Produtos à prova d’água ​​e os resistentes à água: Qual a diferença?

13 de janeiro de 2019
A diferença entre um protetor está no tempo de eficácia do produto na pele, por isso devemos adaptá-lo às nossas necessidades específicas. Você sabe qual é a diferença entre os produtos à prova d’água ​​e os resistentes à água?

Claro que você sabe que FPS escolher, e até mesmo a apresentação do produto, mas talvez você precise saber as diferenças entre produtos à prova d’água e os resistentes à água. Embora essas características não sejam essenciais em um protetor solar, elas serão de grande ajuda para a sua pele.

Você sabe como escolher seu protetor solar?

Mulher tomando sol com produtos à prova d’água

A primeira coisa que você deve ter claro antes de escolher um protetor solar é qual é o seu fototipo. Ou, em outras palavras, seu tipo de pele de acordo com a reação solar. Nem todas as peles resistem à radiação solar da mesma maneira.

Por exemplo, pessoas muito brancas são mais sensíveis ao sol, por isso precisam de mais proteção. As células de pessoas com pele mais escura produzem mais melanina, e a pele é protegida naturalmente. Isso não significa que essas pessoas não precisem de protetor solar, mas que podem usar um com menos FPS.

O FPS ou fator de proteção solar é o número que você costuma ver nas etiquetas dos protetores. Os FPS mais comuns são os de 15, 30 e 50+. Você deve escolher o número indicado de acordo com o seu fototipo. Se você se queima muito rápido use um FPS maior que 30, e se você demorar um pouco mais para se queimar, pode usar um FPS mais baixo.

Você também deve escolher seu protetor de acordo com as necessidades da sua pele. Existem produtos específicos para pele seca, oleosa, normal, ou com tendência à acne. E cada um tem uma apresentação especial que pode ser em creme, spray ou gel.

Quando você vai para a praia ou piscina no verão e gosta de dar um mergulho, outra variável é adicionada: a água. Para que o FPS do seu protetor não seja afetado tão rapidamente recomenda-se o uso de produtos à prova d’água ou resistentes à água.

Leia: Protetores solares: descubra a diferença entre os fatores de proteção 15, 30 e 50

Qual é a diferença entre produtos à prova d’água e os resistentes à água?

Certamente você já ouviu os termos à prova d’água e resistente à água muitas vezes. Embora eles costumem ser confundidos não significam a mesma coisa, e tudo se baseia no nível de eficácia de cada um.

Produtos à prova d’água mantêm sua eficácia por um período igual ou superior a 80 minutos após o contato com a água. Por outro lado, os produtos resistentes à água só se mantêm por 40 minutos.

Quando você usa um protetor à prova d’água pode estar na água tranquilamente por 80 minutos, sem perder sua capacidade de proteção. Da mesma forma, recomenda-se tomar banhos não mais do que 20 minutos. Nesse caso, você poderia tomar quatro banhos de 20 minutos cada.

No que diz respeito aos que são resistentes à água você pode tomar dois banhos de 20 minutos, antes que o produto comece a perder sua capacidade fotoprotetora. No entanto, não pense que esse tempo é preciso. O ideal, após cada banho, é aplicar um pouco mais de protetor solar.

O fator de proteção não é reduzido apenas pelo contato com a água, mas também pelo atrito constante com a toalha ou as roupas. Talvez você tome banhos curtos, mas toda vez que sai da água é normal secar, e isso remove o produto da pele. Desta forma, a eficácia é reduzida.

Descubra: Qual é a diferença entre protetor solar, bronzeador e creme solar?

Recomendações gerais ao usar protetor solar

Mulher usando produtos à prova d’água

  • Aplique o protetor meia hora antes de estar no sol.
  • Se você se banhar constantemente na praia ou na piscina, lembre-se de aplicar o produto a cada 20 minutos ou meia hora.
  • Evite esfregar sua pele muito com uma toalha quando tiver passado protetor solar.
  • Escolha o melhor fator de proteção solar para você.
  • Não se exponha ao sol das 12h às 16h. Nesse período, há incidência direta do sol em nossa pele.
  • Mude sempre de lugar, não fique só em um lugar recebendo todos os raios solares. Isso reduzirá o risco de insolação.
  • Certifique-se de ter um protetor contra os raios UVB e UVA.
  • Não use um protetor solar vencido.

Agora que você sabe a diferença entre os produtos à prova d’água e os resistentes à água, pode se preparar para este verão. Vá para as lojas especializadas e verifique detalhadamente o rótulo de cada embalagem para escolher o protetor indicado. Não economize e compre o melhor para você. Sua pele merece isso!