10 razões para comer pistache

Apesar de seu pequeno tamanho, o pistache nos oferece uma grande quantidade de nutrientes que nos ajudam a cuidar de nossa saúde tanto a nível interno quanto externo.

Conheça neste artigo algumas razões para comer pistache, uma variedade de fruto pequeno e seco, ou seja, que contém pouca água. Estes frutos dão em uma árvore cujo nome científico é Pistaciaceae.

Esta árvore tem sua origem na Ásia Central e na Ásia Menor, e com o passar do tempo foi se espalhando até chegar a outros territórios.

Hoje em dia é uma oleaginosa popular que pode ser comida crua ou usada como ingrediente de vários pratos salgados e doces.

Conta com uma alta quantidade de nutrientes, como:

  • Vitaminas (E, ácido fólico, tiamina);
  • Minerais (cobre, potássio, magnésio, cálcio, ferro);
  • Proteínas;
  • Fibra;
  • Ácidos graxos;

A cor do pistache é avermelhada com polpa verde, coberto por uma casca dura e partida pela metade.

Esta casca pode ser quebrada com facilidade, ainda que ocasionalmente o fruto possa estar completamente coberto pela casca.

A seguir compartilharemos algumas razões para comer pistache. Não perca!

Principais razões para comer pistache regularmente

1. Ajuda a combater a diabetes

Diabetes

A diabetes é uma doença onde há um excesso de açúcar no sangue, o que também se conhece como glicose elevada. O pistache é uma excelente opção para combater a diabetes do tipo 2.

Isso se deve ao fato de que o pistache reduz os níveis de glicose por seu alto teor de carboidratos. Assim, é um poderoso aliado.

2. Reduz o risco de doenças cardíacas

O pistache auxilia diminuindo a quantidade de colesterol e gorduras que nosso organismo assimila, por isso podemos prevenir problemas cardíacos.

Por seu teor de potássio, com o pistache podemos regular a pressão sanguínea. Ele pode ser um aliado poderoso para o nosso coração.

3. Ajuda a controlar o peso

Perder peso

Dentro de seus maravilhosos benefícios, o pistache serve como um aperitivo com o qual podemos aliviar a fome e evitar o consumo de doces e frituras.

Além disso, quando comemos pistache ele é metabolizado por completo em nosso organismo, o que resulta em um consumo mínimo de calorias.

4. Contém fibras

O pistache contém uma quantidade extraordinária de fibra em sua polpa, o que permite uma digestão melhor e estimula o metabolismo, aliviando problemas de prisão de ventre.

5. Favorece a saúde ocular

Saúde ocular

Com certeza muitos de nós sabíamos que o pistache nos ajuda a ter uma saúde ocular melhor e protege nossos olhos dos raios de sol.

Isso ocorre graças aos nutrientes e vitaminas que contém, como:

  • Zeaxantina
  • Luteína
  • Riboflavina
  • Vitamina E
  • Vitamina B2

6. Fortalece os ossos

As quantidades de fósforo, magnésio, potássio, cálcio e proteínas presentes no pistache permitem que tanto os ossos quanto os músculos desenvolvam uma constituição e força melhores.

Para atividades esportivas isso é de grande valor, assim, se praticamos esportes ou fazemos movimentos constantes, esta é mais uma das razões para comer pistache: ele irá nos proporcionar força e energia.

7. Nos ajuda a ter dentes fortes

Mulher sorrindo de bom humor

Por causa do fósforo e do magnésio do pistache, os dentes são beneficiados, e gozam de uma boa saúde, força e melhor aparência.

O cuidado dos dentes não se alcança apenas ao escová-los, o que comemos também conta muito. Há muitos alimentos que melhoram a saúde dentária, como é o caso do pistache.

8. Cuidado com o cabelo

Ao comer pistache protegemos a pigmentação do cabelo graças ao cobre que ele contém. Isso nos ajuda a ter um cabelo brilhante e bonito.

Além disso, o pistache também ajuda a deter a queda de cabelo e estimular seu crescimento e flexibilidade.

Uma alternativa para este caso é usar diretamente sobre o cabelo um óleo de pistache que sirva como tratamento para a hidratação e restauração dos fios.

9. Estado e aparência jovem

Aparência jovem e saudável

Uma forma de manter nossa pele em bom estado é consumindo pistache. Isso se deve ao fato de que a vitamina E que ele contém nos dá proteção contra os raios UV e o processo de envelhecimento.

Assim, junto com suas rotinas de limpeza e cuidado da pele, não se esqueça do quão benéfico é comer pistache para manter a pele saudável e hidratada.

10. Cérebro ativo

A estimulação da atividade cerebral se consegue quando o sangue oxigenado chega ao cérebro, e esse sangue é conseguido aumentando o nível de hemoglobina.

O aumento de hemoglobina é derivado do consumo de vitamina B6, presente no pistache. Assim, este nos ajuda a manter nossa mente ativa.

Riscos de consumir pistache

O pistache ajuda no cuidado de nosso corpo, desde a cabeça até os pés, por isso se trata de um fruto extraordinário.

Porém, é preciso manter um equilíbrio no consumo de pistache. Por melhor que seja, se o consumirmos em excesso podemos prejudicar nossa saúde.

Em geral, encontramos pistache salgado. Uma quantidade grande de sal pode gerar hipertensão ou retenção de líquidos.

Assim, é conveniente pôr um limite no pistache que comemos ou, se possível, consumir pistache sem sal.

É igualmente importante se certificar de que não somos alérgicos ao pistache, já que podem surgir sintomas de forma imediata, como:

  • Erupção
  • Inchaço
  • Urticária
  • Problemas respiratórios

Para concluir, o pistache é uma fonte de vitaminas e minerais que mantêm nosso corpo saudável, mas é preciso comê-lo em bom estado e tendo a certeza de não ser alérgico a ele.

Você já conhecia estas razões para comer pistache? O que está esperando para experimentar esta oleaginosa deliciosa?

Recomendados para você