Como melhorar o senso de humor? Dicas e benefícios

Você adora a sensação que fica no seu corpo depois de dar risada? Não se surpreenda; trata-se do seu corpo em bem-estar. Vamos falar sobre como aumentar o bom humor.
Como melhorar o senso de humor? Dicas e benefícios

Última atualização: 04 agosto, 2022

Dar gargalhadas é uma das melhores coisas da vida! Sem dúvida, você já experimentou essa sensação de euforia e prazer quando está com os seus amigos e entes queridos, compartilhando bons momentos. Além de tudo, como se isso não bastasse, também há muitos benefícios físicos e psicológicos. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para melhorar o senso de humor, além de mostrar os seus muitos benefícios.

Ter um bom senso de humor nos leva a uma vida mais plena e feliz. Além disso, a boa notícia é que esta é uma virtude que podemos exercitar. Nesse sentido, isso te ajudará a se relacionar melhor, ter mais carisma, regular o estresse e liberar hormônios da felicidade.

Como melhorar o senso de humor?

A ideia é que ter um bom humor se torne um hábito para você. Isso não significa que você não possa ter outros tipos de emoções, tais como tristeza ou raiva. No entanto, a ideia é enxergar o lado bom da vida e trabalhar a inteligência emocional.

Você não precisa se tornar um comediante ou bobo da corte, muito menos mudar a sua personalidade. Porém, você pode potencializar os benefícios do bom humor e ter uma atitude mais relaxada e aberta.

Isso também tem a ver com aumentar a resiliência e a flexibilidade, duas habilidades indicadas para a resolução de problemas. O objetivo é ter melhores relações sociais, pois, através de um sorriso, consegue-se muita empatia.

Pense positivo

Para melhorar o senso de humor, é essencial ter uma boa atitude. Isso tem a ver com deixar a negatividade de lado.

Às vezes, somos tomados por pensamentos de medo ou incerteza e tendemos a pensar no pior. No entanto, isso não contribui muito para a resolução dos problemas.

Uma excelente estratégia é pensar em argumentos razoáveis, com base em fatos, para combater esses pensamentos negativos que muitas vezes são ampliados pela nossa negatividade. Além disso, tente reverter os pensamentos negativos, começando com a linguagem.

Repense a forma como você se expressa e tente trocar as frases negativas por positivas.

Aplique a regra dos 5: pense se o que está acontecendo com você vai te afetar ou se você vai se lembrar disso daqui a cinco anos. Se não for o caso, então não vale a pena ficar com raiva durante mais de 5 minutos.

Mulher luta contra pensamentos negativos para ter bom humor.
Deter os pensamentos negativos nos permite repensar como enfrentamos cada situação.

Durma bem

Pode parecer que isso não tem nada a ver com o assunto; no entanto, dormir bem traz muitos benefícios para o bom humor. Para começar, quando não há descanso adequado, geralmente aparece a irritabilidade. Dessa forma, ficamos com sono, sem energia e nos estressamos com mais facilidade.

De fato, dormir bem é uma forma de cuidar da saúde mental. Por isso, é preciso descansar o suficiente, evitar a longa exposição às telas antes de dormir e, se houver dificuldade para adormecer, praticar exercícios de relaxamento antes de dormir.

Coma bem

Assim como o sono, a alimentação adequada também é essencial para o bom humor. A comida tem influência na forma como você se sente. Uma alimentação saudável promove o bem-estar e bom funcionamento hormonal do seu corpo, afetando assim a endorfina, a serotonina e a oxitocina.

Aprenda a rir de si mesmo

Esta é uma das coisas mais difíceis, porém também mais úteis na vida. Sempre haverá problemas e dificuldades não tão agradáveis, mas aprender a rir de si mesmo pode te ajudar a lidar com esses momentos da melhor forma.

Um truque útil pode ser exagerar o que está acontecendo com você a ponto de que isso se torne hilário. De fato, esta é uma técnica que muitos comediantes e filmes utilizam.

Seja curioso e eduque-se

Há quem diga que o bom humor é um sinal de inteligência. Existem muitos tipos de humor, mas, de fato, quando temos mais curiosidade e gostamos de aprender, podemos encontrar mais referências para fazer piadas e entender as piadas dos outros.

Aprecie uma boa comédia ou stand-up

Nem todos acham graça das mesmas coisas. Tudo depende do contexto e da cultura.

No entanto, explorando os clássicos humorísticos e os filmes de comédia, você certamente encontrará algo que achará engraçado e te fará rir.

Além disso, tente encontrar ou assistir um espetáculo de stand-up. Isso também aumentará a sua desenvoltura para fazer as suas próprias piadas.

Você pode conversar com os seus amigos ou colegas sobre alguns programas de comédia que eles gostem. Certamente, você descobrirá alguém com quem você compartilha os mesmos gostos para que possam passar um bom tempo rindo.

Estimule a sua criatividade

As pessoas com um bom senso de humor geralmente têm uma grande imaginação. Por isso a sua capacidade de criar piadas e fazer brincadeiras.

Assim, trabalhar para aumentar a criatividade também é uma forma de melhorar o senso de humor. Aprecie a arte, fazendo atividades que permitam que você se sinta à vontade para experimentar e leia obras de fantasia.

Não tenha medo do que vão dizer

Atreva-se a contar piadas para os seus amigos e familiares. Se na primeira vez você não for engraçado, não há problema nenhum.

Supere o medo do que os outros vão dizer sobre você. É disso que se trata o bom humor; de levar a vida com tranquilidade e rir do que acontece.

Bom humor entre amigos.
Entre amigos, é saudável rir e contar piadas ou lembrar de histórias que foram engraçadas.

Benefícios do riso

De acordo com uma publicação da Faculdade de Medicina de Harvard, da Harvard Health Publishing, rir e ter gratidão é benéfico para o coração. A partir de exames cerebrais e outros testes, os neurocientistas encontraram evidências de que o riso desencadeia respostas químicas benéficas no cérebro.

O riso leva a uma melhor circulação sanguínea. No entanto, estamos falando do riso autêntico, e não do sarcástico.

Por outro lado, ele também permite a liberação de endorfinas, que são as substâncias responsáveis por estimular as partes do cérebro relacionadas às sensações agradáveis.

Outra pesquisa da Universidade de Derby indica que o riso traz vários benefícios físicos, psicológicos e sociais:

  • Diminui os hormônios do estresse.
  • Estimula o sistema imunológico.
  • Reduz a dor.

Neste sentido, ele permite aumentar os níveis de energia e bem-estar. Assim, o bom humor é o antídoto ideal para reduzir o estresse e atua como fator de proteção diante da ansiedade e da depressão.

Relaxe um pouco!

Depois de conhecer todos os benefícios do riso, bem como alguns truques para melhorar o senso de humor, é hora de colocá-los em prática e começar a dar gargalhadas com mais frequência. No entanto, não devemos esquecer o ponto de partida: relaxar e levar a vida com graça.

Para ter um bom humor, é importante não levar tudo para o lado pessoal! O estresse, ao contrário do bom humor, pode trazer diversos prejuízos para a sua vida. Assim, às vezes temos que fazer uma pausa no caminho e parar para enfrentar os problemas e as situações com bom humor.

Também é importante que você aprenda a diferenciar quando é apropriado ou não fazer uma piada. Por esse motivo, você deve ler o contexto da situação e entender como está o humor das outras pessoas.

Pode interessar a você...
O movimento slow: viver sem pressa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O movimento slow: viver sem pressa

Às vezes nos sentimos sobrecarregados pelo estilo de vida agitado que levamos. Por isso, queremos te contar o que significa o movimento slow. Saiba...