Como colocar e tirar as luvas para evitar o contágio por coronavírus

26 de março de 2020
Devido à disseminação do coronavírus no mundo, é fundamental saber como colocar e tirar as luvas corretamente, bem como compreender em quais situações as luvas devem ser usadas. Dessa forma, protegemos a nós mesmos e aos outros.

Atualmente, o mundo está sendo afetado por uma pandemia causada pelo coronavírus. Esse vírus tem uma alta capacidade de contágio. Portanto, para se proteger, é essencial saber como colocar e tirar as luvas e as máscaras que são indicadas para determinadas ocasiões.

As luvas médicas são produtos de uso único que servem ​​para cobrir as mãos. Elas funcionam como uma barreira, tanto para proteger quem as usa de uma possível contaminação do ambiente quanto ao contrário, impedindo que a pessoa que as usa transmita o vírus para os outros.

Ou seja, as luvas são um instrumento de proteção que evita o contato das mãos com qualquer agente infeccioso. São usadas especialmente para realizar exames ou cuidar de alguém que está doente. Alguns exemplos de uso são para tirar sangue ou medir a temperatura.

No entanto, para que possam proteger com precisão, é essencial saber como colocar e tirar as luvas corretamente. Por isso, neste artigo, vamos explicar como usá-las para evitar o contágio por coronavírus.

O primeiro passo antes de colocar as luvas

Para colocar e tirar as luvas corretamente, é essencial seguir uma série de passos. Em primeiro lugar, você deve remover todos os acessórios das mãos e dos pulsos, como anéis, pulseiras ou relógios. Além disso, recomenda-se manter as unhas bem cortadas para evitar rasgá-las.

Feito isso, o próximo passo é lavar bem as mãos. Para começar, primeiro você deve molhar as mãos com água e colocar sabão. Esfregue as mãos uma na outra, com atenção para a base dos dedos e os próprios dedos. Não se esqueça de limpar bem as costas das mãos e ensaboar também os pulsos, seguindo na direção dos braços.

Você deve lavar todos os cantos das mãos, tanto os polegares quanto as pontas dos dedos. Se você tiver um desinfetante feito à base álcool, também pode usá-lo. Após ensaboar bem, lave com bastante água.

Depois de lavar, é importante secar com uma toalha de uso único. Se tiver usado o desinfetante, deixe as mãos secarem por conta própria. Depois disso, você já pode colocar as luvas.

Médico mostrando como colocar e tirar as luvas
As luvas são um método de barreira que protege tanto quem as utiliza quanto os demais.

Você também pode se interessar: Como o COVID-19 afeta o seu corpo

Como colocar e tirar as luvas?

As luvas vêm embaladas para preservar sua esterilidade. Por isso, é essencial seguir as instruções de uso ao abri-las. Você deve colocá-las em um local que também seja estéril. Primeiro, coloque uma das mãos, tomando cuidado para não tocar na parte externa da luva.

Quando colocar a segunda mão na outra luva, você pode ajudar com a mão que já está coberta. Em todos os momentos, você deve ter cuidado para não contaminar nenhuma das duas luvas.

Para remover as luvas, é preciso ter um cuidado especial. Isso porque se elas estiverem contaminadas e a pessoa tocá-las com as próprias mãos, poderá se infectar com os microrganismos que estão presentes nelas.

Em primeiro lugar, com os dedos em formato de uma pinça, você deve puxar sutilmente a luva de qualquer uma das mãos. Retire sem tocar com a parte livre da mão na área externa da luva. Depois de retirar, você deve jogá-la no lixo com a mão que ainda está coberta, de preferência em um local destinado exclusivamente a resíduos sanitários.

Para remover a segunda, você deve colocar dois dedos da mão livre dentro da luva. Assim, poderá tirá-la sem tocar na parte externa. Faça a mesma coisa que fez com a anterior: jogue no lixo para que não haja risco de contaminação.

Tutorial de como colocar e tirar as luvas
Ao colocar ou retirar as luvas, é essencial não contaminá-las. É para isso que existe a técnica correta.

Leia também: Como conviver com uma pessoa com coronavírus?

Para levar em consideração

Os materiais de saúde são praticamente um bem privilegiado, principalmente em situações como a atual em que todo mundo está preocupado com a pandemia. O uso de luvas ou máscaras deve se limitar às situações necessárias.

Além disso, você deve ter consciência de como usá-las corretamente. É necessário lembrar que o mais importante é a higiene adequada das mãos. Além disso, você deve evitar o contato com a parte externa das luvas depois de usá-las.