Mostachón mexicano caseiro: descubra como fazer!

5 de fevereiro de 2019
O mostachón mexicano é uma deliciosa sobremesa com morango e biscoito que você pode preparar em casa com alguns passos simples e em cerca de trinta minutos.

Te mostraremos como preparar o mostachón caseiro. Esta sobremesa interessante satisfará a todos os convidados com um prato diferente e de sabor delicioso.

Mostachón caseiro com creme e morangos

Com os valores indicados abaixo, obteremos 10 porções, mas você pode adaptá-las as suas necessidades.

Ingredientes

  • 7 ovos
  • 2 xícaras de açúcar (400 g)
  • 1 colher de chá de baunilha (5g)
  • 1 colher de chá de fermento (5 g)
  • 2 ½ xícaras de biscoitos quebrados (500 gramas)
  • 1 ½ xícara de noz picada (300 g)
  • ¾ de xícara de açúcar de confeiteiro (150 g)
  • 1 xícara de queijo cremoso (250 ml)
  • 1 xícara de creme de leite (250 ml)
  • 2 1/2 xícaras de morangos (400 g)

Preparo

  1. Primeiramente, para começar a preparar este delicioso mostachón com creme e morangos pré-aqueça o forno a 180 °C. Por outro lado, deixe pronto um molde de forno untado com óleo ou manteiga por toda sua superfície.
  2. Enquanto o forno pré-aquece, quebre os ovos e separe as gemas das claras. Bata as claras junto com o fermento até obter uma mistura homogênea com consistência firme.
  3. Assim que esta primeira mistura estiver pronta, adicione a baunilha e as duas xícaras de açúcar. Mexa bem o conjunto até misturar corretamente os novos ingredientes.
  4. Logo depois, jogue toda esta mistura em um copo de liquidificador junto com os pedaços de noz e os de biscoito. Antes de bater, mexa um pouco o conjunto para que os ingredientes se misturem adequadamente. Depois disso, bata até conseguir uma pasta.

Montagem

  1. Com esta mistura pronta, jogue o conteúdo do copo na forma e asse durante uns 30 minutos. Controle o ponto de cozimento de acordo com o aumento da massa, ou abrindo o forno e enfiando uma faca na massa para ver se sai limpa.
  2. Enquanto o mostachón assa, prepare em uma tigela separada uma mistura com o queijo cremoso e o creme de leite. Adicionando também um pouco de açúcar de confeiteiro, mexa para conseguir uma textura de merengue.
  3. Posteriormente, passado o tempo de cozimento, a massa do forno estará no ponto, e você poderá tirar a forma e deixar que esfrie levemente.
  4. Finalmente, para terminar, derrame o merengue por cima da massa e nós decore a sobremesa com os morangos lavados e cortados em pedacinhos ou em lâminas.

Confira esse texto: Sobremesas light para não sentir culpa

Morango para preparar mostachón mexicano

Mostachóns de Utrera (Sevilha, Espanha)

Como uma segunda opção, mostraremos uma receita para preparar mostachóns típicos de Utrera, uma cidade na província de Sevilha, na Espanha. Para prepará-los você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 5 ovos
  • 1 xícara de açúcar (200 g)
  • 1 xícara de farinha (120 g)
  • Raspas de limão
  • 1 colher de chá de fermento (5 g)

Preparo

  1. Em primeiro lugar, bata os ovos junto com o açúcar e a raspa do limão durante aproximadamente 12 minutos. É importante que a mistura aumente o volume, para isso você pode prolongar o tempo batendo enquanto cria o volume necessário para consegui-lo.
  2. Logo em seguida, adicione a farinha e o fermento de forma envolvente para que não perca o volume da mistura anterior.
  3. Assim que estiver pronto, cubra uma assadeira com papel alumínio e vá derramando a mistura com uma colher de sopa, formando montinhos arredondados.
  4. Além disso, asse durante 10 minutos, aproximadamente, a uma temperatura de 180 ºC.

Montagem

  1. Depois de pronto, retire o mostachón do forno e deixe esfriarem. Quando estiver frio, polvilhe por cima um pouco de açúcar de confeiteiro.
  2. Outra opção interessante é polvilhar canela neles, de modo que consiga um outro tipo de sabor no acabamento desta sobremesa deliciosa.
  3. Finalmente, a melhor forma de conservar estes mostachóns de Utrera é empilhá-los bem entre o papel manteiga que serviu de base durante o cozimento e guardar todos em um recipiente hermético.

Recomendamos que também leia: Sobremesas deliciosas e saudáveis para o seu bebê

Massa de mostachón mexicano

Com estas receitas você surpreenderá seus convidados, especialmente com a abundante e deliciosa sobremesa da primeira opção, na qual misturará o sabor e a textura dos biscoitos com o doce e o toque levemente ácido dos morangos.

Por outro lado, os mostachóns de Utrera são um tipo de biscoito habitual na região da Espanha, e podemos prepará-lo facilmente para apreciar junto com típico café após um almoço abundante.

Com uma ou outra receita, certamente não vamos nos confundir e faremos com que todos desfrutem de uma sobremesa deliciosa e perfeita para qualquer ocasião, em família ou com amigos.