6 dicas para ensinar as crianças a ler em casa
Ler é uma espécie de amizade, disse o escritor Marcel Proust ao descrever a importância do vínculo fraterno e sincero que se tece neste ato. Se você quer ensinar as crianças a ler em casa, pode começar promovendo um encontro emocionante em que o convidado de honra é a linguagem.
Assim como a capacidade de falar é uma condição inata dos seres humanos, a leitura é uma condição cultural. Portanto, é mais uma ação que o cérebro deve aprender. Para isso, a estimulação do ambiente será decisiva.
Começamos a ler antes mesmo da alfabetização, quando as crianças conseguem estabelecer relações entre palavras e coisas. É o que se chama de ler o mundo. Para acompanhá-lo neste processo, vamos compartilhar seis dicas interessantes.
Dicas para ensinar as crianças a ler em casa
Para ensinar as crianças a ler em casa, a primeira coisa que você deve promover são experiências de linguagem espontâneas. Quanto mais ricas e variadas forem, maiores são as possibilidades de captar e compreender referências.
Daí a importância de gerar espaços de interação para que elas desenvolvam a capacidade progressiva de conceituar, à medida que se familiarizam com as palavras. Esta evolução foi estudada pelo filósofo da linguagem Lev Vigotsky, e é considerada chave em todo o processo de aprendizagem da leitura.
1. Brinque com as palavras
Incorporar jogos de palavras naturalmente à rotina dos filhos é um bom incentivo. Entre canções, cantos, charadas e trava-línguas, o caminho da leitura é fertilizado. Todas são formas orais que nos convidam ao prazer e, posteriormente, favorecerão o complexo processo de construção de relacionamentos.
Com esses jogos, meninos e meninas exercitam a memória, fazem conexões entre palavras e conceitos, praticam a dicção e dão asas à imaginação. Você pode começar com aqueles de que se lembra da infância e, aos poucos, incorporar outros de livros com temas que sejam do seu interesse.
Leia também: Como fazer um cantinho da leitura para as crianças?
2. Leia em voz alta
Ler em voz alta é uma das estratégias que mais impactam meninos e meninas. A conexão que se estabelece naquele momento movimenta fibras afetivas que vão deixar rastros em suas emoções.
Por estes motivos, esforce-se para fazer uma leitura amorosa e inesquecível, atendendo às entonações adequadas e ao ritmo da leitura. Estes são necessários para comunicar a intenção do texto, o que é essencial para a sua compreensão e para a análise que as crianças farão posteriormente.
Dependendo da idade, o tempo de leitura deve ser ajustado. Com a prática, você poderá definir a sua própria medida. A personalidade também influencia. Alguns toleram histórias mais longas, enquanto outros ficam entediados e perdem o interesse.
3. Construa sua própria biblioteca
Compre livros bonitos e engraçados, com boas histórias, em formatos diferentes. Ofereça uma variedade de texturas: tridimensionais, miniaturas, com sons. O mundo editorial infantil tem muitas alternativas. Seja uma mãe observadora ou um pai curioso e ajuste seus critérios ao gosto dos seus filhos ou filhas.
Monte um cantinho em casa que funcione como uma biblioteca e permita que a criança selecione o livro que quer ler. Fique atento às suas reações e responda suas perguntas. Se você notar que seu filho cansou, é hora de parar.
Leia um conto antes de dormir, de preferência um que lhe dê paz de espírito. Isso o ajudará a se sentir seguro. Muitas vezes, as últimas imagens do dia tendem a se infiltrar nos sonhos.
4. Desenhe letras, sílabas e palavras
O desenho é uma forma de representação. Esta operação de abstração é necessária para poder simbolizar os sons das letras, sílabas e palavras. Isso é conhecido como aquisição de consciência fonológica.
Para que isso aconteça, a criança precisa atingir um grau de maturidade neurológica típico da evolução humana, que pode ser estimulada desde o nascimento com ações que aprimorem a sua relação com as palavras.
5. Encontre um ambiente adequado
Juntos, escolham um espaço que seja agradável, onde vocês possam se concentrar e evitar interrupções. Deixe claro que esse tempo gasto lendo é muito importante para você e que você não tem pressa.
Tente fazer com que a criança se sinta confortável no local escolhido e possa enxergar as páginas do livro. Durante a leitura, você pode, de vez em quando, apontar o dedo para a linha que está lendo para servir de guia. Se ela já identifica as palavras, vocês podem repassá-las. Se ainda estiver em processo, o cérebro pode ir classificando e armazenando na memória.
Não deixe de ler: Como incentivar o amor pelos livros nas crianças?
6. Ensine pelo exemplo
Este último conselho deveria ter sido o primeiro, porque todas as crianças aprendem pelo exemplo e têm a maior influência no que veem em casa. Eles devem perceber que o relacionamento dos pais com os livros é valorizado. Não esconda a emoção que uma história, uma receita, um poema podem lhe causar.
Leia apesar das muitas ocupações que você possa ter, sem fazer isso apenas por compromisso. Tenha sempre um livro à mão e leve-o na bolsa. Você nunca sabe quando terá um tempo de espera para mergulhar na melhor história.
Ensinar as crianças a ler com as memórias da sua infância
Quando as crianças aprendem a decodificar as letras e se alfabetizam, estão fechando um ciclo que começou com as primeiras canções de ninar que ouviram da mãe. Ou seja, é na interação oral que elas compreendem as relações entre as palavras. Daí a concepção de que, antes de dominar a palavra escrita, elas aprenderam a interpretar o mundo que as rodeia.
Existem métodos pedagógicos para ensinar as crianças a ler em casa, como silábico, sintético, analítico e misto. Eles têm sido usados há gerações e têm defensores e detratores.
Antes de investigar o que são, analise as suas memórias. Você certamente encontrará uma anedota a respeito de como foi seu processo de aprendizagem com a leitura. Refletir sobre a sua própria experiência pode ajudá-lo a repetir o que o impressionou de forma positiva.
Ler é uma espécie de amizade, disse o escritor Marcel Proust ao descrever a importância do vínculo fraterno e sincero que se tece neste ato. Se você quer ensinar as crianças a ler em casa, pode começar promovendo um encontro emocionante em que o convidado de honra é a linguagem.
Assim como a capacidade de falar é uma condição inata dos seres humanos, a leitura é uma condição cultural. Portanto, é mais uma ação que o cérebro deve aprender. Para isso, a estimulação do ambiente será decisiva.
Começamos a ler antes mesmo da alfabetização, quando as crianças conseguem estabelecer relações entre palavras e coisas. É o que se chama de ler o mundo. Para acompanhá-lo neste processo, vamos compartilhar seis dicas interessantes.
Dicas para ensinar as crianças a ler em casa
Para ensinar as crianças a ler em casa, a primeira coisa que você deve promover são experiências de linguagem espontâneas. Quanto mais ricas e variadas forem, maiores são as possibilidades de captar e compreender referências.
Daí a importância de gerar espaços de interação para que elas desenvolvam a capacidade progressiva de conceituar, à medida que se familiarizam com as palavras. Esta evolução foi estudada pelo filósofo da linguagem Lev Vigotsky, e é considerada chave em todo o processo de aprendizagem da leitura.
1. Brinque com as palavras
Incorporar jogos de palavras naturalmente à rotina dos filhos é um bom incentivo. Entre canções, cantos, charadas e trava-línguas, o caminho da leitura é fertilizado. Todas são formas orais que nos convidam ao prazer e, posteriormente, favorecerão o complexo processo de construção de relacionamentos.
Com esses jogos, meninos e meninas exercitam a memória, fazem conexões entre palavras e conceitos, praticam a dicção e dão asas à imaginação. Você pode começar com aqueles de que se lembra da infância e, aos poucos, incorporar outros de livros com temas que sejam do seu interesse.
Leia também: Como fazer um cantinho da leitura para as crianças?
2. Leia em voz alta
Ler em voz alta é uma das estratégias que mais impactam meninos e meninas. A conexão que se estabelece naquele momento movimenta fibras afetivas que vão deixar rastros em suas emoções.
Por estes motivos, esforce-se para fazer uma leitura amorosa e inesquecível, atendendo às entonações adequadas e ao ritmo da leitura. Estes são necessários para comunicar a intenção do texto, o que é essencial para a sua compreensão e para a análise que as crianças farão posteriormente.
Dependendo da idade, o tempo de leitura deve ser ajustado. Com a prática, você poderá definir a sua própria medida. A personalidade também influencia. Alguns toleram histórias mais longas, enquanto outros ficam entediados e perdem o interesse.
3. Construa sua própria biblioteca
Compre livros bonitos e engraçados, com boas histórias, em formatos diferentes. Ofereça uma variedade de texturas: tridimensionais, miniaturas, com sons. O mundo editorial infantil tem muitas alternativas. Seja uma mãe observadora ou um pai curioso e ajuste seus critérios ao gosto dos seus filhos ou filhas.
Monte um cantinho em casa que funcione como uma biblioteca e permita que a criança selecione o livro que quer ler. Fique atento às suas reações e responda suas perguntas. Se você notar que seu filho cansou, é hora de parar.
Leia um conto antes de dormir, de preferência um que lhe dê paz de espírito. Isso o ajudará a se sentir seguro. Muitas vezes, as últimas imagens do dia tendem a se infiltrar nos sonhos.
4. Desenhe letras, sílabas e palavras
O desenho é uma forma de representação. Esta operação de abstração é necessária para poder simbolizar os sons das letras, sílabas e palavras. Isso é conhecido como aquisição de consciência fonológica.
Para que isso aconteça, a criança precisa atingir um grau de maturidade neurológica típico da evolução humana, que pode ser estimulada desde o nascimento com ações que aprimorem a sua relação com as palavras.
5. Encontre um ambiente adequado
Juntos, escolham um espaço que seja agradável, onde vocês possam se concentrar e evitar interrupções. Deixe claro que esse tempo gasto lendo é muito importante para você e que você não tem pressa.
Tente fazer com que a criança se sinta confortável no local escolhido e possa enxergar as páginas do livro. Durante a leitura, você pode, de vez em quando, apontar o dedo para a linha que está lendo para servir de guia. Se ela já identifica as palavras, vocês podem repassá-las. Se ainda estiver em processo, o cérebro pode ir classificando e armazenando na memória.
Não deixe de ler: Como incentivar o amor pelos livros nas crianças?
6. Ensine pelo exemplo
Este último conselho deveria ter sido o primeiro, porque todas as crianças aprendem pelo exemplo e têm a maior influência no que veem em casa. Eles devem perceber que o relacionamento dos pais com os livros é valorizado. Não esconda a emoção que uma história, uma receita, um poema podem lhe causar.
Leia apesar das muitas ocupações que você possa ter, sem fazer isso apenas por compromisso. Tenha sempre um livro à mão e leve-o na bolsa. Você nunca sabe quando terá um tempo de espera para mergulhar na melhor história.
Ensinar as crianças a ler com as memórias da sua infância
Quando as crianças aprendem a decodificar as letras e se alfabetizam, estão fechando um ciclo que começou com as primeiras canções de ninar que ouviram da mãe. Ou seja, é na interação oral que elas compreendem as relações entre as palavras. Daí a concepção de que, antes de dominar a palavra escrita, elas aprenderam a interpretar o mundo que as rodeia.
Existem métodos pedagógicos para ensinar as crianças a ler em casa, como silábico, sintético, analítico e misto. Eles têm sido usados há gerações e têm defensores e detratores.
Antes de investigar o que são, analise as suas memórias. Você certamente encontrará uma anedota a respeito de como foi seu processo de aprendizagem com a leitura. Refletir sobre a sua própria experiência pode ajudá-lo a repetir o que o impressionou de forma positiva.
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- Jiménez, J., & O’Shanahan, I. (2008). Enseñanza de la lectura: de la teoría y la investigación a la práctica educativa. Revista Iberoamericana de Educación, 45(5), 1-22. Disponible en: https://www.researchgate.net/profile/Juan-Jimenez-17/publication/28206120_Ensenanza_de_la_lectura_De_la_teoria_y_la_investigacion_a_la_practica_educativa/links/0fcfd505a0bec6453f000000/Ensenanza-de-la-lectura-De-la-teoria-y-la-investigacion-a-la-practica-educativa.pdf
- NUÑO, J. A. (1992). CHOMSKY: IDEAS INNATAS Y LENGUAJE PRIVADO. Theoria: An International Journal for Theory, History and Foundations of Science, 7(16/18), 927–939. http://www.jstor.org/stable/23915284
- Proust, M. (2016). Sobre la lectura. Ediciones Cátedra.
- Vigotsky, L. S. (2021). Pensamiento y lenguaje. Editorial Pueblo y Educación. Disponioble en: https://abacoenred.com/wp-content/uploads/2015/10/Pensamiento-y-Lenguaje-Vigotsky-Lev.pdf
- Wolf, Maryanne. Cómo aprendemos a leer: historia y ciencia del cerebro y la lectura (Proust and the Squid, 2007). Barcelona: Ediciones B, 2008; 335 pp.; trad. de Martín Rodríguez-Courel; ISBN: 978–84–666–3835–7.
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