Profecia autorrealizada, quando o que você prevê se torna realidade

15 de outubro de 2017
Em vez de identificá-la apenas com eventos negativos, por que não usamos a profecia autorrealizada a nosso favor para garantir o sucesso e o bem-estar no nosso dia-a-dia?

É conhecido como efeito Pigmaleão, ou profecia autorrealizada. Sua origem remonta aos gregos antigos, que tornaram conhecida essa realidade tão presente em nossa vida, através da lenda de Ovídio.

Esta lenda disse que um escultor chamado Pigmaleão se apaixonou por uma de suas criações, que ele chamou de Galateia. Seu amor era tão grande e tão cego, que ele tratava a escultura como se fosse uma mulher real.

A deusa Afrodite percebeu o grande amor que Pigmaleão sentia por sua criação e tornou-a viva. Assim, o que ele desejava, no final, foi cumprido.

A profecia autorrealizada presente em nossas vidas diárias

O que acontece com uma pessoa com um problema de ciúmes? Vigia constantemente seu parceiro, procura evidências de infidelidades potenciais e, eventualmente, descobre o que tanto temia.

Homem com camisa cheia de beijos

Parece irônico pensar que o que tanto tememos pode se tornar realidade. No entanto, nossos atos funcionam como se fosse uma chamada.

Sem querer, uma pessoa ciumenta procura evidências que não existem. No entanto, como ela continua nesta dinâmica, acaba encontrando o que esperava.

O mesmo acontece em outras áreas, como a escola.

Quando um professor sente que um aluno falhará em sua matéria e comunica isso a ele, este, inconscientemente, acredita e age de tal forma que o que se afirma torna-se realidade.

Como podemos ver, a profecia autorrealizada é bastante presente em situações negativas. No entanto, o efeito Pigmaleão pode ser usado de maneira positiva.

Descubra aqui: Pessoas passivo-agressivas: 3 coisas que você deve saber sobre estas grandes manipuladoras

Como ocorreu com Ovídio, acreditar que podemos ter sucesso em um projeto, ou que podemos realizar um sonho no qual ninguém nos apoia, pode nos levar a alcançá-lo.

Mulher pensando no que pode acontecer e gerando uma profecia autorrealizada,

Nada é impossível. No entanto, nossa vida é governada mais pelo negativo do que pelo positivo. Muitas vezes, as pessoas nos deixam para baixo. Portanto, o efeito Pigmaleão tem muitos exemplos mais negativos do que positivos.

O efeito Pigmaleão e a lei da atração

Podemos comparar esta profecia autorrealizada com a lei da atração. Realmente, quando acreditamos em algo, estamos atraindo isso irrefutavelmente, até que um dia, sem esperar, torna-se realidade.

Não há magia envolvida. Tampouco são coisas do destino. A resposta é que nossa atitude muda.

Por exemplo, não agiremos da mesma forma se confiarmos em nosso parceiro, que se pensarmos continuamente que ele vai nos trair com outra pessoa.

Nossas ações vão esculpir um caminho cujo fim não podemos evitar.

No entanto, não prestamos atenção e, portanto, acabamos nos surpreendendo com o que decidimos de alguma forma, e que aconteceu.

Você já se encontrou na situação de atrair o mesmo tipo de pessoas? Talvez pessoas mentirosas ou infiéis.

Leia este artigo: Qual é o verdadeiro segredo da atração? Uma nova pesquisa científica responde!

Você acha que é azarado ou que ninguém à sua volta é bom.

No entanto, talvez você não tenha examinado dentro de si mesmo, e não percebeu que tem uma crença forte na parte inconsciente de seu cérebro, que faz você pensar que todos são mentirosos ou infiéis.

Nossos pensamentos e crenças são muito poderosos. Estar ciente disso pode ser usado para nossa vantagem.

Tenha a vida que você quer

Você pode ter a vida que deseja através de profecias autorrealizadas. Na verdade, acontece em várias ocasiões, seus pensamentos apenas atraem coisas que não o beneficiam e isso lhe machuca.

Por que não tentar fazer o contrário? Porque isso exige muito esforço de sua parte. Livrar-se de pensamentos negativos e crenças instaladas pode ser um trabalho muito cansativo.

Imagine tudo o que você atraiu de negativo e pense que, se você quiser, pode fazer o contrário.

Imã que atrai profecias autorrealizadas

Antes de sair, não perca: Se eu mudar, tudo muda: 5 passos para programar seu subconsciente

Temos que mudar as crenças, assumir novas perspectivas e, acima de tudo, acreditar no que queremos. Confiar em nós mesmos será fundamental para que a profecia seja cumprida. Somos os criadores de nossa vida.

 

Recomendados para você