá de rosas realmente impressiona por seus diversos benefícios e pela facilidade do preparo.

Algo realmente interessante para nos mantermos saudáveis não só por dentro, mas também por fora, já que o chá de rosas vai nos ajudar a manter uma aparência fresca e jovem. Daí que vem a expressão: “Fresca como uma rosa”.

Entre seus benefícios, é destacável também sua capacidade de aliviar as dores produzidas pela menstruação.

O chá de rosas é eficiente para todos os problemas respiratórios causados pela gripe e resfriado.

Por fim, cabe dizer também seus benefícios sobre o sistema nervoso. Seu uso regular pode nos permitir aliviar a insônia e a fadiga, ajudando-nos, por exemplo, a encontrar o descanso e o alívio depois de uma longa jornada de trabalho.

chá de rosas

Preparo do chá de rosas

Ingredientes

  • 5 ou 6 pétalas de rosas limpas para uma única xícara. É importante nos assegurar que não tenham recebido nenhum tóxico ou pesticida. Recomendável também que sejam frescas (recordemos que é como mantemos melhor suas propriedades).
  • Água
  • Mel ou açúcar se desejarmos adoçar o chá.

Preparo

O chá de rosas é muito fácil de preparar.

  • Primeiramente, coloque as pétalas em uma chaleira quando a água estiver fervendo.
  • Depois, deixe que a mistura repouse de 5 a 10 minutos.
  • Coe e então sirva acompanhada de mel ou açúcar, como desejar.

Você pode gostar: Chá com casca de tangerina, um remédio para dormir em 5 minutos

Portanto, já não temos desculpa alguma para não incluir entre nossos saudáveis costumes tomar um chá de rosas.

Um simples prazer contido em uma simples receita milenar, que certamente irá contribuir com um toque de cuidado a nossa saúde nas primeiras horas da tarde, em que o cansaço e a fadiga nos agradecerão com doses da mágica tibieza perfumada.

  • Cherri-Martin, M., Jullien, F., Heizmann, P., & Baudino, S. (2007). Fragrance heritability in Hybrid Tea roses. Scientia Horticulturae. https://doi.org/10.1016/j.scienta.2007.03.002