Casal constrói casa própria usando 10 mil garrafas de vidro

Conheça a história de Dóris e Robson, que decidiram construir sua sonhada casa própria usando garrafas de vidro!
Casal constrói casa própria usando 10 mil garrafas de vidro

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 14 abril, 2022

Todos sabemos que realizar o sonho da casa própria não é nada simples, mesmo através de financiamentos. Por esse motivo, não são poucas as pessoas que passam a vida vivendo de aluguel. No artigo de hoje, contaremos a história de um casal que está construindo a própria casa usando 10 mil garrafas de vidro.

Dóris Dias e Robson Lopes, naturais de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, tiveram uma grande ideia para deixar o aluguel de vez: usar garrafas de vidro para construir uma casa econômica e segura, além de sustentável.

“Além de tirar as garrafas do meio ambiente, ainda vou ter meu cantinho. Não vejo a hora!” diz Dóris.

O casal sempre viveu uma vida simples e de muita luta. Quando se casaram, precisaram viver na casa dos pais de Dóris, pois não ganhavam o suficiente para terem uma casa só para os dois. No entanto, eles ganharam um terreno de presente dos pais, para que no futuro pudessem construir seu próprio lar.

Então, agora eles já tinham o terreno e precisavam apenas pensar em uma forma de levantar a casa, mas uma forma que eles pudessem pagar. Foi então que Dóris começou a pesquisar projetos de casas sustentáveis e teve a ideia de usar garrafas de vidro.

O começo da construção da casa própria

A casa própria de Dóris e Robson.

Eles começaram a agir reunindo mais e mais garrafas até que atingiram o impressionante número de 10mil.

“A maioria dos brasileiros não tem condição de ter a casa própria. É muito difícil conseguir uma casinha. Esse é um sonho meu. Antes eu pensava que de jeito nenhum ia conseguir, mas agora vejo que está cada vez mais perto”, comenta Dóris.

A casa própria de Dóris e Robson.

O casal começou a ficar famoso na cidade e com isso muitas pessoas quiseram participar ajudando na arrecadação de garrafas.

“Procurei as garrafas em bueiros, nas ruas e fiquei impressionada com o tanto que encontrei. As pessoas não pensam em aproveitar nada. No Brasil não se pensa muito na sustentabilidade. Vi casas com garrafas na Bolívia, Tailândia e outros lugares”.

Em abril eles finalmente atingiram a quantidade necessária, e então compraram os materiais de construção necessários para a estrutura e começaram as obras de sua tão desejada casinha.

O projeto já está pronto, e a casa tem 70m². Foram usadas estruturas de ferro para a sustentação, e as paredes foram erguidas usando as garrafas e cimento. Até o momento foram gastos R$3.000,00 na obra. Como o casal está desempregado, muitas pessoas estão fazendo doações para que a construção não seja interrompida.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.