Materiais reutilizáveis ​​que acumulamos em casa

17 Fevereiro, 2020
Não há necessidade de descartá-los. Esses oito materiais reutilizáveis que geralmente acumulamos em casa ainda podem ter muitos usos. Reciclá-los é uma maneira ideal de dar uma segunda vida a produtos que não são mais úteis para nós enquanto economizamos.

Todos nós temos alguns objetos em casa que achamos que não são muito funcionais. São armazenados ou colocados em algum canto da casa enquanto decidimos o que fazer com eles. Mas, esses oito materiais reutilizáveis ​​que geralmente acumulamos em casa te ajudarão a dar os primeiros passos no campo da reutilização e reciclagem.

Oito materiais reutilizáveis ​​que geralmente acumulamos em casa

Quando tomamos a decisão de prolongar a vida útil de alguns objetos que julgávamos inúteis, não apenas contribuímos com o planeta, mas também poupamos recursos que planejávamos investir em coisas novas. Confeccioná-los a partir do que temos em casa será muito mais barato.

O café

Restos de café também são reutilizáveis

Os restos de café têm inúmeras utilidades. Desde a estética corporal à jardinagem, podemos dá-los usos muito variados para lhes proporcionar uma segunda vida.

A borra de café é um excelente aromatizante. Se esfregarmos as mãos, eliminaremos as células mortas e, se a usarmos para limpar as superfícies da geladeira, ficarão brilhantes. Além disso, também serve para desengordurar panelas e, misturada com água muito quente, ajuda a manter a pia descoberta.

Você pode estar interessado: 6 formas curiosas de usar os restos de café

Materiais reutilizáveis: a escova de dentes, muito útil

Quem não descartou sua escova de dentes quando sentiu que não era mais eficaz para a limpeza oral? Essa ferramenta mantém sua utilidade mesmo depois que paramos de usá-la para escovar os dentes. Na limpeza das áreas do banheiro em que devemos nos esforçar é muito útil, também serve para limpar roupas e sapatos.

Latas com diferentes finalidades

Porta-lápis caseiros feitos de latas reutilizáveis

Depois de saborear um delicioso refrigerante ou um lanche delicioso, geralmente descartamos as latas que contêm as bebidas. Perdemos um recurso valioso para a confecção de objetos funcionais para o lar.

Como usar essas latas? Vasos, recipientes para lápis ou vasos decorativos têm seu ponto de origem nas latas acumuladas ou prontas para jogar fora. Os anéis das latas de refrigerante são muito úteis para joias. Se juntarmos a eles fitas, fios ou grampos, podemos fazer pulseiras e braceletes decorativos.

Os tubos de papel higiênico

Descartar os tubos é mais uma perda do que um benefício. Os tubos de papel higiênico têm muitos usos dentro de casa, uma vez que desempenhem seu objetivo principal. Desde bonecas engraçadas, passando por vasos ou recipientes para armazenar objetos, são alguns exemplos do que pode ser feito com este material reutilizável.

Também pode te interessar: 2 ideias inteligentes para reutilizar revistas velhas

Revistas, jornais e materiais reutilizáveis

Revistas empilhadas totalmente reutilizáveis

Eles geralmente estão em um canto, em uma mesa ou em um armário. Revistas, jornais e brochuras só conseguem acumular poeira, enquanto se tornam um obstáculo.

No entanto, podemos usá-los para fazer artesanato com as crianças. Decorações de Natal, flores, papel de embrulho, confetes ou guirlandas, podem ser feitas com esses materiais reutilizáveis ​​que geralmente acumulamos em casa.

O jornal é usado para embalar itens delicados, amadurecer legumes e frutas e até para secar sapatos. É um material curioso com vários usos.

Pão duro

Entre as muitas utilidades do pão endurecido, destaca-se sua capacidade de continuar sendo um alimento apetitoso. Desde que não esteja mofado, o pão duro pode ser reutilizado para outras receitas, como sopas, saladas ou como base para deliciosos canapés.

Além disso, também serve pão para eliminar maus odores da geladeira. Depois de limpar bem a geladeira, se ainda tiver um cheiro ruim, colocamos um pedaço de pão duro para absorvê-lo.

Saquinhos de chá: estéticos, medicinais e desinfetantes

Existem muitos usos que podemos dar aos saquinhos de chá depois de preparar uma infusão deliciosa. Assim, podemos usar aquelas plantas com ação anti-inflamatória para aplicá-las topicamente em erupções cutâneas ou para desinflamar os olhos.

Outro de seus usos é melhorar o matiz dos cabelos grisalhos ou reforçar as tintas vegetais. Na geladeira, prateleiras ou gavetas, por exemplo, são poderosos na absorção de odores. Sem a sacola, o conteúdo serve como fertilizante as nossas plantas.

Reciclar, uma excelente opção

Logotipo de reciclagem em fundo de grama

Na prática, se quisermos nos livrar de todos esses materiais reutilizáveis ​​que geralmente acumulamos em casa, podemos optar por reciclar. Assim, uma vez identificados os lugares onde podemos levá-los, descartá-los em caixas identificadas por sua cor é o melhor.

O recipiente azul é usado para papel e papelão, desde que não apresentem resíduos de alimentos ou outras substâncias. No verde, colocaremos os objetos de vidro e os restos de comida no marrom. O plástico e as latas são depositados nos recipientes amarelos e nos cinzentos a matéria biodegradável.

Esses oito materiais reutilizáveis ​​que geralmente acumulamos em casa se tornarão uma economia significativa de dinheiro. Por fim, com criatividade e paciência, você pode criar objetos úteis sem precisar fazer grandes investimentos.

  • Revista esPosible. 2010. Dando vida a la basura, reciclaje. Extraído de: http://www.revistaesposible.org/phocadownload/esposible-numero-9.pdf
  • Escuelas Idea Sana EROSKI Noviembre “La importancia de reciclar”. Extraído de: http://www.arpet.org/docs/La-importancia-de-reciclar.pdf