Razões para consumir quinoa regularmente

Durante séculos a quinoa foi o alimento básico dos incas, até a conquista dos espanhóis que trouxeram o milho com eles. Hoje a quinoa é consumida em todo o planeta.

Quer conhecer algumas razões para consumir quinoa? Trata-se de uma semente também conhecida como cereal-mãe. É uma planta da família da beterraba e espinafre. Contém diferentes nutrientes, das sementes até as folhas.

Entre os seus nutrientes estão os aminoácidos, ácidos graxos insaturados, vitaminas, minerais e um alto teor de fibras.

A quinoa fornece cerca de 16 gramas de proteína por 100 gramas. Da mesma forma, oferece 6 gramas de gorduras em cada 10 gramas de alimentos.

Propriedades da quinoa

  • Alto nível de proteínas, até 25%.
  • Contém minerais : ferro, magnésio, cálcio.
  • Vitaminas: C, E, B1, B2 e B3.
  • É rica em aminoácidos.
  • Fornece ácidos graxos ômega 6.
  • Seu índice glicêmico é muito baixo.
  • É rica em fibras.

Benefícios e razões para consumir quinoa

1. Ajuda a perder peso

Mulher feliz por perda de peso

Você quer perder peso? Então não hesite em incluir quinoa em sua dieta.

  • Seu teor de fibra e proteína ajuda a acelerar o processo de digestão. Além disso, ele também elimina o colesterol ruim (LDL) que está alojado nas paredes do intestino. Portanto, reduz os problemas de constipação.
  • Por outro lado, o ferro e a vitamina B12, que ajudam na produção de energia e perda de peso, também devem ser levados em consideração.

Quando o corpo não possui quantidade suficientes de vitamina B os nutrientes não são sintetizados de forma eficiente. Além disso, consumir quinoa proporciona uma sensação de saciedade.

2. Reduz o colesterol

  • Como já mencionado, a quinoa contém fibra solúvel. Isso ajuda a eliminar o excesso de gorduras sempre que um alimento é comido.
  • Além disso, a quantidade de ácidos graxos é responsável por aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL).
  • Não se esqueça das substâncias antioxidantes que ajudam a melhorar o metabolismo e limpar as gorduras que aderem às artérias.

3. Fornece energia

Mulher acordando com energia

Se há um alimento que não pode faltar na dieta de um atleta, sem dúvida é a quinoa.

  • É um cereal que contém proteínas e aminoácidos, essenciais para a formação de músculos e recuperação de tecidos após o esforço físico.
  • Os minerais e os carboidratos a tornam uma fonte essencial de energia.
  • A quinoa contém duas vezes mais proteína que outros cereais.

4. Hidrata sua pele

A quinoa é um alimento antioxidante composto de flavonoides. Estes são responsáveis ​​por prevenir o envelhecimento precoce e eliminar o excesso de toxinas no corpo.

  • Também contém lisina, que favorece a produção de elastina e colágeno. Ou seja, os tecidos danificados se curam mais rapidamente.
  • Por outro lado, contém riboflavina, que contribui para a elasticidade e suavidade da pele.

5. Reduz enxaquecas

Mulher com dor de cabeça

Quando ocorre uma dor de enxaqueca, há um aumento vascular porque as fibras nervosas que cercam os vasos sanguíneos no cérebro são esticadas. Portanto, há dor, inflamação e espasmos musculares.

A quinoa contém uma grande porcentagem de magnésio. Este mineral promove a  circulação sanguínea e, sobretudo, tem a capacidade de relaxar as veias.

6. Ideal para celíacos e diabéticos

A quinoa é livre de glúten. Portanto, incluí-la na dieta não representa nenhum perigo para pessoas com doença celíaca.

As pessoas diabéticas podem se beneficiar com seu baixo índice glicêmico, que regula os níveis de açúcar no sangue e controla a pressão arterial.

7. Fortalece o cabelo

Cabelos fortes e saudáveis

Outra das interessantes razões para consumir quinoa. Sua combinação de nutrientes, vitaminas, cálcio e fósforo aumenta o grau de umectação no couro cabeludo. Também evita a secura e controla o aparecimento da caspa.

Como prepará-la?

A quinoa germina muito rapidamente e é uma ótima opção para consumir proteínas sem recorrer à carne.

Ingredientes

  • ½ xícara de quinoa (100 g)
  • 1 colher de sopa de azeite (16 g)
  • 1 copo de água (200 ml)
  • Sal (a gosto)

Preparação

  • Para começar, lave a quinoa muito bem sob o jato de água por alguns minutos.
  • Em seguida, aqueça o óleo em uma panela e adicione a quinoa para refogar.
  • Em seguida, adicione a água e sal a gosto.
  • Finalmente, tampe e deixe ferver em fogo baixo.

Modo de uso

Uma vez cozida, a quinoa pode ser usada em:

  • Sopas ou saladas
  • A farinha de quinoa é útil na fabricação de bolos e biscoitos.
  • Ele serve para fazer cereais e granola.

Sendo assim, agora que você já conhece algumas razões para consumir quinoa em seu dia a dia, está pronto para incluí-la em sua dieta regular?

 

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