Podemos superar a tristeza com alimentos e remédios naturais?

Você sabia que alguns alimentos, como o aveia ou o cacau puro, podem ajudar a regular o nosso sistema nervoso e promover a produção de endorfinas para nos ajudar a superar a tristeza? Veja como superá-la com alimentos e remédios naturais

Você sabia que pode superar a tristeza com alimentos e remédios naturais, como flores de Bach ou óleos essenciais?

Descubra como se sentir cheio de alegria, vitalidade e otimismo sem ter que recorrer a substâncias químicas.

Você pode superar a tristeza com alimentos e remédios naturais?

A tristeza é um estado de espírito negativo que podemos sentir em diferentes situações, como, por exemplo, a morte de um ente querido ou por não termos alcançado um objetivo proposto.

No entanto, o problema é quando essa tristeza permanece em nós e se torna uma espécie de doença crônica que nos prejudica mesmo em um nível físico, além de dificultar nossas relações pessoais e sociais.

Quando ainda não falamos sobre a depressão, é possível superar a tristeza naturalmente, com a ajuda de alimentos e suplementos que têm a virtude de equilibrar o sistema nervoso e as emoções sem qualquer risco de efeitos colaterais.

Depois de um tempo, nós mesmos nos sentiremos melhor e poderemos parar de tomar esses remédios se quisermos.

Remédios naturais

1. Flores de Bach

Flores de bach ajudam a superar a tristeza

As flores de Bach são essências extraídas de plantas e agem ao nível da energia para tratar todos os tipos de distúrbios emocionais como o medo, a raiva, o ciúme, a apatia, ansiedade, estresse, culpa, etc.

A grande vantagem que esse tratamento tem, ao contrário de outros remédios, é que não tem contraindicações ou efeitos colaterais, nem causa dependência.

Para superar a tristeza com alimentos e remédios naturais, podemos escolher o seguinte:

  • Gentiana (Gentian): para aqueles casos em que conhecemos a causa da tristeza, como problemas de família, no trabalho, etc.
  • Mostarda (Mustard): para quando a tristeza não tem causa aparente.
  • Rosa Silvestre (Wild Rose): eficaz nas ocasiões em que a tristeza é acompanhada por uma falta de vontade de fazer as coisas sem motivação.
  • Genista (Gorse): neste caso, deve-se usar quando a tristeza já se tornou crônica e a pessoa sente um grande desespero.
  • Castanha doce (Sweet Chestnut): pode nos ajudar quando há grandes angústias e desesperos e chora facilmente.

Podemos combinar as flores que mais precisamos e tomar 4 gotas 4 vezes ao dia.

Leia também: Florais de Bach para quem se sente sobrecarregado

2. Óleos essenciais de cítricos

Os óleos essenciais são excelentes para melhorar muitos problemas físicos e mentais através do efeito benéfico exercido por seu poderoso aroma sobre nós.

O grupo de óleos cítricos, que são extraídos da casca de limão, laranja, tangerina e toranja, destacam-se pela capacidade de trazer alegria, energia, vitalidade e criatividade.

Da mesma forma, eles também são úteis para combater a depressão e melhorar o humor em geral.

Podemos usá-los em difusores aromáticos, como perfumes ou misturados com nossos produtos cosméticos, ou em nossos detergentes e produtos de limpeza doméstica. O importante é deixar o cheiro nos impregnar.

3. Aveia

Aveia ajuda a superar a tristeza

aveia é um alimento que deve estar presente na dieta das pessoas que sofrem frequentemente estados de tristeza, porque ela atua de forma reguladora sobre o sistema nervoso.

Tem a capacidade dupla de elevar o espírito e a vitalidade antes dos estados de decadência, ao mesmo tempo em que acalma estados de nervosismo e ansiedade.

Além disso, a aveia tem um alto teor de fibras que regula o trânsito intestinal e reduz os níveis de açúcar no sangue. Também é excelente nas dietas de perda de peso, porque é muito saciante.

Podemos consumi-la sob a forma de granola, em biscoitos ou mesmo em pratos salgados, como sopas e cremes.

4. Fermento de cerveja

Leveduras nutricionais ou leveduras de cerveja são suplementos que geralmente são comercializados em pó ou flocos, e que podemos misturar com qualquer bebida ou alimento para enriquecê-lo e aumentar a quantidade de vitaminas e minerais.

O fermento de cerveja nos ajuda a combater a tristeza e outros distúrbios do sistema nervoso de forma natural, enquanto é um remédio de beleza poderoso para a pele, cabelo e unhas.

Visite este artigo: A dieta do levedo de cerveja

5. Cacau

Cacau ajuda a superar a tristeza

cacau puro, ao contrário dos chocolates ricos em gorduras e açúcares, é um alimento medicinal que reduz a dor, tristeza e ansiedade e causa uma sensação imediata de felicidade.

Isso acontece porque estimula a produção de endorfinas, que nos dá prazer e bem-estar. 

Recomendados para você