Conselhos para ter um lar antialérgico

A cozinha é um lugar onde as bactérias podem se proliferar muito dependendo das condições de higiene. Por isso, é muito importante desinfetar todas as superfícies diariamente.

Todos os dias, sem notarmos, estamos alimentando milhões de ácaros que se encontram ocultos em diferentes áreas de nossa casa, e que são os responsáveis por desencadear muitas das reações alérgicas que podem afetar a nossa saúde.

Isto explica o razão de hoje em dia famílias inteiras sofrerem regularmente com rinite, dermatite ou asma alérgica, entre outros.

O fato de comer sobre a cama ou móveis, não fazer a limpeza correta e demorar semanas para retirar o pó são as maneiras mais comuns de alimentar estes pequenos bichos que podem se propagar com muita facilidade em certos ambientes.

Por isso é muito importante prestar atenção à higiene de toda a casa e buscar uma forma de ter um lar antialérgico para prevenir doenças. Você sabe como? Leia mais a seguir.

Conselhos para criar um lar antialérgico

Cuidados no dormitório

Cama-lar-antialergico

A cama é um dos ambientes favoritos dos ácaros porque é onde estes organismos encontram um ambiente adequado para sobreviver e se propagar com mais facilidade.

O suor, o calor e as pequenas escamas que se desprendem de nossa pele criam um ambiento ideal para o desenvolvimento das alergias mais comuns.

Para reduzir este risco o melhor é forrar a cama com lençóis 100% algodão, os quais devem ser lavados toda semana, com um ciclo de temperatura elevado (60ºC).

Os travesseiros, edredons ou mantas podem ser lavados a cada 6 meses, mas é conveniente sacudi-los todos os dias e colocá-los em um lugar para ventilar.

Deve-se evitar que os animais de estimação entrem no quarto, já que são portadores de ácaros e o pelo que soltam provoca sensibilidade em pessoas com problemas de alergia.

Não se esqueça de ler: Por que é bom não fazer a cama pelas manhãs?

Cuidados na cozinha

cozinha-lar-antialergico

A cozinha requer uma atenção especial porque existe o risco de aparecerem diferentes patógenos no local, além dos ácaros. Esta parte da casa tende a concentrar umidade, calor e restos de alimentos, tornando-a ideal para a proliferação de diferentes espécies.

Para evitar o calor e a umidade é bom cozinhar com as panelas tampadas, já que assim reduz-se o vapor.

Se possível, deverá haver uma forma de ventilar o cômodo, para haver troca de ar e redução da condensação que vai se formando pelo acúmulo de várias substâncias.

Depois de lavar os pratos, seque-os antes de guardá-los. Também é importante conservar todos os alimentos em recipientes herméticos, preferencialmente de vidro.

A bancada, o piso, as paredes e o resto das superfícies da cozinha devem ser desinfetadas todos os dias para eliminar bactérias e evitar a invasão de baratas ou formigas. Assim você poderá ter um ambiente antialérgico.

O banheiro

banheiro-lar-antialergico

Tanto o chuveiro quanto o vaso sanitário acumulam umidade que, com o passar dos dias, vai se sujando e formando o local perfeito para o germes.

Para evitar que esta umidade se espalhe para outros espaços da casa, deve-se manter a porta do banheiro fechada e utilizar tapetes na entrada. Estes tapetes devem ser lavados com regularidade, já que por absorverem água, obviamente também criam ambientes para proliferação de micro-organismos.

Depois de utilizar o banheiro, o melhor é secar muito bem todas as suas superfícies para evitar a aparição de mofo e baratas. Na hora de lavar o ambiente, uma boa opção é utilizar ingredientes naturais como o vinagre e o limão, ao invés de sabões convencionais.

Leia também: Descubra como limpar o banheiro de modo ecológico

A sala

sala-lar-antialergico

Este cômodo familiar pode concentrar muito ácaros e micro-organismos quando não é limpo de forma regular para eliminar o pó e outros agentes do ambiente.

O que deve ser levado em consideração para ter um lar antialérgico nesta parte da casa:

  • O tipo de piso.
  • Os tecidos de sofás ou poltronas.
  • As cortinas.
  • Os animais de estimação.
  • Os enfeites.

O piso requer uma limpeza diária porque é onde pode se acumular uma grande quantidade de pó e sujeira.

Os sofás e poltronas podem ser cobertos com capas de algodão para facilitar a lavagem com frequência, ou pode-se utilizar um produto especial para tapeçarias.

Uma boa opção é escolher móveis de couro, pois são mais fáceis de limpar.

Todos os enfeites ou elementos da sala devem ser limpos no mínimo 3 vezes por semana, para eliminar o pó e o pólen.

Os animais de estimação não devem subir nos móveis e, se possível, devem ficar afastados destas áreas da casa. Quando se sofre com frequentes crises alérgicas, o melhor é consultar um médico antes de tomar a decisão de incluir um animal doméstico na família.

Recomendados para você