7 dicas para queimar gorduras e ganhar músculos com a alimentação

Queimar gordura não implica eliminá-la por completo de nossa dieta. O que deveremos fazer é escolhê-la de forma inteligente e optar por gorduras saudáveis, combinadas com alimentos que favorecem sua digestão.

Hoje em dia não queremos apenas ficar magros. Também queremos corpos esbeltos, fortes e saudáveis. Por este motivo, devemos nos concentrar tanto em queimar gorduras quanto em ganhar músculos.

Descubra neste artigo as melhores dicas para manter uma alimentação que lhe permita alcançar este objetivo com o menor sacrifício possível e sem passar fome.

Queimar gorduras de maneira inteligente

alongamento

Se quisermos perder peso de forma saudável devemos nos propor a queimar gorduras de forma inteligente, eliminando a que nos sobra em determinadas partes do corpo e conseguindo, ao mesmo tempo, aumentar a massa muscular.

Para fazer isso nos concentraremos na alimentação, que desempenha um papel fundamental na distribuição das gorduras em nosso corpo.

Além destes conselhos, devemos fazer atividade física duas ou três vezes por semana e combinar uma rotina cardiovascular com uma de força para tonificar a musculatura.

  • Podemos conseguir isso com os treinos intervalados de alta intensidade, que alternam diferentes tipos de esforços em poucos minutos, com alguns segundos de descanso entre eles.
  • Deste modo, com somente 20 ou 30 minutos por sessão conseguiremos resultados surpreendentes e permanentes.

Leia também: Os 6 mitos mais populares sobre a gordura corporal

1. Alimentos que ativam o metabolismo

Se quisermos aumentar o gasto de calorias, devemos acelerar o metabolismo, que é a função do corpo que se encarrega de produzir calor e queimar calorias, dentre outras tarefas.

Há alguns alimentos que têm a propriedade de ativar o metabolismo, por isso deveríamos adicioná-los em nossa dieta diária:

  • Pimenta caiena: devemos consumi-la de maneira gradual, já que é muito picante.
  • Gengibre: também tem propriedades digestivas.
  • Chá verde: excelente para tomar no meio da manhã e no meio da tarde.
  • Canela: potente estimulante, também previne a vontade de comer doce.
  • Toranja: fruta cítrica ideal para favorecer a perda de peso e melhorar a função do fígado.
  • Aveia: cereal muito nutritivo e completo, excelente para atletas.

2. Escolher gorduras saudáveis

gorduras-saudaveis

Ainda que pareça contraditório, para queimar gorduras do corpo não devemos deixar de consumi-la, mas sim escolher as que são mais saudáveis.

Ou seja, eliminar as frituras, os sorvetes, os doces de confeitaria e os embutidos, e substituí-los pelos seguintes alimentos:

  • Peixes azuis
  • Gema de ovo
  • Oleaginosas
  • Sementes
  • Abacate
  • Coco
  • Azeitonas
  • Ghee ou manteiga clarificada

Deste modo ativaremos a capacidade natural do nosso organismo de queimar gorduras.

3. Melhorar a assimilação das gorduras

Se, em geral, temos dificuldade para digerir as gorduras, além de escolher as que comentamos no ponto anterior também podemos consumir alguns alimentos para facilitar sua digestão:

  • Limão
  • Toranja
  • Chá verde
  • Vinagre de maçã
  • Cúrcuma
  • Dente de leão
  • Boldo
  • Cardo mariano

4. Proteínas de boa qualidade

Comer proteína é fundamental para queimar gorduras e ganhar músculos.

Porém, devemos evitar o erro frequente de muitos atletas que basearam sua alimentação no frango e no atum.

Estes alimentos contêm outras substâncias adicionadas, como hormônios e metais pesados que, se consumidos em grandes quantidades, podem nos causar doenças crônicas e degenerativas.

Devemos comer proteínas de todo tipo e não abusar da de origem animal:

  • Carnes magras orgânicas
  • Peixe branco e peixes azuis
  • Ovos
  • Leguminosas
  • Cereais integrais como o arroz, a aveia, a quinoa ou o milho
  • Oleaginosas e sementes
  • Abacate

5. Reduzir os carboidratos

Além de aumentar o consumo de gorduras e proteínas saudáveis, também recomendamos reduzir o consumo de carboidratos, principalmente das farinhas refinadas.

Estes nutrientes dão muita energia mas também nos fazem acumular gordura, por isso deveremos ingeri-los em pequenas quantidades e escolhendo os de melhor qualidade:

  • Arroz integral
  • Aveia
  • Quinoa
  • Milho
  • Trigo sarraceno
  • Batata
  • Abóbora
  • Banana

Visite este artigo: Dicas para comer menos carboidratos

6. Uma boa postura

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Melhorar a postura é fundamental para trabalhar a musculatura de maneira correta.

Se não mantivermos uma boa postura, corremos o risco de nos lesionarmos e também de não alcançarmos a forma que desejamos em nosso corpo.

  • Por exemplo, algumas pessoas não conseguem melhorar a aparência de sua cintura porque sua coluna não está reta.
  • Isso faz com que nosso corpo acumule gordura em lugares que não desejamos para equilibrar nosso peso.

7. Cuidado com as lesões

Para prevenir ou tratar lesões podemos utilizar remédios e géis a base de arnica, uma planta anti-inflamatória que muitos atletas usam e consomem.

Também existem terapias com a fita kinésio, a ventosaterapia ou cupping, que podem nos ajudar muito.

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