Dieta para prevenir a diabetes gestacional

· 28 de outubro de 2018
A diabetes gestacional é uma das complicações mais comuns da gravidez. Uma alimentação variada e reduzida em gorduras e carboidratos pode ser a chave para a sua prevenção.

A adoção de uma dieta balanceada é um dos hábitos imprescindíveis para prevenir a diabetes gestacional. Esta doença se caracteriza por um aumento nos níveis de glicose no sangue durante o período de gravidez.Como acontece com outros tipos de diabetes, afeta a forma como as células usam o açúcar para seu funcionamento. Devido a isso, a mãe e o feto ficam expostos a uma série de riscos que devem ser vigiados pelo médico.

A boa notícia é que a maioria dos casos não evolui para situações graves. Apesar de ser importante prestar o devido cuidado, uma nutrição adequada em conjunto com outros hábitos saudáveis ajudará a evitar um nascimento complicado.

Por este motivo, no seguinte espaço queremos compartilhar uma série de conselhos de alimentação que, inclusive antes de engravidar, ajudarão a reduzir o risco de desenvolvermos este problema. Descubra-os!

Diabetes gestacional: o que você precisa saber

A diabetes gestacional é uma das complicações da gravidez mais comuns. Acontece porque os hormônios que se segregam neste período inibem a ação da insulina nas células, causando picos altos de açúcar no sangue.

A insulina é um hormônio que permite que as células transformem a glicose proveniente dos alimentos em combustível. Quando algo afeta a sua produção o corpo não consegue usá-la de forma adequada, os níveis de açúcar se elevam e desenvolve-se a diabetes.

Qualquer mulher em período de gestação pode ter uma doença. Porém, o risco aumenta naquelas que têm antecedentes familiares ou problemas como o sobrepeso e a hipertensão arterial.

Até o momento se desconhece uma causa exata de porque muitas mulheres desenvolve diabetes gestacional e outras não. Porém, todas as futuras mamães devem se submeter a um exame oral de tolerância à glicose entre as semanas 24 e 28 de gravidez.

Quais são as complicações da diabetes gestacional?

Quase sempre as mulheres com diabetes gestacional conseguem controlar a doença e dão à luz a bebês saudáveis. Porém, quando não há um controle adequado, um nível alto de açúcar no sangue pode causar problemas tanto na mãe quanto no bebê. Estes são alguns dos riscos:

  • Aumenta o risco de pressão arterial alta e pré-eclâmpsia, uma complicação grave que põe em risco a vida da mãe e do bebê.
  • Aumenta as probabilidades de diabetes tipo 2 no futuro.
  • O bebê pode ter sobrepeso ao nascer, causando mais dificuldades na hora do parto.
  • O parto pode ser adiantado (nascimento precoce).
  • Aumenta o risco de síndrome de dificuldade respiratória no bebê.

Leia também: 5 plantas medicinais que ajudam a controlar a diabetes

Os melhores conselhos de dieta para prevenir a diabetes gestacional

Um dos pilares mais importantes para prevenir a diabetes gestacional é a dieta. frequentemente o médico estuda em detalhes o caso de cada futura mãe, já que devem ter em conta fatores como a idade, o peso corporal e os possíveis problemas de saúde.

Apesar disso, todas podem ter em conta algumas generalidades da alimentação que são determinantes para evitar o desenvolvimento da doença. Conheçamos as mais importantes:

Manter uma alimentação variada

A adoção de um plano de alimentação variado é uma das formas mais efetivas de prevenir a diabetes gestacional. Incluir todos os grupos de nutrientes através de diferentes alimentos, ajuda a manter os níveis de glicose estáveis.

Uma dieta variada e equilibrada deve conter:

  • Frutas e vegetais
  • Cereais integrais e legumes
  • Carnes magras
  • Frutos secos e sementes
  • Peixes gordurosos
  • Azeites saudáveis (oliva, girassol, etc.)

Fazer cinco refeições por dia

Durante a gravidez é importante comer bem, de forma equilibrada, na medida certa. O discurso de “comer por dois” é somente um mito e pode ser improdutivo. O ideal é dividir as porções para cinco ou seis refeições por dia.

Tomar um café da manhã completo

Os descontroles de açúcar no sangue aumenta pela manhã. Por isso, para evitar descompensações é primordial que as mães consumam um café da manhã saudável, que corresponda a 25% do total de calorias diárias.

Aumentar o consumo de fibra

Os alimentos que contêm altas doses de fibra são essenciais na hora de prevenir a diabetes gestacional. Uma assimilação correta deste nutriente evita que os níveis de açúcar cheguem a picos altos depois das refeições.

Evitar os açucares simples

O consumo excessivo de açúcares simples é uma das causas principais de diabetes. Por siso, para cuidar da gravidez é fundamental evitar ao máximo todos os alimentos que os contêm. Os mais comuns são:

  • Pães e produtos de panificadora industrial;
  • Doces e refrigerantes açucarados;
  • Bebidas gasosas e bebidas energéticas;
  • Sobremesas ou receitas com açúcar adicionado;

Talvez te interesse ler: 9 alimentos que você não sabia que possuem tanto açúcar

Moderar no consumo de gorduras, proteínas e carboidratos

Evite comer pão se tiver diabetes gestacional

O sobrepeso na gravidez é uma das causas relacionadas com a diabetes gestacional. Devido a isso, é conveniente vigiar as porções de gorduras e proteínas. Muitos dos alimentos que estes nutrientes oferecem podem engorsar porque contêm muitas calorias.

Quanto ao consumo de carboidratos, recomenda-se controlá-los através das frutas, vegetais e cereais integrais. Estas fontes são pobres em calorias e seus carboidratos são melhor assimilados no organismo.

Modelo de dieta para prevenir a diabetes gestacional

Todos os cardápios da grávida podem variar de acordo com as recomendações médicas. Porém, considerando os conselhos anteriores, propomos um modelo de dieta simples que pode ser usado como exemplo.

Café da manhã

  • Copo de leite semidesnatado com café descafeinado e dois punhadinhos de cereais integrais.
  • Iogurte natural com pão integral e uma fatia de peito de peru.
  • Copo de bebida de cacau light com pão integral, tomate e azeite de oliva.

Meio da manhã

Quer prevenir a diabetes gestacional? Se está grávida ou planeja ficar, tenha em conta todos estes conselhos de dieta para reduzir os riscos. Não se esqueça que, como complemento, deve fazer exercício físico regular e ir a todos os check ups médicos.