5 truques para eliminar o cheiro de peixe da cozinha

Eliminar o cheiro de peixe que permanece na cozinha após a preparação deste alimento pode ser um pouco difícil. Felizmente, existem vários truques que nos ajudam a facilitar esta tarefa. Descubra-os!
5 truques para eliminar o cheiro de peixe da cozinha

Última atualização: 15 Dezembro, 2020

Depois de saborear algumas deliciosas receitas com robalo, atum, sardinha e similares, vem a parte mais difícil: eliminar o cheiro de peixe da cozinha. Seu aroma forte costuma se dispersar por todo este espaço da casa e, muitas vezes, pode ser percebido em locais próximos. O que você pode fazer a respeito?

Se você é fã deste alimento, não precisa parar de prepará-lo para evitar seu cheiro incômodo. Existem vários truques que ajudam a neutralizar esse aroma para que ele não represente um problema. Nesta oportunidade, compartilharemos as melhores opções.

Como eliminar o cheiro de peixe da cozinha

Hoje, existe um grande número de produtos químicos que permitem remover os maus odores da cozinha em segundos. No entanto, ainda existem algumas opções de origem natural que, devido ao seu aroma agradável, dão bons resultados quando se trata de acabar com esse problema.

1. Mergulhe os filés de peixe no leite

Filés de salmão
Um truque simples para evitar o odor de peixe na cozinha é mergulhar os filés no leite.

Para não ter que lutar contra o cheiro de peixe na cozinha, primeiro podemos optar por uma medida preventiva. Antes de prepará-lo, você pode colocar em prática o simples truque do leite.

O que você deve fazer?

  • Cerca de 30 minutos antes de cozinhar o peixe, coloque os filés em um recipiente com bastante leite.
  • Com esta simples medida, você evitará que o cheiro se espalhe pela cozinha.

2. Grãos de café

Um dos purificadores de ar naturais para a casa são os grãos de café. Assim como a bebida, eles têm um aroma forte que consegue neutralizar odores desagradáveis, como os deixados pelos peixes na cozinha.

O que você deve fazer?

  • Quando o cheiro de peixe invadir a sua cozinha, pegue vários grãos de café e coloque-os para tostar.
  • Em questão de minutos, aquele cheiro incômodo será coisa do passado.

3. Vinagre branco para eliminar o odor de peixe

O removedor natural de maus odores por excelência é o vinagre branco. Embora seu cheiro não seja tão agradável para muitos, sua aplicação consegue acabar com o aroma forte do peixe.

Além disso, como destacado no artigo Propriedades Funcionais do Vinagre, publicado no Journal of Food Science, este possui propriedades antimicrobianas e, portanto, ajuda a desinfetar. 

O que você deve fazer?

  • Se, após o cozimento do peixe, aquele cheiro incômodo permanecer, coloque uma xícara de vinagre branco para ferver em duas xícaras de água.
  • Deixe a solução descoberta para que os vapores liberados ao ferver eliminem o mau cheiro.
  • Feito isso, não jogue a mistura fora. Coloque-a em um frasco com spray e use-a para limpar pisos, bancadas e frigideiras.

4. Cascas de cítricos

Aroma de laranja
O aroma de alguns cítricos ajuda a neutralizar o forte cheiro de peixe da cozinha.

O aroma cítrico também é ideal para remover os odores de peixe da cozinha. Os óleos essenciais das cascas dessas frutas liberam um aroma forte que, como destacado por uma publicação no International Journal of Molecular Sciences, também é relaxante.

O que você deve fazer?

  • Deixe ferver com a panela destampada, para que os vapores aromáticos acabem com o mau cheiro.
  • Se necessário, repita o processo até o mau cheiro se dissipar completamente.

5. Paus de canela

O aroma da canela é tão eficaz contra os maus odores que não é incomum encontrá-la em muitos produtos de limpeza convencionais. No entanto, quando se trata de eliminar o odor do peixe, ela também poderá ser usada em seu estado natural.

O que você deve fazer?

  • Para começar, coloque duas ou três xícaras de água para ferver com vários paus de canela.
  • Deixe-os em fogo baixo por 10 a 15 minutos, para que os vapores tenham tempo para se espalhar pela cozinha.
  • Você também pode usar outro método que consiste em colocar vários paus de canela em uma assadeira e levar ao forno. O aroma que eles liberam remove o odor de peixe em minutos.

Você está planejando cozinhar peixe mas quer eliminar rapidamente o cheiro deste alimento na cozinha? Na próxima vez que o fizer, lembre-se de todos esses truques. Se você conhece outros métodos para evitar esse problema, compartilhe-os conosco.

Pode interessar a você...
Remova manchas, odores e bactérias da sua tábua de cozinha com sal e limão   
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Remova manchas, odores e bactérias da sua tábua de cozinha com sal e limão   

Se você notar que sua tábua de cozinha tem manchas e mau cheiro, aprenda a limpá-la de maneira eficaz com dois produtos naturais.



  • Budak, N. H., Aykin, E., Seydim, A. C., Greene, A. K., & Guzel-Seydim, Z. B. (2014). Functional Properties of Vinegar. Journal of Food Science, 79(5). https://doi.org/10.1111/1750-3841.12434
  • Dosoky NS, Setzer WN. Biological Activities and Safety of Citrus spp. Essential Oils. Int J Mol Sci. 2018;19(7):1966. Published 2018 Jul 5. doi:10.3390/ijms19071966
  • Kawatra P, Rajagopalan R. Cinnamon: Mystic powers of a minute ingredient. Pharmacognosy Res. 2015;7(Suppl 1):S1–S6. doi:10.4103/0974-8490.157990