5 motivos pelos quais você não consegue eliminar a gordura abdominal

23 Dezembro, 2019
Para eliminar a gordura abdominal, você deve ter cuidado para não cair em alguns erros que possam dificultar essa tarefa, e inclusive causar um aumento de volume na região da cintura.
 

Às vezes, nem praticando exercícios ou seguindo uma dieta rigorosa conseguimos eliminar a gordura abdominal. Se este for o seu caso, neste artigo explicaremos os motivos pelos quais isso pode estar acontecendo com você. Tome nota e tente mudar isso. Pode ser mais simples do que você pensa!

Você não deve se preocupar, pois a maioria dos motivos pelos quais você não consegue se livrar da gordura abdominal são fáceis de reverter. Para isso, basta variar e melhorar sua dieta, assim como os exercícios que você pratica.

1. Você não consome a quantidade correta de proteína

Às vezes, nem praticando exercícios ou seguindo uma dieta rigorosa conseguimos eliminar a gordura abdominal

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Maastrich, na Holanda, ingerir a quantidade diária recomendada de proteínas é essencial para permanecermos saudáveis. Além disso, para eliminar a gordura abdominal, é especialmente importante consumir as proteínas provenientes dos alimentos corretos.

Entre os alimentos com alto teor de proteínas que você deve incluir na sua dieta estão:

  • Peixe
  • Frango
  • Peru
  • Verduras
  • Legumes

Além disso, procure reduzir a ingestão de proteínas provenientes de carnes vermelhas e do queijo.

2. Você não faz os exercícios adequados

 
A maioria dos motivos pelos quais você não consegue se livrar da gordura abdominal são fáceis de reverter

Fazer exercício é sempre bom, mas você pode fazer determinados exercícios que podem ser especialmente úteis para eliminar a gordura abdominal. Para isso, a melhor alternativa é combinar os exercícios de cardio com os treinos de força. Listamos alguns deles a seguir.

Abdominal bicicleta

O abdominal bicicleta ajuda a desenvolver os seis músculos abdominais, além dos oblíquos.

  • Para fazer este exercício, comece se deitando virado para cima, com as mãos na parte de trás da cabeça.
  • Em seguida, leve seus joelhos ao peito enquanto levanta os ombros do chão.
  • Pouco a pouco, alterne as pernas, simulando o movimento de pedalada em uma bicicleta.

Leia também: 6 chaves ideais para exercitar o abdômen

Giro russo

O giro russo é um exercício bastante útil para trabalhar a barriga em conjunto

Este exercício conhecido como torção ou giro russo é uma prática abdominal bastante útil para trabalhar a barriga em conjunto, mas especialmente os músculos laterais dela.

 
  • Para tirar o máximo proveito do exercício, é preferível realizá-lo com um disco ou um halter, já que assim será possível aumentar a tensão muscular na região.

Bola medicinal

Outra opção para trabalhar o abdômen inclui a bola medicinal. Neste caso, não se trabalha do mesmo modo que com outros exercícios. Isso se deve à dificuldade adicional da estabilização do tronco.

  • Para realizar o exercício, posicione a bola na parte inferior das costas, apoiando-se completamente sobre ela. Coloque as mãos atrás da cabeça.
  • Para levantar o tronco da bola, contraia o abdômen para deslocá-la do tronco para os quadris.
  • Você terá que manter a bola estável à medida que se movimenta para fazer o exercício, sempre contraindo os músculos abdominais.

Abominal oblíquo

No exercício de abdominal oblíquo, o abdômen é forçado a trabalhar com maior intensidade nas regiões laterais

  • Deite-se no chão com as pernas erguidas, com os joelhos cruzados, e coloque as mãos sob a cabeça de apoio.
  • Neste tipo de exercício, uma das pernas será colocada em cima da outra. Assim, o abdômen é forçado a trabalhar com maior intensidade nas regiões laterais.

3. Sistema imunológico

Às vezes, não conseguir perder a gordura da área abdominal é um sintoma de um problema relacionado com o sistema imunológico, e você deve verificar se é seu caso.

 

As doenças autoimunes costumam ser tratadas com corticosteroides, como a prednisona ou a cortisona. Estes medicamentos podem acabar causando um aumento de peso na região abdominal.

Se você tem uma doença desse tipo e percebe um acúmulo de gordura nesta área, deve saber que pode ter essa causa. No entanto, é possível que seja corrigada após realizar um tratamento.

Não deixe de ler: 8 coisas que prejudicam o sistema imunológico

4. Alimentos light

Você deve prestar muita atenção para escolher produtos lights que não contenham açúcar

Embora possa parecer o contrário, se você consumir somente alimentos industrializados com teor reduzido de gordura ou calorias, não conseguirá reduzir seu volume abdominal, que pode inclusive aumentar.

Como afirma um estudo realizado pela Universidade de Harvard, muitos desses alimentos são ricos em açúcar, e esse é um dos responsáveis ​​pelo aumento de diâmetro na região da cintura.

Para evitar essa consequência indesejada na sua missão de perder peso, você deve prestar muita atenção para escolher produtos lights que não contenham açúcar.

5. Pular o café da manhã

Ignorar qualquer refeição não é bom, mas pular o café da manhã é especialmente ruim. É o que destaca um estudo realizado pelo Instituto Politécnico Nacional do México.

 

Essa é refeição a mais importante do dia. Assim, ignorá-la não apenas reduzirá o ritmo do seu metabolismo, mas também fará com que você acumule gordura na região abdominal.

Neste artigo, vimos algumos motivos que atuam como freio quando se trata de perder peso de maneira eficiente. Portanto, seguindo nossas indicações você poderá evitar hábitos e alimentos que podem atrapalhar sua tentativa de obter um físico melhor.

Convidamos você a colocar em prática o que aprendeu neste post e comprovar os resultados por si mesmo!

 
  • Nurul-Fadhilah, A., Teo, P. S., Huybrechts, I., & Foo, L. H. (2013). Infrequent Breakfast Consumption Is Associated with Higher Body Adiposity and Abdominal Obesity in Malaysian School-Aged Adolescents. PLoS ONE. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0059297
  • Boutelle, K. N., Libbey, H., Neumark-Sztainer, D., & Story, M. (2009). Weight Control Strategies of Overweight Adolescents Who Successfully Lost Weight. Journal of the American Dietetic Association. https://doi.org/10.1016/j.jada.2009.09.012