Qual é a melhor forma de consumir arroz e por quê?

Qual é a melhor forma de consumir arroz? Além de ser o complemento ideal nas refeições, oferece benefícios para o organismo. Consumi-lo favorece os sistemas nervoso e cardiovascular. Aprenda a prepará-lo corretamente.

Você sabe qual é a melhor forma de consumir arroz? Como parte de um dos alimentos mais importantes e comuns da gastronomia mundial, o arroz geralmente é o complemento ideal nas refeições.

Sua origem, apesar de vários debates, aponta para o território asiático, especificamente para a China. Além disso, é o segundo cereal mais produzido no planeta, depois do milho.

Qual é a melhor forma de consumir arroz?

Diferentes tipos de arroz

Embora seja normal ver alguns tipos de arroz no supermercado, a verdade é que este produto tem muitas variações e oferece uma variedade de opções na cozinha. Por isso é importante saber a melhor forma de consumir arroz.

Grão longo

  • É, talvez, o mais comercial. Seu uso é enorme em lugares como a Índia, Estados Unidos e China.

Grão médio

  • Tem muito espaço na cozinha européia. Ideal para preparar uma paella.

Grão curto

  • Tem um nicho especial, já que é usado na preparação de sushi.

Finalmente, o arroz cozido no vapor também tem muito espaço a nível industrial, assim como o arroz pré-cozido.

Benefícios do arroz

Arroz branco

O arroz é um dos principais alimentos ricos em carboidratos, macronutrientes responsáveis por dar ao organismo o combustível necessário para o desenvolvimento ideal no dia a dia.

Em outras palavras, esta é a fonte de energia necessária para o corpo realizar atividades que requerem desgaste físico. Também contém vitaminas B3, B6 e B9.

A primeira ajuda a reparar o DNA, limpando e eliminando elementos tóxicos do corpo. A segunda impede a secura e mantém a lucidez para evitar a anemia, além de conservar as células.

A terceira tem impacto direto no desenvolvimento do sistema nervoso, mantendo o corpo com combustível suficiente, sem gerar fadiga. Além disso, dada a sua composição, está livre de colesterol.

Alimentos anti-inflamatórios

Sua casca é bem recebida, pois é considerada um diurético.

Para muitos, serve como remédio para vários problemas no estômago. Atua como um anti-inflamatório porque é um alimento rico em fibras. É capaz de ajudar o corpo a eliminar o excesso de fluídos, tudo graças ao amido que possui.

É conhecido como amido resistente, capaz de ajudar a flora intestinal e o cólon, o que permite que o corpo queime gordura mais rapidamente.

O arroz cozido é um complemento perfeito para o intestino , pois previne a diarreia. Essa é a melhor forma de consumir arroz.

Influência no coração

Saúde cardiovascular

Existem vários alimentos que são recomendados para fazer uma dieta que ajuda a aliviar a pressão arterial, e o arroz é um deles.

Sendo baixo em sódio, mantém uma boa circulação e diminui a tensão arterial. Reduz os níveis de estresse, o que é benéfico para o coração.

Um dos produtos extraídos do arroz é o óleo de farelo. Este apresenta propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema cardiovascular.

Tudo em prol da pele

O óleo de farelo também tem um impacto forte e importante na pele.

Na Ásia, por exemplo, é comum usá-lo como uma alternativa ao óleo de fígado de tubarão. Aumenta a produção de colágeno e evita a formação de rugas. Também serve para proteger dos raios do sol.

Cuidado com câncer

Mãos segurando arroz em forma de coração

Um assunto que apareceu como mito e hoje é apoiado pela pesquisa científica tem a ver com a relação entre o arroz e a prevenção do câncer.

O mau cozimento deste alimento evita a eliminação completa de uma série de pesticidas utilizados a nível industrial para seu rápido desenvolvimento e posterior comercialização, o que levou à terrível doença.

A sua carga de arsênico pode causar várias doenças, razão pela qual é recomendável ferver os grãos na água. Essa é a melhor forma de consumir arroz.

Como preparar o arroz?

O princípio básico deste alimento e sua preparação é simples: o dobro da água para a quantidade de arroz utilizada.

Normalmente, esta conta é feita em um pequeno recipiente, ou um copo, para tornar o processo o mais simples possível.

Existem muitas receitas que estão ligadas a este alimento e aqui vamos ensinar-lhe como cozinhar arroz com espinafre, um prato saudável.

Arroz com espinafre

Ingredientes

  • Um copo de arroz (250 gr)
  • Espinafre cozido a vapor (0,250 gr).
  • 6 colheres de sopa de queijo cremoso (100 gr).

Preparação

  • Ferva o arroz, adicione o espinafre e depois o queijo. Misture e tempere a gosto.

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