Churros sem glúten para celíacos: confira as receitas!

8 de março de 2019
Muitas pessoas que frequentemente sofrem de problemas digestivos ou que são celíacas geralmente evitam comer ou preparar sobremesas, porque elas contêm glúten.

A doença celíaca é uma doença que afeta o sistema imunológico quando entra em contato com o glúten e as prolaminas relacionadas a este elemento. Por esta razão, não é fácil de fazer pratos para as pessoas com esta condição. Descubra 2 maneiras de fazer churros sem glúten, uma ótima maneira de satisfazer os caprichos de pessoas com doença celíaca.

Em si, os churros são uma massa feita com farinha de trigo e frita em óleo vegetal. Seus ingredientes são geralmente água, farinha, sal e óleo, mas hoje em dia você pode encontrar muitas variações desta receita.

Sabemos que o trigo é a principal fonte de glúten; portanto, você deve aprender a cozinhar sem ele. Além disso, você tem várias opções para substituí-lo, desde farinha de arroz, milho, quinoa e inclusive de lentilhas. Sem mais delongas, conheça 2 maneiras de fazer churros sem glúten para celíacos.

2 receitas de churros sem glúten

Receita 1

Churros sem glúten com café

Nesta receita você vai usar farinha de arroz, já que é uma das mais usadas para substituir o trigo. Tem um sabor neutro e é a melhor opção para preparar sobremesas. Além disso, dá uma textura crocante a qualquer alimento.

Descubra: Os piores alimentos que você pode comer e suas alternativas mais saudáveis

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de arroz (240 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 2 colheres de sopa de mel (50 g)
  • 3 colheres de sopa de manteiga (60 g)
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 1 colher de sopa de fermento sem glúten (15 g)
  • ½ xícara de azeite (125 ml)

Preparo

  1. Em primeiro lugar, ponha a água com a manteiga em uma panela grande para esquentar.
  2. Em seguida, adicione o sal e mexa muito bem.
  3. Agora, em uma tigela, misture o mel com fermento em pó sem glúten e a farinha de arroz.
  4. Em seguida, despeje a mistura da manteiga na tigela e mexa bem para que os ingredientes sejam integrados.
  5. Deixe a massa obtida descansar por pelo menos 5 minutos. Isso tornará mais maleável.
  6. Em seguida, aqueça uma panela com o azeite em fogo médio.
  7. Despeje a massa de churros em um saco de confeitar e lhes dê forma diretamente na frigideira. Você deve fritá-los até que estejam dourados.
  8. Finalmente, escorra com papel absorvente e polvilhe um pouco de açúcar mascavo sobre eles. Você também pode usar xarope de chocolate preto para dar sabor e diminuir a quantidade de calorias.

Receita 2

Glúten é proibido para fazer churros sem glúten para celíacos

Para esta receita você pode usar farinha de trigo sarraceno, pois é uma boa fonte de fibra e proteínas. Embora você tenha que combiná-la com um pouco de amido de milho para que a massa do seu churros sem glúten não fique com uma consistência dura. Nós sabemos que você vai gostar de experimentá-los!

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo sarraceno (120 g)
  • ½ xícara de amido de milho (60 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • ½ colher de sopa de extrato de baunilha (7,5 ml)
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (30 g)
  • 1/2 xícara de chocolate preto ralado (75 g)
  • ½ xícara de azeite de oliva (125 ml)

Não perca: 2 cardápios saudáveis para os intolerantes ao glúten

Preparo

  1. A primeira coisa deve fazer é misturar todos os ingredientes secos em uma tigela grande.
  2. Em seguida, coloque uma panela com a água para ferver. Quando atingir o ponto de ebulição, retire do fogo e deixe que fique um pouco morno.
  3. Em seguida, despeje a água na tigela com a mistura de ingredientes secos para formar uma massa muito espessa.
  4. Depois, adicione o extrato de baunilha e o chocolate e amasse muito bem. A consistência ficará um pouco mais firme do que a receita anterior, mas vai te ajudar a dar forma ao seu próprio churros.
  5. Prossiga para fazer os churros, dando-lhes a espessura e o comprimento desejados. Aqui você também pode usar um saco de confeitar.
  6. Ponha o azeite de oliva para esquentar em uma frigideira em fogo médio e, quando estiver muito quente, introduza os churros e espere para dourar de ambos os lados.
  7. Finalmente, deixe escorrer sobre um guardanapo e decore com açúcar ou xarope de chocolate preto. Pronto, desfrute deliciosos churros sem glúten, mas com muito sabor.