Quando menos esperava, o silêncio me deu todas as respostas

27 de junho de 2017
Não tenha medo de ficar sozinho e em silêncio, porque assim poderá encontrar a solução de muitos desses problemas que lhe afligem e cuja resposta está no seu interior

Vivemos em um mundo tão barulhento que sequer conseguimos escutar a nós mesmos. Buscar companhia ou evitar, ao máximo, estar sós faz com que fujamos de algo muito importante: o silêncio.

Muitas pessoas têm pavor à ausência de barulho ou pelo menos de ruídos já conhecidos. Por exemplo, o de um automóvel, dos bombeiros, de gente conversando…

Antes de ir leia : Solidão acompanhada: quando estar com alguém ou sozinho não faz diferença

Essas pessoas quando estão na natureza, começam a ficar nervosas. Qualquer ruído estranho as faz saltar desconfiadas.

Entretanto, acima de tudo, o que querem é escapar desse silêncio interior que as perturba.

Por que fugimos do silêncio?Guardachuvas

Fugimos do silêncio para não nos encontrarmos com esses problemas que nos chacoalham no nosso dia a dia. Temos que refletir sobre eles, enfrentar a dor e encará-los.

Entretanto, quando consideramos que tudo está perdido e que o mundo se acabou, nesse silêncio é onde encontramos todas as respostas.

Alguém que se fechou para o mundo ou que não é capaz de dar fim a uma relação não pode sair desse fundo de poço de angústia, pois tem medo de ouvir a si mesmo.

Pensamos que sempre é melhor manter-se na mentira, ou isso é o que cremos. Continuar sob essas expectativas, escondendo-nos nesse barulho que nos gera mal-estar, mas que de alguma maneira alimentamos.

Descubra também: 8 coisas que tornam a sua vida mais difícil do que ela deveria ser

Transformamo-nos em vítimas, quando na realidade sabemos onde está a solução. Optamos por fugir ao invés de extrair toda nossa força interior e acabar com aquilo que com tanto dano nos faz sofrer.

É duro ser valente e buscar no silêncio as respostas. É difícil ficar calado e observar o mundo e o que acontece nele sem julgar ou criticar.

As respostas se encontram dentro de nósMulher sentada em silêncio

Quando a vida se volta contra nós, quando consideramos que temos azar, devemos começar a buscar dentro de nós mesmos.

O mais comum é comentarmos os nossos problemas a algum familiar ou amigo e tentar que eles nos deem alguma solução. Entretanto, a responsabilidade é toda nossa.

Se buscarmos ajuda profissional nos daremos conta disso. Os psicólogos, por exemplo, não definem nada, não nos dão a solução, porém o que fazem é nos pegar pela mão e nos guiar para que saibamos encontrar essas respostas que buscamos.

Às vezes duvidamos de nós mesmos e por isso temos a tendência a nos concentrarmos sempre no que está à nossa volta. Enganamo-nos, sem dúvida, pois toda solução mora no nosso interior.

Acreditamos que não podemos tal coisa e que somos fracos, ou que não sabemos como reconstruir algo. Porém, tudo isso é fruto de uma clara ausência de ouvir a nós mesmo.

Não perca: 5 conselhos para silenciar a mente e ver as coisas de maneira mais positiva

Há uma voz em seu interior que lhe indica aonde você deve ir. Você apenas precisa escutá-la e para isso o silêncio será o seu melhor aliado.

Mergulhar no nosso interiorMenina amarrada e em silêncio

Mergulhar no nosso interior é terrível, às vezes, pois isso, em certas ocasiões, nos implica bater de frente com essa criança ferida que ainda chora dentro de nós.

Em outras circunstâncias pode nos implicar encontrar com partes de nós mesmos que rejeitamos ou que negamos.

Neste caso, é importante manter nossa mente aberta, e aceitar que podemos errar.

Alguma vez você já deu um passeio pela natureza em silêncio? Ou teve a necessidade de colocar músicas nos seus ouvidos? Isto já determina se lhe dá medo ou não enfrentar a ausência de barulho.

Não tenha medo de enfrentar os seus problemas. Não vamos negar que você vai sentir dor. Mas por acaso essa dor desaparece quando você foge daquilo que lhe assola?

O mais provável é que a resposta seja um “não”. Então deixe de usar essa tática tão prejudicial  que não resolve nada, e que na verdade piora tudo.Mulher costurando em silêncio

Antes de ir leia: Não tenha medo de perder quem não se sente afortunado por tê-lo

No silêncio você se encontrará consigo mesmo, seu melhor aliado, aquele que sabe o que fazer sem medos, sem falsas expectativas, sem “talvez”…

Chegou o momento de deixar de lado as desculpas e de colocar “mãos à obra”. Seguir pelo mesmo caminho não mudará as coisas.

Quando você se sentir perdido, quando todo o mundo parece que vai se desmoronar, reencontre-se consigo mesmo no silêncio, porque nele encontrará a solução para o que está acontecendo com você.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com

Recomendados para você