Por que me dão picadas na barriga?

3 de agosto de 2018
Com dor de estômago persistente é importante ver um especialista para evitar efeitos colaterais sérios. Descubra as causas das picadas na barriga nesse artigo.

Você sente picadas na barriga? Esses desconfortos têm origem diversa. Por outro lado, são classificados de acordo com a intensidade e frequência em que se manifestam. Uma vez que são determinados esses aspectos, o especialista pode fornecer um diagnóstico.

Deve notar-se que as picadas na barriga, ou as doenças na área abdominal, podem ter uma origem digestiva ou infecciosa.

Eles também podem ocorrer como resultado do desconforto pré-menstrual. Portanto, é importante prestar atenção às picadas na barriga porque podem ser indicativas do nosso estado de saúde.

Tipos de dor

  • Localizada. As picadas sentidas no lado do estômago podem indicar problemas na vesícula biliar ou no apêndice.
  • Generalizada. A dor é mais forte no meio do abdômen e geralmente é devida a vírus, gases ou indigestão.
  • Câimbra. O desconforto dura cerca de 24 horas no máximo e apresenta sintomas como febre e diarreia.
  • Cólica. É uma dor intensa e súbita.

Veja também: Reduza as cólicas de seu bebê com estes 4 remédios caseiros

Causas de picadas na barriga

Intoxicação

As picadas na barriga podem ser cuasadas por alimentos gordurosos

O envenenamento ocorre quando o alimento tem germes ou uma substância tóxica que ataca diretamente o corpo.

O paciente sente picadas na barriga, gases e espasmos na área abdominal porque os intestinos ficam irritados. A menos que se apresentam náuseas ou queimação ao urinar, pode ser gastroenterite.

Síndrome do intestino irritável

Esta síndrome provoca pontadas no estômago que, na realidade, são dores abdominais agudas e, em alguns casos, são acompanhadas de gases.

Em geral, o paciente apresenta tensão abdominal e problemas no processo digestivo, uma vez que o acúmulo de gases causa constipação, diarreia e excesso de muco. Há mesmo casos em que sente dor durante a defecação.

Apendicite

As picadas na barriga podem afetar o dia a dia

A apendicite ocorre quando há uma inflamação grave no órgão que está preso ao intestino grosso, o apêndice, que se localiza no lado direito do abdômen. Ele é bloqueado com fezes, objetos estranhos ao corpo, ou a presença de um tumor.

Enquanto isso, a dor é difusa e pode ir de leve para grave e vice-versa. No entanto, também é comum ter aumento de temperatura, vômitos e náuseas.

Recomendamos que você leia: 5 sinais iminentes de uma possível apendicite

Gravidez ectópica

Esta condição ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta fora do útero. A gravidez progride, mas causa dor e sangramento. Pode romper a trompa e causar uma falha cardiovascular com consequências fatais para a pessoa.

Existem algumas mulheres que experimentam sangramento vaginal e outras não, mas a dor começa de repente. Geralmente ocorre entre a quarta e a décima semana de gravidez. Essas picadas na barriga são, de fato, picadas agudas e persistentes.

Pancreatite

Moça com sintomas de picadas na barriga

Quando o pâncreas fica inflamado, é sentida uma sensação de queimação ou dor na parte superior ou média do estômago. Às vezes, as picadas vão para a parte inferior das costas.

O desconforto pode aparecer inesperadamente e desaparecer em dias. Mas também pode ser crônico, neste caso pode afetar o paciente por anos. Consulte o seu médico se, além das picadas na barriga, ocorrem vários dos seguintes sintomas:

  • Dói ao toque ou depois de comer.
  • Perda de peso.
  • Taquicardia.
  • Vômito.
  • Náusea.
  • Febre.

Diverticulite

Os divertículos são pequenos sacos ou bolsas que se formam na parede interna do intestino. A diverticulite ocorre quando se inflamam ou adquirem uma infecção. A pessoa sente calafrios na parte inferior do estômago. Somente em casos graves ocorrem hemorragias e é necessária a hospitalização imediata.

Confira esses 5 conselhos para cuidar do pâncreas

Endometriose

Mulher com sintoma de picadas na barriga

A dor pélvica é um sintoma muito comum quando a paciente sofre de endometriose. Geralmente ocorre durante os dias antes da menstruação.

No entanto, existem mulheres que não apresentam desconforto. Esta condição ocorre quando as células encontradas no revestimento do útero crescem em outras áreas do corpo, como por exemplo a pélvis.

Intolerância a lactose

Quando o corpo não produz suficiente enzima lactase, é impossível digerir a lactose que é encontrada principalmente no leite e em alguns produtos lácteos.

Portanto, o intestino não funciona corretamente e reduz a absorção de nutrientes. A pessoa afetada tem: gases, inchaço e dor leve na área abdominal.

Recomendações

Tanto para evitar as picadas na barriga quanto para tratá-las, o mais aconselhável é optar por:

  • Mastigar os alimentos lentamente para dar ao trato digestivo a chance de exercer sua função.
  • Evite dormir quando sente dor no estômago. É melhor sentar e esticar as pernas.
  • Se sentir dor, é necessário reduzir a ingestão de produtos lácteos.
  • Evite alimentos gordurosos ou picantes.
  • Exercite-se, pelo menos, 3 vezes por semana.
  • Reduza o consumo de álcool e cigarros.
  • Consuma 5 porções de comida por dia.
  • Aumente a ingestão de água.
Recomendados para você