Plano de hoje para parar de fumar: Vamos lá?

Além de aliviar a síndrome de abstinência, graças ao alcaçuz, supriremos a necessidade psicológica de ter algo na mão ou na boca

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Existem aqueles que sentem ansiedade, ira, fraqueza; outros sofrem problemas de sono e uma sensação contínua de fome, outros notam como o humor muda.

Outro aspecto que devemos levar em consideração na hora de parar de fumar é aos efeitos da abstinência devemos somar também certas situações associadas ao hábito do tabaco.

Pode ser que, ao acordarmos pela manhã, recorramos àquele necessitado cigarro ou ao hábito de sair para dar uma pitada.

Manter o controle e estar motivado é algo fundamental. Seu corpo se acostumou a essa dose regular de nicotina, mas será a sua mente que lhe dirá com firmeza que terá que viver sem ela, porque você deseja ganhar qualidade de vida, longevidade e saúde.

Estes não são estímulos suficientes para parar de fumar? Comece hoje mesmo. Veja que plano temos para hoje.

1. Enfrentar o primeiro pensamento do dia

O alcacuz evita a vontade de fumar

Os fumantes tendem a comentar que um dos momentos mais difíceis a serem enfrentados é o despertar pela manhã. De imediato sentem a síndrome de abstinência e podem então recorrer ao primeiro cigarro do dia para, enfim, relaxar.

  • Saiba que isso irá acontecer, logo o que deve fazer ao acordar é manter a força de vontade e recorrer a algumas nozes deixadas no criado mudo, com a intenção de colocá-las rapidamente na boca e “mantê-la ocupada”, ou mesmo uma raiz natural de alcaçuz.
  • Devido ao seu sabor forte, o alcaçuz atua como um bom mediador para aliviar a síndrome de abstinência.
  • Evite tomar café, a não ser que precise dele para acordar, mas saiba que esta bebida tende a estar associada com o tabaco e que também aumenta a ansiedade.
  • Comece o dia com uma tigela de aveia. É relaxante e nos oferece vitaminas e minerais ideais para equilibrar nosso sistema nervoso.
  • Você pode também tomar uma infusão de camomila ou valeriana. Como você já sabe, a fitoterapia é sempre excelente para ajudar a deixar de fumar.

Recomendamos a leitura: Os efeitos das emoções e pensamentos negativos em nosso corpo

2. Eliminar o cheiro de tabaco da casa

É uma estratégia não só higiênica como também simbólica para visualizar a “libertação”, aquela vontade de eliminar todo rastro de nicotina de nossa vida.

  • Hoje você decidiu parar de fumar, logo pode começar, por exemplo, por lavar toda aquela roupa que cheira a tabaco, assim como as cortinas e tudo aquilo da sua casa onde possa estar impregnado o cheiro de nicotina.
  • Se você tende a fumar no carro, é necessário também limpar o estofado e tudo aquilo que você vê com o clássico “tom amarelado”. É higiênico e libertador.

3. Pequenos lanchinhos ao longo do dia e alimentos novos para experimentar

Sushi ajuda a parar de fumar

A síndrome de abstinência irá acompanhar você ao longo de toda a jornada, logo a estratégia básica será enganá-la, dissuadi-la e enfrentá-la com uma vontade clara.

Para isso recorra a pequenos lanchinhos que não engordem, mas que saciem a ansiedade. Anote quais são:

  • Uma maçã verde com casca
  • Goji
  • Açaí
  • Nozes
  • Amêndoas
  • Chocolate amargo
  • Salada de espinafre com pedaços de abacaxi, nozes e azeite de oliva
  • Pedaços de mamão com uvas
  • Um iogurte branco natural
  • Tâmaras
  • Meio abacate
  • Pão de centeio

Outro recurso excelente para combater a síndrome de ansiedade e esquecer um pouco a necessidade de fumar é dedicar um pouco mais de tempo à cozinha e experimentar sabores novos, com alimentos que não provamos ainda.

São estímulos novos que irão despertar o interesse de nossos sentidos, despistando assim a síndrome de abstinência.

  • As algas, por exemplo, são um recurso natural muito saudável e que reduz a ansiedade. São ricas em ferro, iodo e triptofano e nos oferecem muitas possibilidades na hora de cozinhar.
  • Recorra ao arroz integral, ao arroz basmati ou a diferentes especialidades que ofereçam aos seus pratos novos e ricos sabores. São saciantes e, além disso, dispõem de grãos integrais e fibras, que também reduzem a ansiedade.
  • Não se esqueça dos saudáveis peixes frescos como o salmão. Você pode, por exemplo, preparar pratos orientais como o clássico sushi. Este prato oferece sabores muito intensos e são opções muito saudáveis.

4. Novas atividades em sua rotina

Ioga ajuda a parar de fumar

Seu propósito é deixar de fumar e hoje você colocou ele em prática, esse terá como principal objetivo esquecer que seu corpo precisa de doses de nicotina.

Assim como vamos nos esforçar para comer melhor e inovar um pouco na cozinha para encontrar sabores novos e estimulantes, façamos o mesmo na rotina:

  • Marque aulas de ioga para poder relaxar e exercitar seu corpo.
  • Opte por aulas de dança ou algum esporte que ponha seu organismo em movimento e o ajude a “liberar” a ansiedade.
  • Dedique vários momentos do dia para “desafogar” a inquietação: saia para caminhar, nadar, faça atividades novas que antes não praticava e que desviem sua atenção.
  • Adquira interesses que o motivem e que sejam interessantes, e principalmente, evite passar muito tempo com fumantes.

Busque o ar livre e gente mais saudável!

 

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