Melhore seu humor acrescentando estes 9 alimentos em sua dieta

12 de julho de 2017
Uma dieta equilibrada e saudável que inclua os alimentos adequados pode ser uma ajuda imprescindível para melhorar nosso humor e nos manter estáveis psicologicamente.

As várias ocupações profissionais, os problemas familiares e todos os obstáculos que se apresentam no dia a dia podem causar mau humor.

Ainda que seja muito comum, seu aparecimento pode afetar a saúde física e a produtividade, dificultando a realização de cada uma das atividades diárias.

O problema é que a maioria pode não lhe dar importância e, com o passar dos dias, tende a ter quedas emocionais que afetam significativamente a qualidade de vida.

Por isso, é fundamental dar atenção ao tema, praticando atividades que aumentem a sensação de bem-estar e aumentando o consumo de alguns alimentos que fornecem energia e promovem o bom humor.

Levando em conta que muitas pessoas desconhecem quais são, a seguir queremos destacar em detalhes os 9 melhores.

Não deixe de incluí-los em sua dieta!

1. Peixe para melhorar o humor

Peixes para melhorar o humor

Os ácidos graxos ômega 3 que os peixes contêm são úteis para diminuir a produção de cortisol e de outras substâncias químicas relacionadas ao estresse e à depressão.

Essa gordura saudável controla a inflamação, diminui os problemas circulatórios e, por sua vez, aumenta a produção dos neurotransmissores do bem-estar.

Não deixe de consumir variedades como:

  • Salmão
  • Atum
  • Sardinha
  • Bacalhau
  • Arenque
  • Truta

Veja também: Benefícios do óleo de peixe para a saúde

2. Peru

O peru é uma das carnes magras que podem ajudar a melhorar muitos aspectos da saúde física e mental.

Ainda que seja conhecido por ser uma fonte de proteínas de alto valor nutricional, também conta com nutrientes que ajudam a equilibrar nosso estado emocional.

Isso ocorre devido ao seu teor de tirosina, um aminoácido essencial precursor de neurotransmissores como a dopamina e a norepinefrina, ambos relacionados ao relaxamento.

3. Pão integral

Pão integral para melhorar o humor

O pão integral é um alimento rico em nutrientes essenciais que complementam a dieta, para garantir um bom estado físico e mental.

Sua combinação de carboidratos complexos e aminoácidos e fibras faz com que seja uma grande alternativa para diminuir o estresse e a ansiedade.

Isso, somado ao seu teor de triptofano, aumenta a sensação de bem-estar e diminui a tendência de sofrer com a depressão.

4. Chocolate

O chocolate é um dos alimentos mais conhecidos para o tratamento da depressão, do estresse e de outros estados emocionais negativos.

Isso por causa de seu alto teor de antioxidantes e minerais essenciais que, depois de serem assimilados, relaxam a atividade cerebral e promovem a secreção de hormônios do bem-estar.

Mas seu consumo deve ser moderado já que, em excesso, pode provocar efeitos indesejados.

5. Espinafre

Espinafre para melhorar o humor

O espinafre é um dos vegetais de folhas verdes que mais se recomendam para evitar o mau humor ou a depressão.

Contém antioxidantes, ácido fólico e minerais essenciais que contribuem para inibir a produção dos hormônios que afetam o estado de ânimo.

Além disso, seu teor de vitaminas e de clorofila atua de modo positivo sobre as células e tecidos, e ajuda a combater os efeitos do envelhecimento precoce.

6. Mel

O mel é um ingrediente de origem natural que se caracteriza por suas propriedades nutricionais e medicinais.

Seus açúcares naturais e antioxidantes aumentam os níveis de energia do corpo e contribuem para otimizar seu rendimento.

Conta com uma importante concentração de triptofano, um aminoácido que estimula a síntese de serotonina, para melhorar o estado de ânimo e a qualidade do sono.

7. Ovos

Ovos para melhorar o humor

Os ovos não podem faltar na dieta de todas as pessoas, pois contam com aminoácidos e minerais essenciais que ajudam a aumentar a sensação de felicidade.

Seu consumo dá ao organismo uma dose extra de energia e previne as alterações do estado de ânimo causadas pelo estresse.

8. Sementes de linhaça

Ao incluir sementes de linhaça nas batidas, saladas e outras receitas, podemos oferecer ao corpo uma quantidade interessante de ômega 3 que, como já mencionamos, contribui para aumentar o bem-estar do corpo todo.

Essa gordura saudável diminui a produção dos hormônios do estresse e participa na estimulação dos neurotransmissores da felicidade.

Recomendamos ler: Por que faz bem consumir sementes de linhaça de forma regular?

9. Morango

Morangos para melhorar o humor

Os morangos contêm altas doses de vitamina C que podem melhorar a produção de endorfinas, conhecidas por seu poder de aumentar o bom estado de ânimo.

Esse nutriente, somado a seu teor de potássio, regula a atividade do sistema nervoso e diminui a suscetibilidade ao estresse e à tristeza.

Pronta para se beneficiar desses deliciosos alimentos? Inclua-os em seu plano de alimentação e acabe com o baixo astral que lhe impede de desfrutar seu dia.

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