Perda de peso: hábitos saudáveis ​​que a prejudicam

Mesmo se você estiver levando uma vida saudável com hábitos saudáveis, existem alguns que podem prejudicar a sua perda de peso. A razão? Eles não são tão bons quanto você pensa.
Perda de peso: hábitos saudáveis ​​que a prejudicam

Última atualização: 02 Fevereiro, 2021

Existem vários hábitos que, embora pareçam saudáveis, podem ser contraproducentes para a perda de peso. O grande erro que muitos cometem é exagerar no que diz respeito a esses hábitos, ou pensar que funcionam só porque alguns se sentem bem.

A verdade é que a perda de peso pode variar de uma para pessoa para outra, por isso é um processo que deve ter apoio profissional. Se você não consegue atingir um peso saudável, consulte um médico e nutricionista para determinar o melhor plano para você.

Além disso, a partir de agora, tente evitar aqueles bons hábitos que, na hora de perder peso, não são a melhor opção. No espaço a seguir, falaremos sobre isso em detalhes.

Hábitos saudáveis ​​prejudicam a perda de peso

Um estudo recente publicado no Journal of Human Nutrition and Dietetics sugere que a adoção de estratégias para formar hábitos saudáveis ​​é um fator determinante na manutenção da perda de peso. Por esse motivo, é importante obter bons conselhos sobre as práticas de estilo de vida que podem nos ajudar.

Nesse sentido, devemos identificar aqueles hábitos que, embora tenham sido classificados como saudáveis, podem de fato nos prejudicar quando tentamos emagrecer. A razão? Muitas vezes nós os interpretamos mal ou nos deixamos levar por tendências que não são muito boas para o nosso corpo.

1. Reduza drasticamente as porções de comida

Conseguir que a quantidade que você come seja a correta, não deve significar matar você de fome. Se você reduzir muito o que coloca no prato, seu corpo vai reagir a isso, e nada de bom vai acontecer. De acordo com a pesquisa publicada na Perspectives on Psychological Science:

“Uma redução na ingestão de energia é neutralizada por mecanismos que reduzem a taxa metabólica e aumentam a ingestão de calorias, garantindo a recuperação do peso perdido”.

Portanto, os hormônios se voltarão contra você e você entrará em um estado contínuo de fome. O resultado é que a ansiedade aparecerá e você terá uma sensação de fracasso em seu plano. A solução é conseguir um equilíbrio perfeito na dieta, incluindo fontes de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis ​​em porções justas.

2. Apostar em alimentos light

Apostar em alimentos light ​​prejudica a perda de peso

Apostar em alimentos light, ou com baixo teor de gordura não é um sinônimo positivo para os seus interesses. Essa variedade de produtos, como os rotulados como zero ou “baixo teor de gordura”, só contém menos açúcar e gordura do que as suas versões originais, de acordo com publicação do National Health Service.

Portanto, basear a dieta em alimentos lights não é uma boa forma de perder peso. A melhor maneira de fazer isso é incluir alimentos orgânicos de baixa caloria, como frutas, vegetais, grãos inteiros e carnes magras. Claro, tudo na medida certa.

3. Recorrer sempre às barras e bebidas energéticas

Encher seu depósito de energia com barras e bebidas energéticas, é uma boa ideia se você vai praticar esportes de intensidade. A maioria é muito rica em calorias e pode não ser a melhor opção se você estiver acima do peso.

Por outro lado, algumas apresentações comerciais contêm muito açúcar adicionado. Portanto, conforme detalhado em estudo publicado na revista Open Heart, elas podem levar a um déficit de nutrientes e energia em pessoas com obesidade.

Recomendamos água antes, durante e depois das sessões de exercícios. Além disso, se você quiser uma opção mais saudável para aumentar seu nível de energia, recorra às oleaginosas. Um punhado será suficiente para recarregar sua energia.

4. Fazer exercício de cardio em excesso

Fazer um exercício cardio em excesso ​​prejudica a perda de peso

Certamente, este é um dos piores hábitos saudáveis ​​integrados. Não fique obcecado em fazer cardio todos os dias. Você não perderá tanto peso quanto se combinasse cardio com trabalho de força.

Se você conseguir fortalecer seus músculos, vai queimar mais calorias. Para obter os resultados esperados, é melhor consultar um treinador profissional.

5. Abusar de adoçantes artificiais

Adicionar açúcar aos alimentos é uma má ideia, quer você esteja tentando perder peso de forma saudável ou não. Porém, para evitar isso, não caia na opção de alimentação com adoçantes artificiais, pois não é a melhor ou a mais benéfica.

De acordo com uma pesquisa publicada no Yale Journal of Biology and Medicineos adoçantes artificiais estão relacionados ao aumento do apetite e do desejo por alimentos açucarados. Portanto, quando se trata de perder peso, eles podem realmente ter o efeito oposto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma série de recomendações sobre a ingestão de açúcares para crianças e adultos. Consulte-as para ter uma ideia melhor do que fazer e, caso tenha mais dúvidas, consulte um nutricionista.

6. Priorizar os alimentos sem glúten

Priorizar os alimentos sem glúten ​​prejudica a perda de peso

Tornou-se moda consumir alimentos sem glúten para perder peso porque são considerados mais leves do que outros. No entanto, não é bem assim. Na verdade, é um erro comum entre as pessoas pensar que esses produtos são benéficos para elas quando não elas não sofrem de doenças celíacas.

A menos que você seja celíaco, você não deve tomar essa decisão. Conforme detalhado em um estudo publicado no Diabetes Spectrum, seguir uma dieta sem glúten do nada pode reduzir a qualidade da dieta, levando em muitos casos a deficiências nutricionais.

Resumindo

Evite esses hábitos aparentemente saudáveis, mas ​​que são contraproducentes, para manter uma dieta saudável e um peso saudável. Os segredos para uma dieta saudável são medir bem as proporções, combinar bem os alimentos e garantir que cada prato tenha as quantidades certas de cada nutriente.

Além disso, devemos ter em mente que nossas necessidades podem variar de acordo com a nossa idade, saúde e hábitos. Portanto, é melhor obtermos um plano das mãos de médicos e nutricionistas treinados.

Pode interessar a você...
A importância de uma boa alimentação para um estilo de vida saudável
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
A importância de uma boa alimentação para um estilo de vida saudável

É essencial respeitar uma regra principal: evitar todos os tipos de excessos. Não se trata de comer pouco nem de exagerar nas porções.



  • Cleo, G., Isenring, E., Thomas, R., & Glasziou, P. (2017, October 1). Could habits hold the key to weight loss maintenance? A narrative review. Journal of Human Nutrition and Dietetics. Blackwell Publishing Ltd. https://doi.org/10.1111/jhn.12456
  • Benton D, Young HA. Reducing Calorie Intake May Not Help You Lose Body Weight. Perspect Psychol Sci. 2017;12(5):703–714. doi:10.1177/1745691617690878
  • DiNicolantonio JJ, Berger A. Added sugars drive nutrient and energy deficit in obesity: a new paradigm. Open Heart. 2016;3(2):e000469. Published 2016 Aug 2. doi:10.1136/openhrt-2016-000469
  • Yang Q. Gain weight by “going diet?” Artificial sweeteners and the neurobiology of sugar cravings: Neuroscience 2010. Yale J Biol Med. 2010;83(2):101–108.
  • Jones AL. The Gluten-Free Diet: Fad or Necessity?. Diabetes Spectr. 2017;30(2):118–123. doi:10.2337/ds16-0022