Prepare uma infusão de sementes de melancia e obtenha estes 8 benefícios

Embora a maioria das pessoas costume descartá-las, as sementes de melancia são muito benéficas para a nossa saúde cardiovascular, e podem inclusive nos ajudar a perder peso.

A melancia é uma das frutas mais recomendadas para hidratar o corpo e promover a desintoxicação do organismo.

Ela se caracteriza por seu alto teor de água, além de substâncias antioxidantes e fibras naturais que lhe conferem propriedades medicinais.

Sua polpa suculenta costuma ser aproveitada na preparação de bebidas, embora também seja consumida por si só e em saladas.

O que muitos desconhecem é que suas sementes, aquelas que quase todos jogam fora, também contam com nutrientes essenciais e propriedades que podem melhorar a saúde.

Estas podem ser aproveitadas para elaborar uma infusão natural cuja ingestão regular melhora as funções de vários sistemas do corpo e previne o desenvolvimento de algumas doenças.

A seguir queremos compartilhar seus 8 benefícios principais e uma receita simples para prepará-la em casa. Confira!

1. Protege o fígado

Doutor com coração

As propriedades anti-inflamatórias e depurativas da infusão de sementes de melancia é um grande apoio para promover o bom funcionamento do fígado.

Seu consumo favorece a eliminação de toxinas retidas em seus tecidos e, ao mesmo tempo, ajuda a diminuir o excesso de gordura e colesterol.

Visite este artigo: Cuide do seu coração e fígado com água morna com limão

2. Limpa os rins

A bebida elaborada com estas sementes é um diurético natural que estimula a limpeza dos rins para remover os materiais de descarte que costumam se acumular em seus tecidos.

Suas propriedades aumentam a produção de urina para regular os níveis de líquidos do corpo e, ao mesmo tempo, eliminar os metais pesados.

Por sua vez, é ideal para limpar os dutos urinários e reduzir o risco de desenvolver infecções no organismo.

3. Melhora a saúde cardiovascular

Sementes de melancia para ter um coração saudável

A arginina, um aminoácido presente nesta bebida, facilita o controle da pressão arterial e melhora o fluxo do sangue através das artérias.

Esta substância, somada aos antioxidantes, melhora o funcionamento cardíaco e diminui o risco de desenvolver doenças crônicas como a insuficiência.

Por outro lado, seu poder diurético facilita a limpeza do sangue e regula os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.

4. Combate a prisão de ventre

Apesar do seu tamanho e textura, as sementes de melancia são uma importante fonte de fibras, um nutriente que ajuda a combater a prisão de ventre.

Seu leve efeito laxante promove a eliminação dos dejetos reditos no cólon e, ao mesmo tempo, seus nutrientes alimentam a flora microbiana que o protege.

5. Fortalece o sistema imunológico

Células do sistema imunológico

Estas sementes contêm interessantes quantidades de vitaminas A e C, ambas necessárias para fortalecer a saúde imunológica e prevenir doenças.

Seu teor de ferro e magnésio apoia a produção de glóbulos vermelhos e, ao mesmo tempo, aumenta a presença de anticorpos que atacam os agentes externos e infecciosos.

6. Previne o envelhecimento precoce

A infusão de sementes de melancia tem substâncias antioxidantes que protegem as células diante da ação negativa dos radicais livres do ambiente.

Estas partículas estão associadas ao envelhecimento precoce, não apenas da pele, mas também dos órgãos internos e da saúde cognitiva.

7. Ajuda a hidratar o corpo

Mulher bebendo infusão de sementes de melancia

Por seu alto valor energético, esta bebida natural é recomendada para reidratar o corpo em dias de calor, ou após fazer atividades de alta exigência física.

Suas propriedades hidratantes ajudam a prevenir a fadiga e, dado que oferece minerais essenciais, é ideal para regular os níveis de eletrólitos.

Quer saber mais? Leia: 10 alimentos para hidratar a pele de dentro para fora

8. Combate o excesso de peso

Os efeitos diuréticos e depurativos desta infusão são um grande apoio para aquelas pessoas que estão tentando perder peso.

Embora não seja uma bebida milagrosa nem nada do tipo, seu consumo pode ajudar a melhorar os efeitos da dieta sobre a atividade metabólica.

Além disso, sua ingestão prolonga a sensação de saciedade, o que é fundamental para evitar o sobrepeso.

Como preparar esta infusão de sementes de melancia?

Sementes de melancia

A infusão de sementes de melancia é muito fácil de preparar e pode ser consumida várias vezes na semana para aproveitarmos todas as suas propriedades.

Ingredientes

  • 40 sementes de melancia
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Preparo

  • Triture as sementes de melancia e, após pulverizá-las, coloque-as em uma jarra com um litro de água fervendo.
  • Tampe e deixe repousar até que alcance uma temperatura apta para o consumo.

Modo de consumo

  • Beba uma xícara da infusão em jejum e espere 30 minutos antes de tomar o café da manhã.
  • Tome 2 ou 3 vezes por semana.

Você conhecia as propriedades destas sementes? Agora que já sabe o quanto podem ser boas para o seu corpo, não hesite em tirar proveito delas em vez de jogá-las no lixo.

Recomendados para você