Distanciamento social: tudo que você deve considerar

22 de maio de 2020
O distanciamento social não se baseia apenas em manter uma distância segura entre as pessoas. Também inclui medidas como o fechamento de locais de lazer. Saiba tudo sobre o tema a seguir.

Atualmente, estamos enfrentando uma situação global complicada devido à pandemia do coronavírus. Por esse motivo, a maioria dos países implementou medidas de contenção e prevenção, como o distanciamento social.

O período de confinamento que foi estabelecido em muitos lugares procura impedir a propagação do vírus. Os coronavírus são, na verdade, uma família de vírus. O novo coronavírus, que surgiu em dezembro de 2019, é caracterizado por ser potencialmente contagioso.

No entanto, o distanciamento social não é uma medida exclusiva para esse vírus, pois pode ser usado para prevenir qualquer outra doença infecciosa disseminada de pessoa para pessoa. Neste artigo, explicaremos mais sobre o assunto.

Em que consiste o distanciamento social?

Mulher isolada em casa
O que se busca com o distanciamento social é reduzir o número de infecções para que as entidades de saúde possam responder com eficiência.

Você também pode se interessar: O coronavírus não é transmitido pelo ar, de acordo com a OMS

À medida que a disseminação do coronavírus progredia, quase todos os países afetados pediram aos seus habitantes que reduzissem ou suspendessem qualquer contato próximo com outras pessoas. Essa é a base do distanciamento social.

Em outras palavras, o distanciamento social consiste em criar espaço entre as pessoas. Assim, mantendo uma distância de segurança e limitando o contato, o número de pessoas que se contagiam com a mesma doença é reduzido.

No caso do coronavírus, esse vírus é conhecido por se espalhar por gotículas respiratórias. Essas gotículas são expelidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou até fala. Portanto, se alguém estiver por perto, qualquer um pode se contagiar.

No início da pandemia, foi recomendado manter uma distância de segurança de 1 a 2 metros de outras pessoas. Em teoria, esta é a distância recomendada para que as gotículas respiratórias não alcancem ninguém.

Como podemos aplicar o distanciamento social?

Já falamos sobre a distância de segurança recomendada entre as pessoas. No entanto, o distanciamento social compreende muitas outras medidas além desta. Antes de tudo, é essencial evitar grandes aglomerações.

Para isso, a primeira medida é fechar os locais de lazer, como restaurantes, cinemas e teatros. Mas não apenas isso; as escolas, universidades e outros centros educacionais também estão fechados.

Além disso, para o distanciamento social do trabalho, qualquer contato entre as pessoas deve ser limitado às necessidades essenciais. Por esse motivo, a maioria dos empregos e empresas suspende a sua atividade ou dá início ao chamado home office.

Outra medida básica é evitar usar o transporte público ou compartilhar o carro com alguém. Da mesma forma, é recomendável que você só vá ao supermercado quando realmente for necessário. 

O objetivo do distanciamento social é que uma pessoa infectada não entre em contato com outras pessoas. É uma medida de importância vital, principalmente em infecções como a do coronavírus, na qual muitas pessoas transmitem a infecção de forma assintomática.

Quais outras medidas servem para evitar o contágio?

Lavar bem as mãos
Além de aplicar estritamente o isolamento social, é essencial considerar outras medidas preventivas, como lavar as mãos adequadamente.

Leia também: Sabão, o inimigo do coronavírus

Além do distanciamento social, existem outras medidas preventivas que ajudam a reduzir a infecção por coronavírus. Em primeiro lugar, o mais importante é fazer uma lavagem correta das mãos com frequência.

Para fazer isso, sabão e água são suficientes, embora um desinfetante também possa ser usado. No entanto, também é recomendável evitar tocar o rosto com as mãos. Ao espirrar ou tossir, é melhor cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com a dobra do braço.

Obviamente, em caso de sintomas (como tosse ou febre), você deve notificar um médico. Além disso, muitos recomendam o uso de máscaras ao sair para realizar qualquer atividade, embora sua eficácia ainda não seja totalmente conhecida.

Não podemos esquecer que medidas como o distanciamento social são necessárias para melhorar a situação. Portanto, tente seguir todas as recomendações. Dessa forma, o número de infectados será reduzido significativamente.

  • Distanciamiento social: por qué guardar las distancias ayuda a mantener a otros sanos – HealthyChildren.org. (n.d.). Retrieved April 1, 2020, from https://www.healthychildren.org/Spanish/health-issues/conditions/chest-lungs/Paginas/Social-Distancing-Why-Keeping-Your-Distance-Helps-Keep-Others-Safe.aspx
  • Coronavirus (COVID-19): Distanciamiento social con los niños (para Padres) – Nemours KidsHealth. (n.d.). Retrieved April 1, 2020, from https://kidshealth.org/es/parents/coronavirus-social-distancing-esp.html
  • Orientaciones para el público. (n.d.). Retrieved April 1, 2020, from https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
    What is social distancing and how can it slow the spread of COVID-19? | Hub. (n.d.). Retrieved April 1, 2020, from https://hub.jhu.edu/2020/03/13/what-is-social-distancing/