Combata as moscas do seu lar com estas 6 soluções caseiras

O problema com as moscas é que, além de serem incômodas, podem transmitir doenças se pousarem sobre os alimentos ou similares, por isso é melhor mantê-las afastadas.

As moscas são insetos particularmente incômodos que, embora tentemos manter afastados, sempre buscam uma maneira de pousar sobre várias superfícies de nosso lar.

Sua presença pode surgir por hábitos de higiene insuficientes, embora na maioria das vezes sejam atraídas pelos restos de alimentos destampados e a lata de lixo.

Além de serem desagradáveis, é importante combatê-las devido a questões relacionadas à saúde.

Isso se deve ao fato de que são portadoras de micro-organismos prejudiciais para o corpo que, por exemplo, ao fazer contato com os alimentos, podem nos infectar.

Portanto, é necessário buscar formas de combatê-las de maneira eficaz, com ingredientes de origem natural para não ter que recorrer a químicos agressivos.

A seguir queremos compartilhar sete soluções caseiras interessantes para que você não hesite em usá-las quando as moscas invadirem a sua casa.

1. Sacos de vodca contra as moscas

Sacos de vodca contra as moscas

Pendurar alguns sacos com vodca dentro do lar é uma forma interessante de repelir as moscas que colonizam certos espaços.

Além de ter um odor intolerável para estes insetos, os sacos transparentes fazem com que a luz do sol se reflita e forme prismas.

Este efeito ótico é incômodo para o voo das moscas, que acabam preferindo se afastar.

Inclusive, se elas estão te incomodando pousando sobre a sua pele, você pode aplicar uma pequena quantidade do líquido para afugentá-las.

Leia também: Como fazer velas aromáticas para repelir insetos

2. Manjericão

As propriedades do manjericão têm efeitos interessantes para o controle da invasão de moscas dentro do lar.

Esta planta medicinal tem um odor intolerável para estes bichos e, ao ser percebido, ajuda a afastá-los por completo.

Embora seja válido tê-lo plantado em um vaso ou no jardim, também é possível preparar uma infusão com as folhas para borrifá-las sobre os insetos.

3. Óleo essencial de lavanda

Óleo essencial de lavanda para afastar moscas

O óleo essencial de lavanda tem um aroma penetrante que relaxa os seres humanos, mas repele os insetos.

Embora estejamos acostumados a usá-lo em terapias alternativas contra o estresse e a tensão, podemos aproveitá-lo como solução contra a invasão das moscas.

Borrifá-lo com um spray ou usá-lo em vapores com água nos ajuda a combater estes insetos enquanto conseguimos um aroma muito agradável para os espaços da casa.

4. Óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto é um produto valorizado por suas aplicações medicinais, sobretudo pelos benefícios que oferece ao sistema respiratório.

Seu odor forte contribui para desobstruir as vias respiratórias, em especial diante de casos de resfriados, asma e bronquite.

Além disso, é um ingrediente ideal para desinfetar as superfícies do lar, já que elimina a presença de micro-organismos e evita a colonização de insetos como as moscas e as formigas.

Basta incorporá-lo em um frasco com água morna e usar a solução sobre as áreas que tendem a ser invadidas

5. Alho

O alho afasta moscas

Os dentes de alho liberam compostos voláteis que, além de dar-lhes seu aroma particular, ajudam a evitar a presença de moscas na casa.

Colocar alguns dentes de alho sobre a mesa ou borrifá-lo em pó sobre as refeições evitará que estes bichos pousem sobre os alimentos.

Inclusive, você amassar alguns e colocar a pasta em certos cantinhos estratégicos da casa.

6. Vinagre de cidra de maçã

Os compostos ácidos do vinagre de cidra de maçã são uma solução alternativa aos químicos dos inseticidas que são vendidos no mercado para combater as moscas e insetos do lar.

Suas propriedades e aroma particular repelem os bichos e, ao mesmo tempo, desinfetam as superfícies para remover as impurezas deixadas pelos mesmos.

Embora borrifá-lo de forma direta sobre as moscas dê bons resultados, recomenda-se colocá-los em pequenos pratinhos distribuídos na casa como método preventivo.

Leia também: Como construir uma horta orgânica em casa?

7. Cravos e laranja

Cravos e laranja para afastar moscas

O clássico ambientador natural de laranja e cravo-da-índia serve como remédio contra as moscas devido ao aroma que libera.

O aroma penetrante dos cravos combinado com seu cheiro cítrico é muito incômodo para estes insetos e, portanto, facilita a sua eliminação.

Coloque alguns cravos-da-índia em uma laranja e posicione-a na cozinha ou em um local suscetível à invasão destes insetos.

Pronta para experimentar estas soluções? Anime-se a preparar a que mais chamar a sua atenção e afugente de uma vez estes bichos anti-higiênicos.

Recomendados para você