Dicas para higienizar corretamente os ouvidos

Além de eliminar a sujeira tanto da parte interna quanto da externa, a higiene dos ouvidos também passa por protegê-los dos sons ou ruídos muito altos.
Dicas para higienizar corretamente os ouvidos
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Você sabe como higienizar corretamente os ouvidos? Eles estão entre os órgãos sensitivos mais importantes do corpo.

Os ouvidos não só ajudam a captar todos os sons de nosso entorno, mas também são um dos encarregados de manter o equilíbrio.

Por isso, é importante conhecer a maneira recomendada para higienizar corretamente os ouvidos. Não se trata apenas de tirar o excesso de cerúmen, mas também de cuidar da audição, pois um problema neste órgão pode não ser curável, ainda que existam tratamentos para certas condições.

Manter uma boa higiene do ouvido também previne infecções e doenças.

Continue lendo e você verá que não é tão complicado e que também não é preciso se esforçar muito.

Como manter a higiene dos ouvidos na parte externa?

Mulher ouvindo música

Manter seus ouvidos limpos não se limita só à parte interna: também devemos ter em conta o lado de fora.

Isso se deve ao fato de que fora e ao redor dos ouvidos se acumulam pó e outros resíduos que podem entrar na cavidade auditiva e causar certos problemas de saúde.

Para manter a higiene dos ouvidos, a forma mais simples é:

  • Pegue um algodão e molhe-o em um pouco água, sem que fique totalmente empapado.
  • Limpe com cuidado os arredores dos ouvidos e atrás dos mesmos, de maneira que não fiquem resíduos nem sujeira acumulados.

Outro dos cuidados que você deve ter com os seus ouvidos é evitar ouvir música a todo volume por períodos prolongados.

Ainda que pareça algo sem importância, este é o principal motivo pelo qual cada vez mais jovens estão procurando médicos devido a problemas de audição.

O que é o cerúmen?

Muitas vezes pensamos que manter a higiene dos ouvidos está unicamente relacionado a eliminar a cera ou cerúmen.

A verdade é que, apesar de vermos o cerúmen como uma substância pegajosa, pouco higiênica e desagradável, é totalmente o oposto.

A cera dos ouvidos se encarrega de proteger a pele de qualquer infecção, por isso é preciso deixar de enxergá-la como sujeira ou algo que é preciso eliminar a todo custo.

Também se encarrega de proteger o tímpano do mundo que o rodeia, já que detém a passagem de pó, objetos estranhos e qualquer resíduo que possa entrar.

Além disso, protege o ouvido interno de qualquer infecção e pequenos insetos que possam entrar em contato com a cavidade auditiva.

Sua função é sumamente importante, por isso a higiene do ouvido não implica unicamente em limpar a cera.

Como manter a higiene dos ouvidos de maneira adequada?

Como eliminar a cera nos ouvidos

A verdade é que quando você toma banho ou lava o cabelo, seu ouvido expulsa a cera de maneira natural, algo que também acontece quando há excesso dela.

Se você vai molhar o ouvido quando estiver tomando banho, procure fazer isso com água morna e cuidando para que a mesma não entre na cavidade auditiva.

Também deve limpar de maneira delicada a parte externa dos ouvidos e seus arredores. Em seguida, seque com uma toalha fina.

Métodos caseiros para higienizar corretamente os ouvidos

Esperar até que seus ouvidos se limpem de forma natural lhe parece muito lento? A boa notícia é que você não é obrigado a fazê-lo e pode recorrer a diferentes remédios

Introduzir qualquer tipo de ferramenta nos ouvidos é muito perigoso e você deve evitar fazer isso a qualquer custo. No lugar, experimente estes métodos:

1. Água com sal

A água com sal é provavelmente um dos métodos de higiene dos ouvidos mais fáceis e rápidos de empregar.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sal (10 g)
  • 1/2 xícara de água (125 ml)

Preparo

  • Adicione uma colher de sopa de sal em meia xícara de água.
  • Coloque a solução para esquentar um pouco, até que fique morna.
  • Molhe o algodão nessa mistura, escorra bem e use-o para limpar seus ouvidos cuidadosamente.
  • Finalmente, aplique duas gotas dentro do ouvido para limpar e eliminar qualquer possível dor que tenha.

2. Água oxigenada

A água oxigenada é capaz de eliminar as bactérias da região sem ser invasiva e sem representar nenhum risco.

  • Misture partes iguais de água natural com água oxigenada da menor porcentagem (três partes de água com três partes de água oxigenada).
  • Pegue um pequeno algodão e coloque-o de molho na mistura.
  • Passe-o ao redor do ouvido e na parte externa, com muito cuidado.
  • Coloque duas gotas da mistura dentro do ouvido.

Não se esqueça de que é preciso evitar inserir objetos pontiagudos dentro do ouvido para não danificar o tímpano.

Cuidar da higiene dos seus ouvidos é muito importante. O que está esperando para experimentar estes métodos e higienizar corretamente os ouvidos? Comece a cuidar de um dos órgãos mais importantes de seu corpo hoje mesmo!

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Byeon H. Associations between adolescents’ earphone usage in noisy environments, hearing loss, and self-reported hearing problems in a nationally representative sample of South Korean middle and high school students. Medicine (Baltimore). 2021 Jan 22;100(3):e24056.
  • Burton MJ, Doree C. WITHDRAWN: Ear drops for the removal of ear wax. Cochrane Database Syst Rev. 2018 Jul 24;7(7):CD004326.
  • Khan NB, Thaver S, Govender SM. Self-ear cleaning practices and the associated risk of ear injuries and ear-related symptoms in a group of university students. J Public Health Afr. 2017 Dec 31;8(2):555.
  • Nagala S, Singh P, Tostevin P. Extent of cotton-bud use in ears. Br J Gen Pract. 2011 Nov;61(592):662-3.
  • Oladeji SM, Babatunde OT, Babatunde LB, Sogebi OA. KNOWLEDGE OF CERUMEN AND EFFECT OF EAR SELF-CLEANING AMONG HEALTH WORKERS IN A TERTIARY HOSPITAL. J West Afr Coll Surg. 2015 Apr-Jun;5(2):117-133.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.