Como podemos dormir melhor?

A falta de sono pode causar problemas de saúde. Evite atividades estimulantes pelo menos três horas antes de dormir, como fazer atividade física e, também, assistir televisão.
Como podemos dormir melhor?

Última atualização: 23 janeiro, 2019

Hoje falaremos sobre os efeitos nocivos de um mau descanso na saúde e daremos conselhos para dormir melhor. O nosso corpo precisa de 7 a 9 horas de sono para realizar eficientemente as atividades do dia seguinte. Quem dormir 6 horas ou menos se expõe a riscos em sua saúde.

A falta de sono causa quais transtornos?

A curto prazo

  • Falta de concentração
  • Torpor
  • Cansaço

A longo prazo

  • Aumento no risco de sofrer um AVC
  • Risco aumentado de diabetes
  • Perda de memória
  • Obesidade
  • Debilitação do sistema imunitário
  • Risco aumentado de câncer
  • Danos aos ossos

Estes danos não devem ser negligenciados. Para os que dormem seis horas ou menos, aconselha-se prestar atenção aos seguintes conselhos para descansar bem e despertar totalmente renovados.

Conselhos para dormir melhor

1. Dormir e acordar nos mesmos horários para evitar as dificuldades de conciliar o sono.

2. Começar o dia com um café da manhã nutritivo.

3. Não jantar copiosamente pouco antes de dormir.

4. Evitar o consumo de cafeína ou bebidas estimulantes horas antes de dormir, estas podem permanecer no corpo durante 3-5 horas.

5. Não realizar atividades físicas 3 horas antes de dormir.

6. A luz do quarto é muito importante. Se possível, durma no escuro ou com pouca luz.

7. A temperatura da casa deve estar agradável e equilibrada.

8. Evitar trabalhar no quarto. Permitir que o cérebro o associe com a hora de dormir.

9. Estabelecer uma rotina para ir dormir, incluindo meditação, banhos relaxantes, ouvir música suave, ler um livro, respirar lenta e profundamente várias vezes. O importante é relaxar e, assim, adormecer mais facilmente.

10. Não assistir televisão antes de dormir e, se possível, não ter uma no quarto.

11. Beber um chá relaxante.

12. Dormir com roupa folgada e confortável.

13. Evitar alimentos gordurosos e muito salgados à noite.

A seguir, propomos algumas medidas naturais benéficas. Dentre os chás que ajudam na hora de dormir estão:

Camomila

 

Por suas propriedades relaxantes, é conveniente consumir a infusão de uma colher de camomilas secas antes de dormir. Seu uso não é recomendado durante a gestação.

Leia também: Tônico de camomila e pepino para firmar a pele

camomila

Valeriana

 

Tem propriedades que ajudam a dormir. Deixe descansar 15 gramas da raiz em um copo de água durante a noite. Beba um copo no período da tarde e, outro, antes de dormir. Não misture com antidepressivos, anti-histamínicos ou anticonvulsivos. Evite seu uso durante a gestação, lactação e em crianças pequenas.

Boldo

Tem efeitos sedativos e calmantes. Beba a infusão de 2,5 gramas de folhas secas de boldo em 100 ml de água antes de dormir. Não consumir se tiver diarreia e cálculos biliares, e não combinar com anticoagulantes ou outros medicamentos.

Lúpulo

Acalma os nervos e prepara para um descanso restaurador. Beba a infusão de uma colher de chá de flores secas em uma xícara de água antes de dormir.

Tília

Beber a infusão de uma colher de flores secas em um copo de água, meia hora antes de ir dormir.

Leia também: Sucos de vegetais para você se recuperar depois de cometer excessos

tília

Suco de limão

Acrescente ao suco de limão, duas colheres de chá de mel e, então, misture com água morna.

Manjericão

Ideal para pessoas nervosas e estressadas. Faça um banho com óleo essencial de manjericão para adormecer mais facilmente.

Estas recomendações ajudarão você a dormir melhor e a despertar com mais disposição para realizar com sucesso todas as suas atividades. Não abuse das doses recomendadas. Se o desconforto persistir, consulte um especialista.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.