Desintoxique seu fígado com esta bebida à base de salsinha e hortelã

· 23 de dezembro de 2016
Nosso fígado é capaz de se depurar sozinho, mas nunca é demais consumir remédios que ajudem a desintoxicá-lo para melhorar suas funções.

É um dos maiores órgãos de nosso corpo e necessita de atenção, cuidados e proteção.

Falamos, como não, do fígado, esse fascinante laboratório que sintetiza enzimas, proteínas, glicogênio e que executa tarefas vitais de desintoxicação.

De que maneira você cuida do seu fígado no dia-a-dia? Sabemos, que nem sempre nos lembramos dele. Nossos hábitos de vida, o trabalho ou o pouco tempo para cozinhar faz com que muitas vezes não o atendamos tal como ele merece.

Além disso, outro fator delicado e complexo é o consumo de remédios. É bem provável que agora mesmo você esteja submetido a um tratamento médico.

Não podemos nos esquecer de que os remédios tendem a sobrecarregar o fígado e que seu impacto pode ser constatado.

São muitos os fatores pelos quais este órgão se intoxica. A alimentação, o estresse, os medicamentos e, inclusive a insônia, fazem com que, pouco a pouco, ele não realize suas tarefas com a efetividade de sempre.

Contudo, há um dado positivo: o fígado é capaz de regenerar-se.

Enfermidades como a gordura no fígado respondem bem à mudança de hábitos, à uma alimentação mais adequada e à uma clara conscientização de que devemos nos cuidar melhor.

Hoje em nosso espaço queremos lhe propor o seguinte: que tome todos os dias uma infusão à base de salsinha e hortelã e verá como aparecerão os benefícios.

Cuidar de seu fígado com salsinha e hortelãChá de salsinha e hortelã para o fígado

Nas farmácias e nas lojas de produtos naturais encontrará uma enorme variedade de produtos destinados aos cuidados e desintoxicação do fígado.

Descubra: Como derrotar a gordura do abdômen em 7 passos. Comece hoje mesmo!

  • Mas veja bem, antes de recorrer às vitaminas ou a qualquer outro produto já preparado, o ideal é fazer o uso da própria natureza.
  • Se conhecermos as propriedades de certas plantas nos asseguraremos de estar tomando algo saudável, curativo e que cumpre, por sua vez, seu objetivo: cuidar de nosso fígado e de nossa saúde geral.
  • Estas duas das plantas hepatoprotetoras muito interessantes são, sem dúvida, a salsinha e a hortelã. São fáceis de encontrar e também estão presentes em grande parte na nossa gastronomia.

Em seguida, lhe explicaremos por que são tão positivas para cuidar e desintoxicar o fígado.

Salsinha, algo mais que um condimento.

Seu sabor intenso e suas propriedades adstringentes a fazem única para cuidar das funções do fígado. Os benefícios que a tornam um verdadeiro tesouro se baseiam em quatro âmbitos muito concretos:

  • O primeiro é os flavonoides: a apigenina, o crisoeriol  ou a luteína funcionam como poderosos antioxidantes. Cuidam para que nossas células transportem de forma adequada o oxigênio e as protegem dos radicais livres.
  • Além disso,a salsinha é uma fonte excelente de vitamina C, assim como de vitamina A. Estes dois elementos são básicos para cuidar das funções do fígado.

O desinflamam e também fortalecem nosso sistema imunológico.

  • Tampouco podemos nos esquecer de que a salsinha é um bom desintoxicante e depurativo. Graças à sua ação diurética conseguimos eliminar tudo aquilo que o corpo não necessita e que, de outra maneira, poderia nos fazer adoecer.
  • Outro aspecto interessante é o que faz referência ao betacaroteno. Este antioxidante é muito eficaz na hora de reduzir a quantidade de gordura de nosso organismo.

Um aspecto vital no caso de sofrermos de gordura no fígado.Médico mostrando o fígado

Hortelã, não somente para suas sobremesas.

A hortelã, do mesmo modo que a salsinha é outra planta adstringente e muito refrescante. Seu sabor dará um toque mais agradável a esta infusão que deveríamos tomar de forma cotidiana.

Não custa nada e, no entanto, se lucra muitíssimo, sempre que sejamos constantes.

Em seguida lhe explicaremos quais são os seus principais benefícios:

  • É antisséptica e anti-inflamatória.
  • A hortelã melhora a digestão.
  • Além do mais, estimula a função hepática no caso deste órgão estar sobrecarregado.

Descubra: Propriedades do chá de hortelã, desde à digestão até o relaxamento

Como preparar minha infusão de salsinha e hortelãInfusão de salsinha e hortelã para o fígado

Ingredientes

  • 1 colherzinha de salsinha (5 g)
  • 1 colherzinha de hortelã fresca (5 g)
  • 2 colheres de suco limão (20 ml)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

  • Como sempre comentamos no nosso espaço, o ideal é conseguir produtos de cultivo orgânico. Uma vez que os tenhamos, o primeiro a fazer é lavá-los bem.
  • Depois picamos tanto a salsinha como a hortelã. Deste modo, permitimos que os óleos destas plantas infusionem muito melhor.
  • Colocamos para esquentar o copo de água na chaleira. Uma vez que chegue à ebulição acrescentamos as duas ervas. Muito fácil.
  • Permita que infusione ao longo de 15-20 minutos. Passado esse tempo, deixe repousar outros 10.
  • Por último, coe todos os ingredientes e fique somente com a infusão. Coloque-a em seu copo favorito e uma vez ali, acrescente duas colheres de suco de limão.

Notará, sem dúvida, que tem um sabor intenso. Contudo, esse sabor é o resultado dos próprios componentes naturais que cuidarão de nossa saúde hepática.

Se necessitar, acrescente um pouco de mel para que seja mais agradável e tome depois de sua principal refeição do dia.