Erros cometidos na hora de definir o tamanho das porções de alimentos

21 de outubro de 2016
O tamanho das porções é determinante quando não queremos ganhar quilos a mais. Recomendamos pesar os alimentos antes de prepará-los e servir unicamente a porção correta.

Você acha que está fazendo um bom trabalho com sua dieta? Sabia que os alimentos light são pouco recomendados em uma dieta saudável? Costumamos pensar que os alimentos light são mais toleráveis em nossa alimentação porque podemos abusar deles, mas devemos lembrar que é importante considerar o tamanho das porções.

Nada em excesso é bom e isso também inclui aqueles alimentos que consideramos inofensivos.

Por que é tão importante considerar o tamanho das porções?

Uma porção é a quantidade de alimento que consumimos durante uma refeição. É muito importante considerar o tamanho das porções, já que sem essa informação podemos comer demais (ou de menos).

Isso afetará o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento de nosso organismo. Aqueles que procuram perder peso são os que cometem mais erros na hora de calcular o tamanho das porções.

Não se esqueça de ler: O que ocorre no organismo quando não consumimos água suficiente?

Os erros mais comuns ao medir o tamanho das porções

Você segue todos os conselhos para manter uma dieta saudável? Isso é muito bom, mas deve saber que isso não é tudo. O tamanho das porções é um fator determinante para manter a saúde e a forma.

Os cereais

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O recomendável é consumir de 3/4 de xícara a 1 xícara. Porém, é muito comum servir nosso cereal na xícara sem medir antes.

Quando fazemos isso é fácil nos excedermos e consumirmos 2 porções de cereal ou mais. Sem falar em quando voltamos a nos servir. No fim da refeição, terminamos comendo de 3 a 4 porções sem nos darmos conta.

O recomendável é medir a porção antes de se servir e evitar cereais feitos para crianças, já que esses contém uma grande quantidade de açúcar.

Peito de frango

A proteína magra é saudável se não a consumirmos em grandes quantidades. O correto é comer de 85 a 115 g. 

É preciso considerar que um peito de frango normal pode ter o tamanho de 2 ou 3 porções.

Hambúrguer

Você é dos que ocasionalmente se permitem comer um hambúrguer porque considera uma porção apropriada de carne de boi? Deve saber que esse é um erro comum.

Uma porção de carne bovina não deve passar dos 85 gramas, mas a maioria dos hambúrgueres que são servidos nos restaurantes costumam ter de 150 g a 225 g. Isso faz com que consumamos até o dobro das calorias!

Café com creme

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Você acha que substituir um café da manhã super carregado por um mais leve, acompanhado por uma xícara de café, é a melhor ideia? Talvez você tenha razão, sempre que não se exceder no tamanho das porções de creme no café.

O recomendável é consumir, no máximo, uma colher de sopa por dia. Talvez pareça que isso é pouco, mas lembre-se de que a maioria dos cremes comerciais contém:

  • Adoçantes
  • Gorduras
  • Conservantes

Óleo em aerosol

Quando queremos começar a cozinhar de uma forma mais saudável, deixamos de lado a manteiga e o óleo vegetal pois sabemos que esses adicionam calorias desnecessárias aos nossos alimentos.

Porém, o óleo em aerosol não é uma opção melhor. O tamanho da porção recomendada de óleo é de 1/4 de segundo, e a média de tempo em uma pulverização é de, pelo menos, 6 segundos.

Podemos considerá-lo como um dos primeiros alimentos que devem entrar em nossa lista negra.

Em seu lugar podemos usar óleos vegetais mais saudáveis: de coco, de abacate, de gergelim, etc.

Pão

Muitas vezes consideramos um sanduíche de carne magra como a opção mais saudável. Talvez seja a alternativa mais favorável em um restaurante de comida rápida, mas devemos considerar o tamanho das porções estabelecidas para o pão.

O ideal é não comer mais do que uma fatia, especialmente se o pão é branco. Também é preciso considerar que um pão integral sempre será uma opção mais saudável.

Frutas

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Obviamente as frutas são muito saudáveis e uma grande alternativa para levar uma vida muito mais saudável. Apesar disso, devemos ter cuidado com a quantidade de açúcares que estamos consumindo.

No caso de algumas frutas, como as uvas, é fácil nos excedermos, o que dificulta fazer a contagem das calorias e carboidratos. Neste caso, uma porção de uvas é equivalente a 16 uvas.

Quer saber mais? Leia: As 5 melhores frutas anti-inflamatórias

Tempero de saladas

A salada é a opção mais conhecida como aliada de uma boa dieta. Para que isso seja real, devemos evitar que esteja completamente banhada em molho.

A porção de molho recomendada é de apenas 2 colheres de sopa. Na maioria dos restaurantes as saladas contêm mais de 500 calorias devido às gorduras com as quais são preparadas.

Também deve-se considerar que o tamanho das porções dos alimentos não deve se basear apenas no que os rótulos dizem. Eles não costumam refletir as quantidades recomendadas, mas sim as proporções consumidas habitualmente.

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