Maneiras sustentáveis ​​de decorar a casa

4 de novembro de 2019
O planeta nos pede: vamos fazer casas ecológicas. E há maneiras sustentáveis ​​de decorar a casa sem preder o bom gosto. Não deixe de conferir!

A poluição já chegou a excessos superlativos. Por isso todos nós devemos fazer a nossa parte para acabar com esse absurdo. Descubra as maneiras de decorar a casa de forma sustentável. A ideia fundamental é transformar nossos lares em lugares ecológicos.

O que é a eco-casa? A base do lar sustentável

Primeiro de tudo, o que sempre vem à mente é economizar energia para alcançar um lar sustentável. Mas também devemos levar em conta o bom isolamento, conforto térmico e qualidade de vida.

Há sempre os 3 Rs que devem ser respeitados para alcançar um mundo sustentável: reciclar, reduzir e reutilizar. Um mundo mais sustentável e um planeta “verde” é possível. Ou seja, uma eco-casa sustentável é aquela casa que é mantida por energia limpa e renovável.

E não só isso, também os materiais e elementos decorativos andam de mãos dadas com a responsabilidade ecológica. E não é impossível decorar a casa de forma ecológica. Nem tudo é papelão e papel reciclado. Há itens de luxo, seja pela qualidade ou aparência, que irão decorar a nossa casa de uma forma fantástica.

Descubra: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa

Energia e materiais sustentáveis para decorar a casa

Ecocasa com jardim

Em face das condições atmosféricas, seja ela fria ou quente, nem sempre devemos usar aparelhos elétricos. Por exemplo, boas janelas bem fechadas nos permitirão conservar o calor do aquecimento no inverno. Esta será a desculpa perfeita para mudar suas janelas e ter uma casa sustentável.

Você pode alterar as molduras da madeira e das janelas. Bons vidros permitirão que o aquecimento fique cinco graus abaixo do normal.

Para cada grau acima, o aumento no gasto da energia aumentará em 7%. Além disso, apesar de custar mais no inverno, recomenda-se abrir as janelas pelo menos 10 minutos por dia. Isso acabará com maus odores, e com uma sensação térmica indesejada.

A questão é, onde está a decoração aqui? Em molduras e plantas decorativas. Ao mudar as molduras e janelas, podemos colocar algumas molduras de madeira bem acabadas.

Quanto às plantas, elas eliminarão as substâncias tóxicas que estão no ar de nossas casas sustentáveis. São substâncias como o benzeno, o formaldeído ou o tricloroetileno, que vêm de tintas, vinis, móveis ou vernizes.

Outra maneira de alcançar essa eco-casa sustentável é através dos materiais. O chão da nossa casa pode ser de parquet e ser sustentável. Existem empresas que coletam madeira de florestas sustentáveis. Essa madeira não costuma custar mais de US 75 por metro quadrado.

E quanto às paredes, também existe tinta ecológica e sustentável. Estas tintas são obtidas a partir de pigmentos extraídos de minerais e plantas.

A diferença dessa pintura sustentável com outras não-ecológicas, é que sua produção e uso não contaminam. Isso significa que você não terá produtos químicos que possam prejudicar sua saúde.

Talvez você esteja interessado: Acessórios para a sala: aprenda a fazê-los com alguns passos simples

Elementos sustentáveis ​​surpreendentes

Use pintura ecológica

Certamente, todo mundo quer uma lareira em casa. Mas isso, em princípio, iria contra os princípios ecológicos. A queima de madeira produz grandes quantidades de CO2. Você ficaria surpreso ao saber que existem empresas que já produzem chaminés que respeitam o meio ambiente, com um rendimento tão alto quanto ao de uma lareira normal.

Nos quartos é possível ter uma cama 100% natural. O truque é conseguir tecidos de algodão. Este é um material que é obtido de plantas.

Além disso, os aparelhos devem ter energia A. Os aparelhos, atualmente, são divididos em várias letras: o A é o mais verde. Essas letras marcarão o consumo de eletricidade. Sem dúvida alguma, este consumo ajudará ou prejudicará o ambiente, assim como ao seu bolso.

Outras regras básicas que não devemos esquecer:

  • Em primeiro lugar, fechar a torneira sempre que não for utilizada: quando lavar a louça, quando escovar os dentes, etc…
  • Além disso, lembre-se de desligar a luz se não for essencial: à noite para assistir TV, dos corredores, áreas externas, etc…
  • Reciclar: use vários sacos para cada um dos materiais. Papel, plástico, vidro, pilhas ou óleo.
  • Por outro lado, use o chuveiro em vez da banheira.
  • Também pode usar sacos de papel reciclados em vez de plástico. Estes são mais fáceis de reciclar e não poluem tanto. Além disso, use uma bolsa de casa para fazer compras.
  • Finalmente compre lâmpadas de baixo consumo de energia. Elas iluminam praticamente da mesma forma, custam menos, e também consomem menos.

Conclusão

Em conclusão, estes são os elementos básicos para se conseguir uma eco-casa. Além disso, cuidaremos do meio ambiente e geralmente costuma ser mais barata. Especialmente por causa da água e da luz.