Ervas medicinais para cuidar do cólon

· 21 de setembro de 2014
Ao tomar uma infusão com uma colher de hortelã depois das refeições iremos cuidar do nosso sistema digestivo, já que ela reduz e alivia a dor e as inflamações.

Nos preocupamos e cuidamos o suficiente de nosso cólon? Independente da resposta, é imprescindível que conheçamos as funções desse órgão tão especial para nosso organismo, pois saber o que é mais benéfico para cuidá-lo não nos permitirá apenas evitar muitas doenças, como também nos ajudará a alcançar uma melhor qualidade de vida.

Assim, hoje te convidamos a conhecer as melhores plantas medicinais para manter esse órgão em ótimo estado. Confira!

Por que o cólon é tão importante?

doenças colon

Primeiramente devemos conhecer sua localização. Ele se encontra na última parte do tubo digestivo e forma parte do intestino grosso. Mede aproximadamente um metro e meio.

Uma de suas funções é absorver água, nutrientes e minerais dos alimentos, além de armazenar as fezes. Devemos saber que, além disso, o cólon dispõe de quatro partes, abrangendo desde o apêndice até duas transversais em ambos os lados do abdômen e terminando em sua união com o ânus, onde assume um formato em “s”.

Como podemos ver, não se trata apenas de uma pequena parte de nosso organismo e sim de um órgão que ocupa um espaço importante e é essencial para terminar os processos digestivos, absorver nutrientes e excretar componentes que não são mais úteis para o corpo por meio das fezes.

Assim, devemos conhecer os meios de cuidar desse órgão para que ele continue desempenhando adequadamente suas funções. Isso inclui sabemos quais alimentos podem prejudicá-lo ou inflamá-lo, ou o fazem perder sua flora bacteriana, por exemplo. Também é importante saber que muitas de nossas emoções podem afetar seu equilíbrio.

O estresse, a ansiedade, uma vida cheia de preocupações, por exemplo, pode afetar seu equilíbrio. Devemos nos lembrar que são muitas as pesquisas que demonstram que tanto os intestinos quanto o estômago são o segundo “cérebro” de nosso corpo.

Melhores plantas medicinais para tratar o cólon

1. Sementes de funcho

Funcho faz bem para o cólon

Muita gente já conhece as sementes de funcho. De formato ovalado e cor marrom, conferem um sabor entre anis a alcaçuz. Podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, moídas, que serão próprias para preparar infusões ou polvilhar saladas, por exemplo.

E por que essas sementes são boas para o cuidado do cólon? Simples, porque estão cheias de antioxidantes capazes de diminuir qualquer inflamação, nos ajudam a absorver nutrientes no cólon e, claro, melhoram a digestão.

Graças a elas podemos evitar episódios de prisão de ventre ou de diarreia, afinal, elas são capazes de equilibrar o intestino.

O ideal é consumir duas xícaras por dia da infusão das sementes, uma no café da manhã e outra pela tarde. Para preparar a infusão basta colocar meia colher de chá da semente em uma xícara com água fervendo e deixar repousar por cinco minutos. Um remédio fantástico!

2. A menta

infusão menta alface para o cólon

Uma opção maravilhosa. A infusão de menta será perfeita para tomar duas vezes ao dia depois das refeições. Trata-se de uma planta medicinal que pertence a família das plantas carminativas, antiespasmódicas, relaxantes e sedativas.

Isso quer dizer que ela é capaz de atuar sobre nosso sistema digestivo, reduzir inflamações e atuar como um ótimo sedativo, diminuindo dores e aliviando irritações. Para prepará-la só precisamos de uma colher de sopa de menta seca. Depois fervemos uma xícara de água, adicionamos a menta e deixamos repousar.

Atenção: é importante que não incluamos açúcar nessas infusões, optando sempre pelo mel ou por adoçantes naturais.

3. Tanchagem

usos-tanchagem

É possível encontrá-la pronta para usar em infusões, basta procurar em lojas de produtos naturais. Também encontramos no mercado como sementes de fenogreco.

A tanchagem é o tipo de planta mais adequada para tratar o intestino e todo o sistema digestivo. Suas propriedades vão desde a capacidade de regular prisões de ventre, diminuir dores, inflamações, ansiedade, até a de melhorar a digestão.

E atenção a uma informação importante: ela contém um alto teor de vitamina B, e essa é uma das grandes razões para não deixá-la passar em branco.

É recomendável tomá-la uma vez por dia, no café da manhã. A melhor forma de prepará-la é utilizando uma colher de sopa de suas sementes, fervê-las e depois deixar a infusão repousar por cinco minutos.

Depois é só filtrar com um coador e beber aos poucos. Suas propriedades oferecerão alívio em casos de dor. E lembre-se de sempre tomá-la sem açúcar, caso o contrário acabará sendo prejudicial para o cólon.

4. O Tomilho

tomilho

A infusão de tomilho também é ótima para o cólon. Seu segredo está em sua capacidade de liminar e eliminar bactérias negativas, toxinas, além de depurar e diminuir inflamações. Assim, basta tomar uma xícara dessa infusão depois da refeição principal para manter os intestinos seguros.

Para prepará-la basta utilizar uma colher de sopa para uma xícara de água fervente. Para adoçar, utilize mel. Assim, não descarte essa opção, afinal, o tomilho é sempre um grande remédio.

5. A sálvia

Sálvia para cuidar do cólon

Muita gente já conhece essa maravilhosa planta medicinal. Ela serve pra eliminar toxinas, gorduras, perder peso e regular o sistema digestivo.

Duas xícaras por dia dessa infusão, ajudará a aliviar episódios de diarreia, possíveis vômitos e enjoos. A planta possui propriedades adstringentes, o que será de grande ajuda. Também possui propriedades sedativas que ajudarão no relaxamento, assim, será possível dormir melhor e realizar as digestões de maneira mais saudável.

Para prepará-la basta misturar uma colher de sopa de sálvia com uma xícara de água, deixar ferver e depois repousar por cinco minutos. A sálvia é facilmente encontrada em qualquer loja de produtos naturais. Os efeitos serão fantásticos.