Conselhos e remédios naturais para manter um fígado saudável

Em algumas ocasiões, dada a complexidade de suas tarefas, o fígado termina se saturando ou contraindo algum tipo de doença. Ao consumir determinados alimentos e infusões, podemos ajudar a desintoxicá-lo.
Conselhos e remédios naturais para manter um fígado saudável

Escrito por Katherine Flórez

Última atualização: 23 agosto, 2022

O fígado é o segundo maior órgão do corpo, seguido da pele e, além disso, é indispensável nos processos digestivos e de desintoxicaçãoPensando nisso, hoje falaremos sobre dicas e remédios naturais para manter um fígado saudável.

Esse órgão realiza 500 diferentes tarefas, e entre uma das principais está a função de filtrar cerca de um litro de sangue por minuto quando se encontra em excelente estado.

Durante o processo de filtragem, o fígado limpa o sangue de substâncias como hormônios, drogas, medicamentos, substâncias químicas em geral, germes e toxinas.

Cerca de 500 milhões de pessoas estão infectadas pela hepatite viral crônica no mundo todo, e quase um milhão morrem a cada ano por insuficiência hepática ou câncer.

No entanto, muitas destas mortes podem ser evitadas mediante uma dieta que permita cuidar deste órgão e, sobretudo, garantir uma boa realização da função que desempenha.

Queremos conscientizá-lo do cuidado que deve ter para manter seu fígado saudável. Para isso, o tratamento baseia-se em uma dieta saudável, evitar o álcool e prevenir o máximo possível algumas das hepatites.

Sintomas de um fígado com problemas

Icterícia, manchas, nariz vermelho, acne e diversas enfermidades cutâneas. Também boca pegajosa, má digestão, náuseas, gases, calafrios durante as primeiras horas da digestão.

Má evacuação, prisão de ventre ou diarreia, fezes com muita cor, cólicas intestinais, inchaço, coceira anal, parasitas, desmineralização, anemia, diabetes, obesidade ou magreza, apendicite, dificuldade para dormir.

Alteração na urina, dor debaixo das costelas do lado direito, dores de cabeça, cirrose, abcessos, cálculos biliares no fígado, problemas de visão, audição, pernas inchadas, reumatismo, esclerose, desiquilíbrio glandular, desconforto durante a menstruação.

Infertilidade ou impotência masculina, problemas e instabilidade emocional, bronquite crônica, tuberculose, tendências a hemorragia, propensão para as picadas de mosquitos e até câncer.

Ocasionalmente é vital ajudar a curar seu fígado. São tantas as tarefas e tão complexas, que o fígado pode ter problemas para realizar suas funções corretamente, podendo ocorrer doenças infecciosas. No entanto, existem produtos naturais que podem conservar a boa saúde do seu fígado.

Produtos naturais que mantém o fígado saudável

Boldo

Produtos naturais que ajudam o fígado

Conhecida como a planta do fígado, suas propriedades ajudam a regenerar e a cuidar desse órgão. O boldo contém boldina, um alcaloide que estimula a produção da bílis, a secreção de ácido úrico e os sucos gástricos, que facilitam o trabalho do fígado e tornando-o eficiente.

Além disso, essa planta é fungicida e antioxidante e, o mais importante, anti-inflamatória. Podemos consumi-la em infusão, preparar um chá com suas folhas e na versão de comprimidos vendidos em lojas de produtos naturais.

Seu consumo é indicado depois do almoço e jantar para auxiliar na digestão e na função hepática. Aliás, à noite é quando o fígado aumenta sua função, e a infusão depois do jantar ajudará a eliminar as toxinas.

Alho

Sem dúvida, o alho é um dos melhores alimentos na limpeza do fígado de forma natural. Ativa as enzimas, que eliminam as toxinas, enquanto a alicina e o selênio encontrados no alho mantêm o fígado limpo e saudável.

Muito utilizado nos alimentos, trata-se de um hábito saudável, contribuindo para a saúde do seu fígado.

Grãos integrais

O arroz integral e outros cereais com níveis do complexo de vitaminas B ajudam a função do fígado de múltiplas maneiras, incluindo a melhora na metabolização das gorduras e descongestionando a função hepática em geral.

Evite os alimentos de farinha branca e opte por alternativas como o trigo integral na sua casa.

Verduras crucíferas

Estas verduras atuam como um potente desintoxicante do fígado devido às substâncias químicas que neutralizam certas toxinas, como as nitrosaminas, encontradas na fumaça do cigarro.

Também contém glicosinolatos, que auxiliam o fígado a produzir as enzimas necessárias para o processo de desintoxicação. Estas verduras são os brócolis, couve-de-Bruxelas, couve-flor e repolho.

Antioxidantes das frutas

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Tuffs, foi encontrado nessas frutas alto níveis de antioxidantes, são elas:

  • Ameixa;
  • Passas;
  • Mirtilos;
  • Amora;
  • Morangos;
  • Framboesas;
  • Laranja;
  • Toranja rosada
  • Melão
  • Maçãs
  • Peras

Os antioxidantes ajudam a proteger o fígado dos altos níveis de radicais livres que são produzidos naturalmente durante o processo de desintoxicação. E agora? O que você está esperando para manter seu figado saudável? Comece ainda hoje!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • ;Healthline.com Liver [Online] Available at: www.healthline.com/human-body-maps/liver
  • Healthline.com 11 Proven Health Benefits of Garlic [Online] Available at: www.healthline.com/nutrition/11-proven-health-benefits-of-garlic
  • Campas-Baypoli ON, Bueno-Solano C, Martínez-Ibarra MD, Camacho-Gil F, Villa-Lerma AG, Rodríguez-Núñez R, López-Cervantes J, Sánchez-Machado ID. Contenido de solforafano 1-isotiocianato-4-(metilsulfinil)-butano) en vegetales crucíferos. ALAN Caracas 2009;59(1)
  • Medicina de la Selva. México Oeste. Comunidad Indigena de Chacala (2001)
  • Gutiérrez Machaca R, Jiménez Rojas JJ. Efecto protector del extracto acuoso de Peumus boldus (Boldo) frente a la inducción de cirrosis hepática con paracetamol y fenobarbital en ratas, comparado con la silimarina, arequipa. Arequipa, Perú. 2015

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.