Pelo encravado depois da depilação. Como tratá-lo?

Pelo encravado! Quem já não passou por esse problema depois da depilação. À medida que os dias passam, você começa a perceber uma pequena e dolorosa inflamação. Você tem um pelo encravado e não sabe como tratá-lo, dói, você fica incômoda e além de tudo, é antiestético.
Pelo encravado depois da depilação. Como tratá-lo?

Última atualização: 02 julho, 2020

Em ocasiões, pode desencadear um problema mais sério, como um quisto e devemos nos submeter a uma pequena intervenção para eliminar essa infecção.

Este processo nos obriga a ter que prevenir no futuro esses pequenos inconvenientes na nossa depilação diária. Entretanto, existem remédios caseiros simples com os quais é possível eliminar esse pelo encravado.

Explicamos o que fazer e como melhorar suas rotinas de beleza depois da depilação.

Como se desfazer do pelo encravado?

O pelo é, sem dúvida, uma de nossas preocupações.

No caso das mulheres, não há nada mais incômodo do que essa rotina quase diária para fazê-lo desaparecer, seja mediante a cera, a depilação laser ou a clássica lâmina.

No caso dos homens, e apesar de que agora as barbas estejam na moda, cabe dizer que eles também não estão isentos desse problema.

Portanto, também vão valer para eles esses remédios simples que hoje queremos apresentar.

Por que costuma aparecer o pelo enquistado?

Em ocasiões, determinados pelos, em vez de sair com normalidade através do folículo e da pele, ficam no interior, ocasionando uma infecção.

À medida que crescem e não conseguem emergir, se transformam em um quisto. E isso é uma coisa perigosa. Mas, podemos eliminá-los? Com certeza!

Mas isso não é fácil e devemos manter algumas medidas higiênicas muito especiais:

1. Você deve tomar um banho de chuveiro com água quente

Água quente para o pelo encravado.

Efeitos da água quente:

  • Abre nossos poros,
  • Tonifica a pele,
  • Relaxa a capa da epiderme, tornando-a mais mole e permeável.

Como resultado de um banho bem quentinho, a pele vai receber muito melhor o tratamento que vamos aplicar.

Deixe que a água quente caia na área onde está o pelo encravado, seja nas pernas, na virilha ou nas axilas.

2. Uma suave esfoliação

Esfoliação para o pelo encravado.

O  segundo passo é muito simples. Precisamos esfoliar e estimular essa área eliminando a pele morta, mas sem ser de maneira agressiva. Mas faça isso de maneira delicada, com uma massagem suave.

Você pode usar uma luva esfoliante ou uma esponja. Mas, você também pode utilizar esfoliantes caseiros que, como se sabe, são igualmente efetivos. Quer algum exemplo?

  • O café usado.
  • Azeite de oliva e açúcar.
  • Sal grosso.
  • Aveia e mel.

As quantidades vão depender da zona que se deseja esfoliar, onde está o pelo encravado. Em geral, uma colher só é suficiente. Logo depois, aplique na luva de banho e faça uma suave massagem no lugar do pelo encravado.

3. Os melhores óleos essenciais para o pelo encravado

Óleos essenciais para o pelo encravado.

Depois do banho quente e da esfoliação, secaremos bem a pele e vamos aplicar, com ajuda de uma haste flexível de algodão, algum dos seguintes óleos essenciais:

Óleo essencial de hamamelis

Por que ele é adequado ?

  • O óleo de hamamelis é um grande aliado para reduzir as inflamações e as infecções, porque trata o tecido ferido reduzindo possíveis infecções.
  • É um bom adstringente, rico em taninos, e por outro lado, estimula a circulação sanguínea.

Como devo preparar o tratamento?

É só aplicar uma gotinha na zona onde está o pelo encravado e fazer uma suave massagem com a haste flexível de algodão. Faça isso duas vezes por dia.

Óleo essencial de árvore de chá

Por que ele é adequado ?

  • É o melhor antibacteriano natural que se pode encontrar, reduz a infecção e seca o pontinho inflamado para permitir que o pelo volte a sair.
  • Em pouco mais de um dia, você vai ver como para de doer e a inflamação diminui.

Como devo preparar o tratamento?

É muito simples, vamos fazer o mesmo que com hamamelis.

Depois do banho quente e de secar adequadamente a pele, é só aplicar uma gotinha desse óleo essencial, e fazer uma massagem com a haste de algodão.

Não deixe de ler também. 4 dicas para uma boa depilação

Primeiro, aplique um pano quente na zona afetada para, depois, umedecê-la com o óleo antibacteriano e anti-inflamatório.

Se você quiser resultados mais rápidos, então realize o procedimento duas vezes ao dia.

4. Como extrair o pelo encravado

Pernas depiladas
  • Nunca faça com as mãos.
  • Use pinças afiadas e desinfetadas.
  • Quando o pontinho estiver seco e seja possível ver claramente o pelo, segure-o com as pinças com cuidado e extraia-o.
  • Por último, aplique na área um pouquinho de aloe vera ou óleo essencial de rosa mosqueta para que cicatrize e se seque adequadamente, evitando, dessa maneira, possíveis infecções.

O importante para prevenir esse tipo de problemas, é que seja realizada sempre uma boa esfoliação da pele antes da depilação e depois dela. Desse modo, eliminamos a pele morta e permitimos que o pelo cresça com normalidade.

Você gostou do nosso artigo? Sendo assim, não deixe de seguir a nossa página com mais dicas pra você.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Baztarrica Echarte, E., de Morentin, M. J. L. M., & Álvarez Villanueva, E. (2017). Complicación tras depilación a la cera. FMC Formacion Medica Continuada En Atencion Primaria. https://doi.org/10.1016/j.fmc.2015.11.013


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.