Conecte-se com seu filho por meio da brincadeira
A brincadeira é a linguagem das crianças, sua forma de conhecer o mundo e de se relacionar. Tudo acontece enquanto brincam. Portanto, para conectar-se com seu filho por meio da brincadeira, é necessário brincar com ele. Dizem que é fácil, mas estamos tão imersos em nossas vidas de adultos que, quando a criança pede para brincarmos juntos, geralmente não temos tempo.
Uma criança entre os 2 e 6 anos brincará a todo momento. É uma etapa na qual reina a fantasia que é expressa de muitas formas na brincadeira. No entanto, a partir dos 6 anos seguirá brincando, mas as prioridades mudarão.
Para se conectar com seu filho por meio da brincadeira, há que entender em qual momento evolutivo seu filho se encontra. Essa será a melhor forma para conectar-se efetivamente com seu filho, com sua criança interior e principalmente para que possam desfrutar juntos esse momento de diversão.
Como se conectar com a criança por meio da brincadeira?
Para começar, é bom estar disposto a colocar a brincadeira como a coisa mais importante naquele momento. Em suma, é necessário estar disposto a brincar com as crianças.
Isso significa deixar a posição de adulto e se conectar com a sua criança interior. Somente assim levará a brincadeira a sério, e estará disposto a aprender e a desfrutar.
Os conselhos básicos para conectar com seu filho são os que mostraremos a seguir. Pronto para brincar? Prepare-se para desfrutar!
Leia este artigo: Brincadeira conforme cada etapa do crescimento
1. Seu filho controla a brincadeira
A brincadeira pertence à criança. Se for se conectar com seu filho por meio da brincadeira, seu filho decide o que brincar e como será. Por isso, deixe que sua imaginação e criatividade controlem a brincadeira.
Se for brincar, é o momento de deixar de controlar tudo. Ou seja, a criança deve ter o controle da brincadeira. Os pais devem se adaptar a elas, não o inverso.
2. Tente virar uma criança
Sabemos que não é tão fácil. Vivemos submersos em nosso mundo de adultos, com preocupações, responsabilidades e horários. No entanto, se for brincar com seus filhos, deve se conectar com sua criança interior.
Então tente. Por alguns minutos, afaste-se do computador ou do celular, desconecte-se de tudo o que te rodeia e deixe sua imaginação voar; submerja-se em seu mundo de fantasia, com todas as suas princesas e super-heróis.
3. Respeite seu filho
Para se conectar com seu filho por meio da brincadeira, deve respeitar a idade e o momento evolutivo da criança. Dessa maneira, não espere que uma criança de 4 anos brinque como uma de 10, ou vice-versa.
Seu filho terá necessidades de aprendizado, habilidades próprias de sua idade, e que farão parte da brincadeira. Novamente, adapte-se a elas e desfrute do momento.
4. Aproveite para reforçar valores e aprendizados por meio da brincadeira
Como a brincadeira não só é diversão para as crianças, aproveite o momento para potencializar valores e aprendizados. Se seu filho se torna muito “opressor” na brincadeira, não o repreenda: ensine-o a brincar sem ter que dominar o outro.
Na brincadeira existem normas que devem ser cumpridas por quem está brincando. Não há razão para tolerar uma atitude desrespeitosa ou agressiva porque é uma brincadeira. Dessa forma, pode-se parar a brincadeira por um momento, esclarecer o assunto e retomar a atividade de uma maneira melhor.
5. Existe um tempo para a brincadeira
O tempo que será dedicado à brincadeira deve estar marcado na rotina diária. Assim como há tempo para comer, para fazer os deveres escolares, para tomar banho ou para a soneca.
No entanto, estabelecer ou reservar o tempo para brincar não significa perder a espontaneidade, fazê-lo com pressa e retirar a diversão. Brincar tem que ser um ato voluntário e divertido, é a única forma na qual é possível se conectar com seu filho por meio da brincadeira.
6. Evite se apropriar da brincadeira
Conectar-se com sua criança interior para brincar com seu filho não significa competir e se comportar como uma criança. Nem precisa terminar com a criança brincando sozinha porque o progenitor tomou conta da brincadeira, nem tem a necessidade de os pais fazerem birra porque o filho não entende a brincadeira.
Como a brincadeira também é um aprendizado para a criança, se os pais assumem um comportamento inapropriado, a criança aprenderá a se comportar daquela maneira. Por isso, se quer que seu filho aprenda a compartilhar e a controlar suas emoções durante a brincadeira, tem que compartilhar e controlar suas emoções também.
Descubra: 15 brinquedos para estimular o aprendizado nos filhos
7. Negocie com seu filho
As crianças gostam de repetir até a exaustão uma mesma brincadeira. Isso, sem dúvida, pode ser cansativo para os adultos. Brincar é um momento de diversão, não de tortura. Por isso, negocie com seu filho e mudem a brincadeira. Também é possível se distrair fazendo alguns trabalhos manuais.
No entanto, lembre-se que negociar significa propor e chegar a acordos. Não aproveite a negociação para tentar controlar o momento e impor sua vontade. Lembre-se: o momento de brincar pertence ao seu filho.
8. Elogie e estreite o vínculo com seu filho por meio da brincadeira
Novamente, tente aproveitar o potencial de aprendizado que a brincadeira possui. Dessa maneira, elogie e felicite seu filho caso tenha completado bem uma das fases do jogo.
Suas palavras de amor e de carinho alimentam sua autoestima e sua confiança em si mesmo. A criança aprende brincando, mas os pais também aprendem a serem melhores enquanto brincam com seus filhos.
Reflexão final
Conectar-se com a criança por meio da brincadeira é uma fórmula extraordinária para estimular suas relações sociais, incentivar seu interesse para com o mundo, potencializar a comunicação e aprender a seguir normas ou limites.
O tempo dedicado na brincadeira com as crianças é tempo ganho na relação que os une. Por isso, aproveite estes minutos para detectar as emoções que as afetam e ajude-as a reconhecê-las e administrá-las.
A brincadeira é a linguagem das crianças, sua forma de conhecer o mundo e de se relacionar. Tudo acontece enquanto brincam. Portanto, para conectar-se com seu filho por meio da brincadeira, é necessário brincar com ele. Dizem que é fácil, mas estamos tão imersos em nossas vidas de adultos que, quando a criança pede para brincarmos juntos, geralmente não temos tempo.
Uma criança entre os 2 e 6 anos brincará a todo momento. É uma etapa na qual reina a fantasia que é expressa de muitas formas na brincadeira. No entanto, a partir dos 6 anos seguirá brincando, mas as prioridades mudarão.
Para se conectar com seu filho por meio da brincadeira, há que entender em qual momento evolutivo seu filho se encontra. Essa será a melhor forma para conectar-se efetivamente com seu filho, com sua criança interior e principalmente para que possam desfrutar juntos esse momento de diversão.
Como se conectar com a criança por meio da brincadeira?
Para começar, é bom estar disposto a colocar a brincadeira como a coisa mais importante naquele momento. Em suma, é necessário estar disposto a brincar com as crianças.
Isso significa deixar a posição de adulto e se conectar com a sua criança interior. Somente assim levará a brincadeira a sério, e estará disposto a aprender e a desfrutar.
Os conselhos básicos para conectar com seu filho são os que mostraremos a seguir. Pronto para brincar? Prepare-se para desfrutar!
Leia este artigo: Brincadeira conforme cada etapa do crescimento
1. Seu filho controla a brincadeira
A brincadeira pertence à criança. Se for se conectar com seu filho por meio da brincadeira, seu filho decide o que brincar e como será. Por isso, deixe que sua imaginação e criatividade controlem a brincadeira.
Se for brincar, é o momento de deixar de controlar tudo. Ou seja, a criança deve ter o controle da brincadeira. Os pais devem se adaptar a elas, não o inverso.
2. Tente virar uma criança
Sabemos que não é tão fácil. Vivemos submersos em nosso mundo de adultos, com preocupações, responsabilidades e horários. No entanto, se for brincar com seus filhos, deve se conectar com sua criança interior.
Então tente. Por alguns minutos, afaste-se do computador ou do celular, desconecte-se de tudo o que te rodeia e deixe sua imaginação voar; submerja-se em seu mundo de fantasia, com todas as suas princesas e super-heróis.
3. Respeite seu filho
Para se conectar com seu filho por meio da brincadeira, deve respeitar a idade e o momento evolutivo da criança. Dessa maneira, não espere que uma criança de 4 anos brinque como uma de 10, ou vice-versa.
Seu filho terá necessidades de aprendizado, habilidades próprias de sua idade, e que farão parte da brincadeira. Novamente, adapte-se a elas e desfrute do momento.
4. Aproveite para reforçar valores e aprendizados por meio da brincadeira
Como a brincadeira não só é diversão para as crianças, aproveite o momento para potencializar valores e aprendizados. Se seu filho se torna muito “opressor” na brincadeira, não o repreenda: ensine-o a brincar sem ter que dominar o outro.
Na brincadeira existem normas que devem ser cumpridas por quem está brincando. Não há razão para tolerar uma atitude desrespeitosa ou agressiva porque é uma brincadeira. Dessa forma, pode-se parar a brincadeira por um momento, esclarecer o assunto e retomar a atividade de uma maneira melhor.
5. Existe um tempo para a brincadeira
O tempo que será dedicado à brincadeira deve estar marcado na rotina diária. Assim como há tempo para comer, para fazer os deveres escolares, para tomar banho ou para a soneca.
No entanto, estabelecer ou reservar o tempo para brincar não significa perder a espontaneidade, fazê-lo com pressa e retirar a diversão. Brincar tem que ser um ato voluntário e divertido, é a única forma na qual é possível se conectar com seu filho por meio da brincadeira.
6. Evite se apropriar da brincadeira
Conectar-se com sua criança interior para brincar com seu filho não significa competir e se comportar como uma criança. Nem precisa terminar com a criança brincando sozinha porque o progenitor tomou conta da brincadeira, nem tem a necessidade de os pais fazerem birra porque o filho não entende a brincadeira.
Como a brincadeira também é um aprendizado para a criança, se os pais assumem um comportamento inapropriado, a criança aprenderá a se comportar daquela maneira. Por isso, se quer que seu filho aprenda a compartilhar e a controlar suas emoções durante a brincadeira, tem que compartilhar e controlar suas emoções também.
Descubra: 15 brinquedos para estimular o aprendizado nos filhos
7. Negocie com seu filho
As crianças gostam de repetir até a exaustão uma mesma brincadeira. Isso, sem dúvida, pode ser cansativo para os adultos. Brincar é um momento de diversão, não de tortura. Por isso, negocie com seu filho e mudem a brincadeira. Também é possível se distrair fazendo alguns trabalhos manuais.
No entanto, lembre-se que negociar significa propor e chegar a acordos. Não aproveite a negociação para tentar controlar o momento e impor sua vontade. Lembre-se: o momento de brincar pertence ao seu filho.
8. Elogie e estreite o vínculo com seu filho por meio da brincadeira
Novamente, tente aproveitar o potencial de aprendizado que a brincadeira possui. Dessa maneira, elogie e felicite seu filho caso tenha completado bem uma das fases do jogo.
Suas palavras de amor e de carinho alimentam sua autoestima e sua confiança em si mesmo. A criança aprende brincando, mas os pais também aprendem a serem melhores enquanto brincam com seus filhos.
Reflexão final
Conectar-se com a criança por meio da brincadeira é uma fórmula extraordinária para estimular suas relações sociais, incentivar seu interesse para com o mundo, potencializar a comunicação e aprender a seguir normas ou limites.
O tempo dedicado na brincadeira com as crianças é tempo ganho na relação que os une. Por isso, aproveite estes minutos para detectar as emoções que as afetam e ajude-as a reconhecê-las e administrá-las.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Firman, J., & Russell, A. (1994). Opening to the Inner Child. Recovering Authentic Personality. Psychosynthesis Palo Alto, Monograph Series. http://www.synthesiscenter.org/PDF/opening.pdf
- Torres, J., Padrón, F., & Cristalino, F. (2007). El juego: un espacio para la formación de valores. Omnia, 13(1), 51-78. https://www.redalyc.org/pdf/737/73713104.pdf
- Arriaga-Ramírez, J. P., Ortega-Saavedra, M. G., Reynoso, G. M., Olivares, F. H., Maldonado, E. J., Cuadros, A. R., & Cruz-Morales, S. E. (2006). Análisis conceptual del aprendizaje observacional y la imitación. Revista latinoamericana de psicología, 38(1), 87-102. https://www.redalyc.org/pdf/805/80538106.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.