Elimine líquidos retidos com abacaxi, pepino e cavalinha

A combinação da infusão de cavalinha com abacaxi e pepino elimina líquidos mas, ao mesmo tempo, nos oferece minerais e nutrientes fundamentais para potencializar a saúde do organismo.

Os alimentos diuréticos nos permitem eliminar líquidos retidos de forma natural, como é o caso do abacaxi, do pepino e da cavalinha.

Descubra neste artigo quais são suas propriedades e como você pode consumi-los diariamente para acabar com a retenção de líquidos, perder peso e reduzir o inchaço.

Como eliminar líquidos retidos com a alimentação

As pessoas que sofrem de retenção de líquidos frequentemente buscam suplementos e remédios com propriedades diuréticas para perder volume e se sentirem desinchadas e leves.

Quando expulsam os líquidos retidos, podem notar uma diferença considerável de peso que, no entanto, podem acabar recuperando por culpa de fatores como o excesso de sal ou o sedentarismo.

Algumas doenças relacionadas com as inflamações também podem melhorar ao consumirmos alimentos diuréticos, já que eliminam o excesso de líquido que se acumula na região afetada. É o caso da gota ou da artrite.

Há alimentos que têm propriedades diuréticas e que poderíamos adicionar em nossa alimentação diária para eliminar os líquidos retidos e manter o equilíbrio de fluidos em nosso organismo de maneira natural.

Também será muito útil beber água fora das refeições para favorecer o trabalho dos rins. É recomendável beber, pelo menos, 8 copos de água por dia, principalmente em épocas de muito calor.

O abacaxi

Abacaxi picado

O abacaxi é uma fruta tropical, doce e ácida, com um toque refrescante e muito rica em água e fibras.

É comum nas dietas para perder peso porque melhora a digestão das proteínas e das gorduras e é saciante.

Além disso, seu alto teor de fibras solúveis favorece o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre.

Esta fruta deve suas propriedades depurativas e diuréticas a alguns de seus nutrientes, tais como:

  • A asparagina
  • A bromelina
  • O potássio
  • O ácido cafeico
  • A arginina

Além disso, também tem virtudes antioxidantes e anticancerígenas, e melhora a circulação.

Para nos beneficiarmos de todas as suas propriedades curativas, devemos escolher sempre o abacaxi fresco e não aquele que é vendido em conserva.

Podemos consumi-lo em sucos e vitaminas caseiras, em saladas, como sobremesa ou ao forno, temperado com canela, gengibre e açúcar mascavo.

O pepino

Benefícios do pepino

O pepino, utilizado como alimento medicinal já no antigo Egito (e como remédio de beleza por Cleópatra) é um vegetal suave e muito refrescante da família dos melões, da abobrinha e da abóbora.

Um de seus usos mais comuns em tratamentos naturais de beleza é sua aplicação sobre os olhos fechados para desinflamar as pálpebras e as bolsas que se formam ali, precisamente porque elimina líquidos que se acumulam em nosso corpo.

Quase a totalidade do pepino é composta por água e tem pouquíssimas calorias, por isso é muito adequado em qualquer dieta cuja finalidade seja a perda de peso.

Podemos preparar saladas de pepino e outros vegetais ou prepará-lo em sucos e sopas frias, excelentes para hidratar o organismo e eliminar líquidos retidos em épocas quentes.

A cavalinha

Cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal muito popular e rica em uma grande variedade de minerais, tais como o silício, o potássio e o magnésio.

Cresce de maneira silvestre junto a rios ou lugares úmidos, por isso é muito fácil coletá-la.

Esta planta elimina os líquidos do organismo por estimular a produção de urina, ao mesmo tempo em que evita a desmineralização que os outros diuréticos costumam causar.

Sua riqueza em minerais converte a cavalinha em uma planta ideal para melhorar a saúde e a aparência da pele, do cabelo e das unhas, evitar a osteoporose e os problemas dentais.

Podemos tomá-la como suplemento, extrato ou como infusão, fervendo a planta seca durante uns 15 minutos.

Se optarmos por colhê-la diretamente, podemos bater seus talos e tomá-los combinados com frutas.

Um suco completo

Quer tomar estes três ingredientes diuréticos em um único suco para eliminar líquidos retidos de maneira natural e totalmente efetiva?

  • Recomendamos que prepare a infusão de cavalinha e, uma vez coada, coloque-a no liquidificador junto com o abacaxi e o pepino.
  • Deste modo você poderá tomar este remédio medicinal todos os dias.

O momento mais adequado para beber este suco é em jejum, para potencializar a virtude depurativa e diurética de seus ingredientes.

Recomendamos que tome a cavalinha de forma contínua, e se não fizer assim, melhor que seja em temporadas, como forma de desintoxicação.

Recomendados para você