Os 5 passos para aplicar a abundância em sua vida

9 de dezembro de 2017
Por que não aprendemos a deixar de cobiçar o que não podemos e começamos a desfrutar de outras dimensões muito mais importantes, como é o caso da gratidão pelo que temos?

A abundância é a maravilhosa capacidade de priorizar as grandezas interiores antes de nossas carências.

É agradecer cada coisa que temos para, deste modo, ser muito mais sensíveis às oportunidades e alcançar assim a prosperidade.

Esta ideia, em uma simples aparência, encerra na realidade aspectos muito concretos que nos fazem refletir.

Vivemos em uma sociedade onde a acumulação de coisas e de bens é sinônimo de triunfo. Assim mesmo, ser fisicamente perfeito é, por sua vez, sinônimo de êxito social.

Até onde chegamos? Por que o adolescente que não tem o último modelo de telefone se sente frustrado? Por que nos odiamos quando nosso corpo não tem as medidas ideais?

Talvez, estejamos focando nossa realidade de um modo errado. É necessário reformular muitos de nossos esquemas de pensamento para nos permitir ser mais livres, mais sensíveis ao que de verdade importa.

Propomos refletir sobre essas 5 dimensões que, sem dúvidas, serão de ajuda para ter uma vida mais plena e feliz.

1. Comece a aplicar a abundância

Imagem de flor

Todos buscamos cobrir essas dimensões que configuram os cimentos da conhecida pirâmide de Maslow sobre as necessidades humanas.

  • Aspectos como a segurança de um lar, de recursos com os quais alimentarmos, vestirmos e nos desenvolvermos em nosso ciclo vital para cuidar de nossa saúde e bem-estar físico é, sem dúvida, algo essencial, algo prioritário.
  • Agora bem, em nossa sociedade moderna está presente um aspecto que todos conhecemos: o consumismo.
  • Vivemos uma realidade onde muitas vezes deixamos de lado o que já temos para focar nosso interesse no que nos falta. E o que nos falta, às vezes, não é mais do que um telefone de última geração, um carro mais elegante, a roupa na moda.
  • Tudo isso leva ao que nos referimos anteriormente: o triunfo ou status. Queremos o que os outros têm para nos sentirmos integrados, para fazermos parte dessa homeostase artificial tão comum em nosso mundo.

Pense se suas necessidades atuais são artificiais ou se respondem a uma carência autêntica, uma falta emocional concreta e longe desse consumismo.

2. Aprenda a praticar a gratidão

Uma forma de dar o passo para descobrir nossa autêntica abundância é agradecer o que já temos. É algo que frequentemente nos escapa, algo ao qual não damos o valor que merece.

  • Agradeça, em primeiro lugar, sua própria integridade, sua própria existência: viver e estar neste mundo é algo maravilhoso e cada dia que temos adiante se abrem novas oportunidades de ser feliz.
  • Seja capaz de se dar conta das grandezas que tem ao seu redor: família e amigos, grandes tesouros que lhe oferecem sua autentica abundância cotidiana.

3. A abundancia está nas coisas mais simples e elementares desta vida

Mulher desfrutando da abundância dos frutos da árvore

A abundância não está em dispor de uma conta corrente com muitos zeros.

Não está tampouco em acumular amigos em nossas redes sociais ou em colecionar roupas em nossos armários, joias nas gavetas ou automóveis em nossas garagens.

O segredo da felicidade está em saber apreciar as coisas mais simples e elementares que surgem em nosso dia a dia: um bom momento compartilhado com um amigo, fazer algo bem e nos sentirmos orgulhosos de nós mesmos, dar um passeio sozinho e desfrutar da natureza.

É assim onde se inicia a autentica abundância.

Descubra 5 conselhos para conservar o seu relacionamento

4. Deixe de focar sua vida na carência

Sabemos que aplicar este esquema mental em nosso dia a dia não é fácil. Não o é porque vivemos, queiramos ou não, em tempos de carência.

  • O trabalho digno não abunda, as desigualdades sociais são o ingrediente comum na maioria das capitais do mundo.
  • Ter uma casa própria é, em muitos casos, um privilegio ou uma aspiração que requer grandes sacrifícios e inversões.
  • Sentimos falta de muitas coisas, sabemos disso. Pode ser que seu corpo não seja perfeito, que seu cônjuge não seja o ideal e que seu trabalho não lhe permita demonstrar suas aptidões e habilidades.
  • Contudo, devemos ter claro um aspecto: não podemos focar nossa vida só no que nos falta. Se o fizermos, inundaremos nossa realidade de uma profunda insatisfação.

Valorize o que você já tem, agradeça e olhe com esperança sua realidade. Está cheia de oportunidade e só as poderá ver quando se sentir digno, tranquilo e com uma boa autoestima.

Leia também “com o tempo você se dará conta de que tem batalhas que já não valem a pena

5. Favoreça outro tipo de consciência orientada à prosperidade

Mulher feliz com borboletas aplicando a abundância

O que entendemos por prosperidade? Prosperidade é permitir que chegue uma etapa habitada pelo positivo, pela confirmação dos sonhos, dos anseios e da esperança.

A abundância interior é, sem dúvida, o passo para alcançá-la.

Isso se dá porque só quando nos sentimos seguros com nós mesmos, plenos em amor próprio, em respeito a nós mesmos e na autoestima, moveremos as engrenagens para alcançar esta dimensão.

Comecemos a aprender a desenvolver nossa abundância, essa que está dentro de nós.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com

Recomendados para você